Ubuntu:Jaunty pt BR

From

Jump to: navigation, search

Ubuntuguide traduzido para o Português pelo Google

Se apenas uma parte da página é traduzida, clique na Recarregar (Actualizar) para traduzir mais do mesmo.

Kubuntu?
Using KDE-based Kubuntu?
Go to your correct guide
Placing Requests
You can place your requests in the
requests section of the guide.

Image:Ubuntuguide_logo.png

Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope)

This guide was started by Chua Wen Kiat (Kuala Lumpur, Malaysia) and updated by Danilo G. Magrini (Marília, Brasil) and is now maintained by the Linux Center of the University of Latvia.

Please help test and perfect this guide. To edit pages you need to register .

Introdução

Sobre o Jaunty

  • Em 23 de Abril de 2009, o Ubuntu 9.04 foi lançado.
  • Seu code name é Jaunty Jackalope e é o sucesso para o Intrepid Ibex (8.10) (Intrepid+1).
  • Jaunty Jackalope não é um distribuição LTS (Long Term Support). Ele será suportado com atualizações de seguraça até Outubro de 2010.

Contents


Como saber qual versão do Ubuntu você esta usando

Abra um terminal (gnome-terminal/xterm/aterm entre outros) e digite:

lsb_release -a

Como saber qual versão de kernel você esta usando

uname -r

Novas versões do Ubuntu

  • Ubuntu tem um ciclo de lançamentos de 6 meses, sendo elas em abril e outubro
  • Karmic Koala (9.10), agendado para ser lançado em Outubro de 2009. Não é um distribuição LTS (Long Term Support)
  • (10.04 LTS), agendado para ser lançado em abril de 2010, será a proxima versão LTS (Long Term Support)

Versões antigas do Ubuntu

Notas Gerais

  • Ubuntuguide não é oficial e não é associado com a Canonical Ltd.
  • Ubuntu permite que o usuário realize tarefas através de uma Interface Gráfice de Usuário (GUI) baseada em Menus ou de uma Interface de Linha de Comando (CLI). No Ubuntu, O terminal de linha de comando é chamado Terminal, e pode ser acessado através de: Aplicativos -> Acessórios -> Terminal.
O texto dentro da caixa cinza, como este, deve ser colocado no Terminal.
  • Muitas modificações ao sistema operacional somente podem ser feitas por um Usuário com privilégios Admnistrativos. O comando 'sudo' eleva os privilégios de um usuário normal para o nível de Administrator temporariamente (i.e. quando for necessário instalar programas ou fazer modificações ao sistema). Exemplo:
sudo bash
  • O comando 'gksudo' deve ser utilizado em vez de 'sudo' quando inicia-se uma aplicação gráfica através da caixa de diálogo "Executar Aplicação", acessada ao pressionar simultaneamente <alt>+<f2>. Exemplo:
gksudo gedit /etc/apt/sources.list
  • O comando "man" pode ser usado para obter ajuda diretamente do manual de um comando específico. Por exemplo, "man sudo" exibirá o manual do comando "sudo":
man sudo
  • Enquanto "apt-get" e "aptitude" são modos rápidos de instalar/remover aplicações/pacotes, você também pode utilizar Synaptic Package Manager, que é um método GUI para instalar/remover aplicações/pacotes. A maioria (mas não todos) dos programas/pacotes disponíveis via apt-get install também estarão disponíveis via Synaptic Package Manager. Neste guia, quando você vir
sudo apt-get install package

você poderá procurar package no Synaptic e instalá-lo da mesma forma.

  • "Aplicativos" indica o botão inferior-esquerdo (ou superior-esquerdo), e é semelhante ao botão iniciar do Microsoft Windows.
  • Se você usa uma versão 64-bit, substitua os "i386" por "amd64"

Instalação do Ubuntu

Requisitos de Hardware

Ubuntu Jaunty Jackalope funciona bem com no mínimo 384 Mb de RAM. (O instalador requer um mínimo de 256 Mb de RAM, e o instalador alternativo roda usando apenas 192 Mb de RAM.) Netbooks podem rodar Ubuntu Jaunty Jackalope.

A instalação consome cerca de 3-4 Gb de espaço em disco, e de 8 - 10 Gb é o mínimo para funcionar confortavelmente.

Se você possui um computador antigo com menos do que esses requerimentos pode considerar utilizar Xubuntu (se tiver entre 256 Mb e 512 Mb RAM) ou PuppyLinux ou DSL (se tiver menos que 256 Mb RAM).

Nova Instalação

Obtenha a imagem ISO mais recente em Ubuntu 9.04. Veja a seção this guide sobre como gravá-la em um disco.

Use o CD para instalação.

Fazendo Dual-boot com Windows e Ubuntu

Raramente, um usuário experimentará problemas ao fazer um dual-boot com Ubuntu e Windows. Em geral, um OS Windows deve ser instalado primeiro, porque seu carregador de boot é muito particular. Uma instalação Windows normalmente ocupa o disco inteiro, então a partição deve ser reduzida para liberar espaço para a partição Ubuntu. (Você deve limpar arquivos desnecessários e desfragmentado antes de ser redimensionado). A partição Windows pode ser redimensionada através do Windows Vista usando a opção diminuir/redimensionar em Ferramentas administrativas → Ferramenta de Gerenciamento de Disco. Se estiver usando Windows XP (ou outro Windows), use GParted partition manager para reduzir a partição Windows e assim deixar espaço livre no seu HD para a partição Ubuntu.

Após reduzir a partição Windows, você deve reiniciar o Windows antes de começar a instalar o Ubuntu. Isso permitirá ao Windows automaticamente reconhecer a partição recém reduzida (usando o chkdsk) e escrever as mudanças em seus próprios arquivos de boot. (Se você esquecer de fazer isso, poderá ter de reparar a partição Windows manualmente usando o Windows Recovery Console.)

Se você fizer desta maneira não haverá problemas em isntalar o Ubuntu como segundo SO e poderá ser feito automaticamente a partir do Ubuntu LiveCD. Opte por instalar no “maior espaço livre”.

Uma partição Windows deve ser de no mínimo 20 Gb (recomenda-se 30 Gb), e a partição Ubuntu 10 Gb (recomenda-se 20 Gb). Obviamente, se você tem muito espaço em disco, redimensione suas partições do jeito que desejar. Para esquemas de particionamento, veja essa página Psychocats Guide to Partitioning.

Alternativas incluem:

  • Wubi Um instalador de Ubuntu em dual-boot oficialmente suportado que permite ao Ubuntu funcionar em modo de disco virtual dentro do ambiente Windows (o que pode causar uma ligeira perda de performance). Pelo fato de a instalação requerer um sistema Windows funcional e intacto, é recomendaddo instalar o ubuntu dessa maneira somente para propósitos de avaliação. Uma instalação permanete deve ser feita em sua própria partição, com seu próprio sistema de arquivos, e não dependente do Windows.
  • EasyBCD, é um programa livre que permite dual-boot Windows Vista and Ubuntu (bem como outros sistemas) configurando o Vista boot loader.

Use o Startup Manager para ajustar o Grub

GRUB é um utilitário que controla qual OS deverá ser carregado e outras opções de boot. Você pode ajustar o GRUB através do programa Startup Manager:

Sistema → Administração → Startup Manager

Se o Startup Manager não estiver instalado, instale:

sudo apt-get install startupmanager
Nota: Você pode também ajustar o GRUB manualmente através da linha de comando.

Fazendo Dual-Boot entre Mac OS X e Ubuntu

MAC OS X tem estrutura similar ao Linux (é baseado no Unix BSD). Informações detalhadas podem ser obtidas em here.

Instalando MAC OS X após Ubuntu
  • Se você optar por dual boot com MAC OS X, escolha ext2 como tipo de partição para o Ubuntu. (Para isso o CD Super Grub é muito útil. Você pode obtê-lo em forjamari.linex.org e gravá-lo em um CDROM.)
  • Uma vez que você tenha instalado o Ubuntu, edite a lista de início do Grub:
sudo nano /boot/grub/menu.lst
e adicione o seguinte:
title Mac OS X
root (hd0,0)
makeactive
chainloader +1

Reinicie o seu Mac e vá para o terminal no Mac OS X (se tiver problemas em iniciar inicie pelo seu DVD Mac OS X). Pressione F8 e tecle -s. Tecle:

fdisk -e /dev/rdisk0
flag 2 <--note that flag 2 is my Mac partition number two
quit
y
reboot
  • Se você ainda estiver inseguro, use o Super Grub CD e faça o grub ficar ativo.
Instalando Ubuntu após Mac OS X
  • se você notar uma mensagem de erro durante o boot como HFS+error no bootloader,você pode também usar o Super Grub Disk para recuperar o Linux GRUB e a Windows MBR (Master Boot Record).
  • Uma vez instalado o Ubuntu, edite a lista de início do Grub:
sudo nano /boot/grub/menu.lst
e adicione as linhas:
title Mac OS X
root (hd0,0)
makeactive
chainloader +1
Se experimentar problemas com o MAC OS X ou Windows,tente modificar a entrada do Mac OS:
change root (hd0,0) to  root (hd0,1)

Isso significa que o boot será feito pela partição 1. Você pode usar qualquer número desde que tenha certeza.

Atualizando do Intrepid para Jaunty

Se você está usando uma versão antiga do Ubuntu, poderá querer atualizar para a Jaunty. Uma nova instalação é recomendada para evitar problemas de software.

  • É possível fazer atualização da distribuição usando o Synaptic clicando na opção “Atualização completa”.
  • Alternativamente, use o update-manager (em todas as edições):
sudo apt-get install update-manager
sudo update-manager -d
  • E, também poderá utilizar:
sudo apt-get dist-upgrade

Screenshots do processo de atualização podem ser vistos aqui UbuntuGeek upgrade guide.

Avisos: 1)O sistema de som foi modificado do Intrepid para Jaunty. O Som funciona melhor numa instalação nova. Considere uma nova instalação se encotrar problemas. 2) Há problemas com as soluções de video integradas da Intel no novo kernel provido no JauntyT. Veja research this issue (se você for afetado) antes de proceder a atualização para Jaunty.

Reinstalando aplicativos após uma nova instalação

Se você atualizar seu Ubuntu com uma nova instalação, é possível marcar os pacotes e serviços instalados em seu sistema antigo (antes de reinstalar) e salvar os ajustes (“marcações”) para um arquivo. Então instalar a nova versão do Ubuntu e permitir ao sistema reinstalar também os pacotes e serviços usando este arquivo de marcações. Instruções detalhadas podem ser obtidas em Ubuntu forum thread. Uma prévia:

  • No sistema antigo: Synaptic → Arquivo → Salvar marcações
  • Salve o arquivo gerado em uma mídia removível (Pendrive).
  • Complete o backup de outros arquivos importantes (como por exemplo /home) e reinstale o Ubuntu.
  • No novo sistema, abra o Synaptic → Arquivo → Ler marcações e abra o arquivo previamente salvo na mídia removível.

Nota: Muitos pacotes e dependências tem diferenças e incompatibilidades entre versões do Ubuntu, então nem sempre este método funciona. A Atualização Automática continua sendo o melhor método para isso.

Recursos para Ubuntu

Gnome Project

  • Gnome é o ambiente de desktop oficial do Ubuntu.

Ubuntu Screenshots e Screencasts

Novos Recursos de Aplicativos

Outros *buntu guias e manuais de ajuda

Adicionar Repositórios Extras ao Ubuntu

Pacotes de software e programas são disponibilizados sem custo para download em múltiplos sites com estruturas padronizadas, chamadas de repositórios. Há repositórios oficialmente aprovados e monitorados pela comunidade de desenvolvimento do Kubuntu/Ubuntu, enquanto outros são providos de modo independente, sem aprovação ou supervisão (e devem ser usados com cautela). Informações adicionais estão disponíveis em the Ubuntu Repository Guide

Tipos de Repositórios

  • Há quatro tipos principais de repositórios no Ubuntu:
  • main - Suportado pela Canonical. Contém a maior parte da distribuição.
  • restricted - Software não-licensiados pela GPL (ou similares), mas suportados pela Canonical.
  • universe - Software licensiado sob a GPL (ou similar) e suportado pelos usuários.
  • multiverse - Software não-licensiado sob a GPL (ou similar), mas suportado pelos usuários.
  • Há também esses tipos adicionais de repositórios:
  • jaunty-updates – Atualizações oficiais da distribuição..
  • jaunty-backports – Versão atualizada do Jaunty+1 (Karmic) portadas para o Jaunty Jackalope.
  • jaunty-proposed – Atualizações propostas e em fase de teste (Coisas muito instáveis).

Repositórios de terceiros

Desenvolvedores de software geralmente mantém seus próprios repositórios, dos quais os pacotes poderão ser obtidos e instalados diretamente para seu computador (se for adicionado á s.ua lista). Muitos desses repositórios de terceiros e pacotes de software nunca foram revisados pelos times de desenvolvedores do (K)Ubuntu/Debian e podem representar um risco ao seu computador. Trojans, backdoors, e outros softwares maliciosos podem existir em algum desses repositórios. Quando utilizá-los tenha certeza de que são confiáveis antes de habilitá-los.

Adicionar Repositórios usando o Synaptic Package Manager

Este é o método preferível

  • Sistema → Administração → Synaptic Manager → Configurações → Repositórios.
  • Aqui você pode habilitar os repositórios de Softwares do Ubuntu e de terceiros.
  • Para adicionar um repositório de terceiros: Adicionar → tecle o endereço do repositório. Ele terá esta aparência:
deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ jaunty main restricted
deb-src http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ jaunty main restricted
  • Exemplo: Adicionar o repositório Medibuntu, Adicionar →  :
deb http://packages.medibuntu.org/ jaunty free non-free
  • Baixe a chave do repositório à parte.
  • Exemplo: A chave do Medibuntu pode ser baixada em
http://packages.medibuntu.org/medibuntu-key.gpg
  • Então adicione a chave:
Sistema → Administração → Synaptic Manager → Configurações → Repositórios → Autenticação → Importar Chave...
  • Recarregue as informações dos pacotes:
Synaptic → Recarregar

Adicionar repositórios manualmente

  • Faça por sua própria conta e risco. Somente modifique o arquivo sources.list do seu ubuntu se entender o que está fazendo. Miisturar repositórios pode quebrar seu sistema. Para maiores infrmações veja Ubuntu Command-line Repository guide.
  • Crie um backup da sua lista atual.
sudo cp -p /etc/apt/sources.list /etc/apt/sources.list_backup

Nota: sudo - roda o comando com privilégios administrativos. cp = copiar. -p = pergunta para substituir se houve um arquivo com mesmo nome.

  • Edite a lista de fontes via terminal:
sudo nano /etc/apt/sources.list
  • Edite a lista de fontes graficamente:
sudo gedit /etc/apt/sources.list
  • Nota: para usar um espelho local use "xx." antes de archive.ubuntu.com, onde xx = código do seu país
Exemplo: deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu jaunty main restricted universe multiverse indica o repositório no Brasil.
  • Eis um exemplo de sources.list. Ao final foram adicionados os repositórios para Medibuntu e Google:
#deb cdrom:[Ubuntu 8.10 _Jaunty Jackalope_ - Release i386 (20081029.1)]/ jaunty main restricted
# See http://help.ubuntu.com/community/UpgradeNotes for how to upgrade to
# newer versions of the distribution.

deb http://gb.archive.ubuntu.com/ubuntu/ jaunty main restricted
deb-src http://gb.archive.ubuntu.com/ubuntu/ jaunty main restricted

## Major bug fix updates produced after the final release of the
## distribution.
deb http://gb.archive.ubuntu.com/ubuntu/ jaunty-updates main restricted
deb-src http://gb.archive.ubuntu.com/ubuntu/ jaunty-updates main restricted

## N.B. software from this repository is ENTIRELY UNSUPPORTED by the Ubuntu
## team. Also, please note that software in universe WILL NOT receive any
## review or updates from the Ubuntu security team.
deb http://gb.archive.ubuntu.com/ubuntu/ jaunty universe
deb-src http://gb.archive.ubuntu.com/ubuntu/ jaunty universe
deb http://gb.archive.ubuntu.com/ubuntu/ jaunty-updates universe
deb-src http://gb.archive.ubuntu.com/ubuntu/ jaunty-updates universe

## N.B. software from this repository is ENTIRELY UNSUPPORTED by the Ubuntu 
## team, and may not be under a free licence. Please satisfy yourself as to 
## your rights to use the software. Also, please note that software in 
## multiverse WILL NOT receive any review or updates from the Ubuntu
## security team.
deb http://gb.archive.ubuntu.com/ubuntu/ jaunty multiverse
deb-src http://gb.archive.ubuntu.com/ubuntu/ jaunty multiverse
deb http://gb.archive.ubuntu.com/ubuntu/ jaunty-updates multiverse
deb-src http://gb.archive.ubuntu.com/ubuntu/ jaunty-updates multiverse

## Uncomment the following two lines to add software from the 'backports'
## repository.
## N.B. software from this repository may not have been tested as
## extensively as that contained in the main release, although it includes
## newer versions of some applications which may provide useful features.
## Also, please note that software in backports WILL NOT receive any review
## or updates from the Ubuntu security team.
deb http://gb.archive.ubuntu.com/ubuntu/ jaunty-backports main restricted universe multiverse
deb-src http://gb.archive.ubuntu.com/ubuntu/ jaunty-backports main restricted universe multiverse

## Uncomment the following two lines to add software from Canonical's
## 'partner' repository. This software is not part of Ubuntu, but is
## offered by Canonical and the respective vendors as a service to Ubuntu
## users.
deb http://archive.canonical.com/ubuntu jaunty partner
deb-src http://archive.canonical.com/ubuntu jaunty partner

deb http://security.ubuntu.com/ubuntu jaunty-security main restricted
deb-src http://security.ubuntu.com/ubuntu jaunty-security main restricted
deb http://security.ubuntu.com/ubuntu jaunty-security universe
deb-src http://security.ubuntu.com/ubuntu jaunty-security universe
deb http://security.ubuntu.com/ubuntu jaunty-security multiverse
deb-src http://security.ubuntu.com/ubuntu jaunty-security multiverse

## Medibuntu - Ubuntu 8.10 "jaunty jackalope"
## Please report any bug on https://bugs.launchpad.net/medibuntu/
deb http://packages.medibuntu.org/ jaunty free non-free
deb-src http://packages.medibuntu.org/ jaunty free non-free

# Google software repository
deb http://dl.google.com/linux/deb/ stable non-free

  • Atualize a lista de pacotes:
sudo apt-get update

Adicionar repositorio Chaves

  • Faça o download do gpg chaves para os Repositórios automaticamente e adicioná-los ao seu repositorio keyring:
  • Exemplo:Para obter e adicionar o repositorio Medibuntu chave:
wget - quiet  http://packages.medibuntu.org/medibuntu-key.gpg -O - | sudo apt-key add --
  • Exemplo:Para obter o Google e adicionar o repositorio chave:
wget - quiet  https://dl-ssl.google.com/linux/linux_signing_key.pub -O - | sudo apt-key add --

Nota: wget - recupera um arquivo de um local de rede. - Quiet = sem saída. -O item Baixado = Saída para terminal. A | (símbolo pipe) é usado para capturar uma saída do comando anterior (no nosso caso, uma tela) e use-a como um contributo para um encanada manuelrk (ou seja, o apt-chave, que adiciona-lo ao keyring) .

Ubuntu Pacote de Instalação e Atualizações

Apt e Pacote Essencial

A maioria dos novos utilizadores irão utilizar o Synaptic Package Manager para instalar os pacotes. Estas instruções são para a instalação de pacotes a partir da linha de comando Terminal. Terminal pode ser iniciado:

Aplicações -> Acessórios -> Terminal
  • Instalar pacotes:
sudo apt-get install Packagename'
  • Exemplo:
 sudo apt-get install mpd sbackup
  • Remover pacotes:
 sudo apt-get remove Packagename'
  • Para remover todas as dependências:
 sudo apt-get autoremove
  • Exemplo:
 sudo apt-get remove mpd sbackup
  • Procurar por pacotes:
 apt-cache search <keywords>
  • Exemplos:
 apt-cache search Música MP3
 apt-cache search "Text Editor»
 sudo apt-get update
  • Upgrade pacotes:
 sudo apt-get upgrade
  • Atualização de toda a distribuição (por exemplo, a Intrepid desenvolto):
 sudo apt-get dist-upgrade

Instalando. Pacotes deb

Debian (. Deb) pacotes são os pacotes que são usados no Ubuntu. Você pode instalar qualquer. Deb em seu sistema. . deb arquivos geralmente podem ser instalados a partir do seu gerenciador de arquivos (Nautilus) simplesmente clicando sobre eles, uma vez que as associações com o arquivo padrão instalador já está fixado no Ubuntu. Estas instruções são para quem quiser instalar pacotes a partir da linha de comando terminal (Terminal).

  • Instale um descarregado Debian (Ubuntu) pacote (. Deb):
 sudo dpkg-i Packagename'. deb
  • Remover o Debian (Ubuntu) pacote (. Deb):
 sudo dpkg-r Packagename'
  • Reconfigurar / Reparar uma instalação Debian (Ubuntu) pacote (. Deb):
 sudo dpkg-reconfigure Packagename'
* Exemplo:
 sudo dpkg-reconfigure mpd

Handling (Tar / gzip) e (Tar/Bzip2) arquivos

(Tar / gzip) arquivos no final ". Tar.gz" e (Tar/Bzip2) arquivos no final ". Tar.bz2". Bzip2 é o mais novo, mais eficiente método de compressão. Esses arquivos geralmente podem ser automaticamente extraídos por apenas clicando sobre eles a partir do seu gerenciador de arquivos (Nautilus), uma vez que as associações com o arquivo adequado arquivamento utilitários são definidos por padrão no Ubuntu. Estas instruções são para aqueles que desejam utilizar o terminal da linha de comando.

* Para extrair:
 tar xvf Packagename'. tar.gz

Nota: alcatrão é uma aplicação que pode extrair arquivos a partir de um arquivo, se necessário descomprimir.

-x significa extrair.
-v significa verbose (lista o que é extrair).
-f especifica o ficheiro a utilizar.
  • Descomprimir ". Gz" arquivos
 gunzip arquivo'. gz
  • Descomprimir ". Bz2" arquivos
 bunzip2 arquivo'. bz2
Nota: Você também pode descomprimir um primeiro pacote usando o comando gunzip (para. Gz) ou bunzip2 (para. Bz2), deixando o. Alcatrão arquivo. Você teria, então, usar de alcatrão para extraí-lo.
* Para criar um. Gz arquivo:
 tar cvfz Packagename'. tar.gz pasta
* Para criar um. Bz2 arquivo:
 tar cvfj Packagename'. tar.bz2 pasta

Instalando um pacote a partir do código fonte

  • Certifique-se de que todas as ferramentas necessárias desenvolvimento (ou seja, bibliotecas, compiladores, cabeçalhos):
 sudo apt-get install build-essential
 sudo apt-get install linux-headers-`uname-r`
Nota: "uname-r", lista o que você está usando o kernel atual
  • Extraia o arquivo que contém os arquivos de origem:
 tar xvf sourcefilesarchive'. tar.gz
  • Crie o pacote usando o pacote do script (neste caso, o script configure), compilar o pacote (fazer), compilar e instalar o pacote em seu sistema (make install):
 cd/ caminho / para / extraído / sourcefiles
 . / configure
 sudo fazer
 sudo make install
Nota: digitar. / Antes de um arquivo na pasta atual permite que o Linux shell de tentar executar o arquivo como um pedido, mesmo se não estiver no caminho (o conjunto de pastas que buscas quando você digita um comando nome) . Se você receber uma "permissão negada" erro, o arquivo não está marcado como executável. Para corrigir esse problema:
 sudo chmod + x nomeficheiro'
Exemplo:Nas instruções acima, é configurar o shell script para construir o pacote do código fonte. Para ter certeza que o script é executável:
 sudo chmod + x configurar
Criar um. Deb a partir de arquivos fonte

Se a sua construção a partir do código fonte é bem sucedido, você pode fazer um Debian (Ubuntu) pacote (. Deb) para uso futuro:

  • Instale o pacote ferramentas:
 sudo apt-get install checkinstall
  • Rebuild pacote utilizando o "checkinstall":
 cd/ caminho / para / extraído / pacote
 . / configure
 sudo fazer
 sudo checkinstall
  • Manter o resultado. "Deb" arquivo para uso futuro. Pode ser instalados posteriormente utilizando-se:
 sudo dpkg-i Packagename'. deb

Nota: Estas são instruções básicas que podem nem sempre funciona. Alguns pacotes requerem dependências adicionais e parâmetros opcionais a serem especificados, a fim de construir-los com sucesso.

Aptidão === === Aptitude é um terminal baseado em Package Manager que pode ser usada em vez do apt-get. Aptidão marcas pacotes que são instalados automaticamente e elimina-los quando não há pacotes dependem delas. Isto faz fácil de remover aplicações completamente. Para usar o Aptitude, substituir o apt-get com aptidão na linha de comando. Exemplo:

 sudo aptitude install Packagename'
 sudo aptitude remove Packagename'
 sudo aptitude update
 sudo aptitude upgrade

Para uma ncurses-based graphical user interface, digite

 sudo aptitude

Para obter mais informações, consulte ~ dburrows / aptitude-doc / en / a aptidão documentação.

Synaptic Package Manager

Enquanto "O apt-get" e "aptidão" são formas rápidas de instalar programas / pacotes, você também pode usar o Gerenciador de Pacotes Synaptic (Sistema -> Administração -> Synaptic Manager), um método para instalar programas GUI / pacotes. A maior parte (mas não todos) programas / pacotes disponíveis no apt-get install também estará disponível a partir do Gerenciador de Pacotes Synaptic. Este é o método preferido para a maioria dos usuários desktop. Neste guia, quando você vê

 sudo apt-get install pacote'

você pode simplesmente pesquisepacoteno Synaptic e instalá-lo dessa forma.

  • Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic
  • Procure o nome do programa / pacote. Você também pode procurar uma palavra em sua descrição.
  • Marque a caixa "Marcar para Instalação"
  • Clique no botão "Aplicar".
  • O programa selecionado (s) será instalado automaticamente, juntamente com as suas dependências.

Adicionar / Remover Programas

Nem todos os pacotes disponíveis a partir de apt-get, aptitude, Synaptic Package Manager e está disponível em Adicionar / Remover Programas. No entanto, é a interface mais fácil para os novos usuários do Ubuntu e direciona-los a preferida pacotes.

  • Aplicações -> Adicionar / Remover Programas
  • Procure o tipo de programa que pretende adicionar. Exemplo: tipo MP3 para ver uma lista de mp3 software.
  • Marque a caixa "Marcar para Instalação"
  • Clique no botão "Aplicar".
  • O programa selecionado (s) será instalado automaticamente.

Manual Atualizações

  • Manualmente, a partir de terminal (Command Line Interface):
 sudo apt-get update
 sudo apt-get upgrade
ou
  • Use Synaptic Package Manager:
Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic -> "Recarregar" e depois "Marcar todas as atualizações"
Se existem pacotes disponíveis para a actualização, ser-lhe-á perguntado se pretende instalá-los.

=== === Atualizações Automáticas

  • Use Synaptic Package Manager:
* Sistema -> Administração -> Gerenciador Synaptic -> Configurações -> Preferências -> Geral -> Reloading Outdated Pacote Informação -> Automático

Ubuntu addon Aplicações

Veja a nossa lista completa de aplicações add-on.

Eye Candy Aplicações

Eye Candy pedidos referem-se à decoração de interface gráfica do usuário. Estes podem ser add-on ícones, temas, wallpapers, efeitos 3-D, etc

Gnome-Eye Candy Recursos

  • [Http://www.gnome-look.org Gnome Olha] tem papéis de parede, telas splash, ícones e temas para os gestores de janelas (incluindo Metacity e Compiz) e outras aplicações.

Metacity

Metacity é o padrão desktop compositing manager no Gnome. É leve, racionais e não tem muitas opções configuráveis, mas tem vários temas disponíveis no Gnome Look.

Compiz Fusion

Compiz Fusion está disponível como um separar Windows Manager, para permitir desktop efeitos avançados como o cubo giratório desktop. Muitos usuários escolhem a correr Ubuntu Compiz, que é bastante rápido no Ubuntu. Instale:

 sudo apt-get install compiz compizconfig-configurações-manager compiz-fusion-plugins-main compiz-fusion-plugins-extra-esmeralda librsvg2 comum

Para alterar a Compiz como o Window Manager:

  • Selecionar Compiz Configuração:
Sistema -> Preferências -> Gerenciador de Configurações CompizConfig

Nota: Você deve logout e login novamente no para que a alteração tenha efeito.

Fusion Icon

Fusion Icon é um ícone da bandeja que permite a fácil alternar entre janela gestores, decoradores janela, e dá-lhe um acesso rápido para o Compiz Settings Manager. Isto permite rápida alternando de 3-D desktop efeitos (que pode não ser compatível com algumas aplicações).

 sudo apt-get install fusion-icon
Aplicações -> Ferramentas do Sistema -> Compiz Fusion Icon

Em seguida, você pode acessar facilmente CompizConfig Settings Manager a partir do ícone.

Rode o Compiz Cube

Defina o CompizConfig Settings Manager para permitir o "Desktop Cube" e "Rotate Cube" e "Viewport Switcher" opções. Clique no ícone para personalizar as configurações para cada um. Por exemplo, para alterar a aparência do cubo, clique sobre o ícone do Desktop Cube para acessar as suas configurações. Você pode definir o hotkey botões para girar o cubo no "Viewport Switcher" definições. Caso contrário, mantenha pressionado o Ctrl + Alt + botão esquerdo do mouse e arraste o mouse (ou touchpad), a direcção que pretende rodar o cubo.

Lembre-se, o cubo gira entre desktops. Não se trata de um cubo a menos que você tenha, pelo menos, 4 desktops rodando. Você não irá receber um cubo se você estiver usando apenas 2 desktops (você receberá uma "placa"). Você ainda pode rodar os lados da placa, naturalmente, mas não será um cubo. (Usuários recentes do sistema operacional Windows pode ter nenhuma experiência com o conceito de simultânea desktops, mas elas são boas, uma vez que você aprender como usá-los).

Ao executar o Compiz fusão como o Windows Manager, você deve alterar o número padrão de computadores a partir de dentro CompizConfig Definições Manger. Para ativar 4 desktops:

CompizConfig Settings Manager -> Geral -> Opções Gerais -> Desktop Size -> Horizontal Virtual Size -> 4

Quando inicia uma aplicação, você pode atribuí-lo a qualquer um dos 4 desktops pela direita, clicando no canto superior esquerdo da janela da aplicação e escolher a "para desktop ..." opção. Rodar o cubo mostra as diferentes áreas de trabalho. Você também pode ir para um desktop usando a barra de tarefas ícone que mostra os 4 computadores.

Emerald

Esmeralda é o tema do motor por Compiz Fusion. Múltiplos temas disponíveis. (Estes temas originaram do Beryl projeto antes de se fundir com a forma Compiz Compiz Fusion). O Emerald Theme Manager para Compiz Fusion pode ser instalado:

 sudo apt-get install emerald

Ubuntu Wallpaper

Mudança USplash Boot Screen

Esta é a tela que você vê na inicialização, quando lhe for pedido para um login e senha. Você pode alterar o USplash tela usando o utilitário startupmanager. (Startup Manager pode também ser utilizado para alterar configurações de arranque GRUB, se você usar vários SO's no seu computador). Instale:

 sudo apt-get install startupmanager
Início:

Sistema -> Administração -> Gerenciador de Inicialização

Você pode usar uma alternativa diferente splashscreen gerente, # post3440101 Splashy, em vez de USplash. Instale:

 sudo apt-get install splashy splashy-themes

O Google Desktop

o Google Desktop para Linux é uma propriedade suite de widgets e aplicações para o Google controle sobre o computador e, assim, permitir a utilização dos serviços do Google. A. Deb pode ser baixado e instalado a partir de Google Linux Downloads. Para obter instruções de instalação, consulte o Google Desktop para Linux Instruções.

Dock aplicações

Avant Window Manager, Cairo Dock, e Wbar são de doca como aplicações para Ubuntu Linux. Uma doca representa os programas em execução como ícones na parte inferior da tela (como é feito no Mac OS X desktop), em vez do painel de ferramentas por segmentos (como é feito no Windows e outros Linux janela gestores). Veja este breve comparação da doca aplicações.

Avant Window Navigator

  • Avant Window Navigator exige que uma composição desktop manager (como Metacity, Compiz, Xcompmgr, KDE4 (Kubuntu), ou xfwm4 (Xubuntu)) ser instalado e funcionando.
  • Instalar e atualizar proprietárias nVidia ou ATI drivers gráficos para que o gestor compositing funções adequadamente.
  • Instale aresta:
 sudo apt-get install avant-window-navigator aresta-manager
(Nota: Se você estiver usando o Gnome (Ubuntu) e ainda não tem uma composição gerenciador instalado (como o Compiz), Metacity será instalado como parte da instalação.)
  • Ativar arranque automático de aresta na inicialização:
* Menu -> Sistema -> Preferências -> Sessões -> Adicionar ...
 avant-window-navigator
  • Selecionar o applet deve correr a partir da doca menu por padrão:
* Menu -> Aplicações -> Acessórios -> Avant Window Navigator Manager
Você pode arrastar ícones para aplicação na lista e, em seguida, activar ou desactivar os applets a partir da lista.

Cairo Dock

Cairo Dock pode ser usado tanto com um desktop compositing manager (como Metacity para o Gnome, Compiz, ou o KDE4 Window Manager) ou sem uma. Veja Ubuntu CairoDock instalação para mais detalhes. Está disponível a partir de repositórios:

 sudo apt-get install cairo-dock cairo-dock-plugins

wbar

wbar é um lançamento rápido-bar (não uma doca), que tem uma aparência semelhante a Avant Window Manager e Cairo Dock. É GTK (Gnome), mas pode funcionar com base em todos os ambientes. Não exige um compositing manager para ser instalado e, portanto, é mais rápido e mais adequado para sistemas de baixa-end hardware. É o padrão do Google GOS desktop e está disponível como um. Deb do Google. Faça o download e instalar (a partir da linha de comando Terminal):

 wget  http://wbar.googlecode.com/files/wbar_1.3.3_i386.deb 
 sudo dpkg-i wbar_1.3.3_i386.deb
  • Iniciar wbar com início opções personalizadas (por exemplo, pressionando Alt + F2). Aqui está um exemplo:
 wbar-isize 48-J-1-p inferior balfa 40-bpress-nanim 3-z 2/5-supra-desk
Aqui está outro exemplo:
 wbar supra-pos-desk-bottom-isize 60-nanim 1-bpress-jumpf 0,0-zoomf 1,5

Para uma lista completa de opções de linha de comando de inicialização, veja:

 wbar - help

Dica: Se você quiser que a "onda" só aumentam o efeito-nanim valor. Eu gosto de ícones pop-up para um pouco para eu não usá-lo, mas com 9 ícones 5 existe uma simpática "onda" efeito.

Obviamente, você poderia criar um item do menu com as opções de linha de comando (semelhante ao exemplos acima), ou um ficheiro batch que pode ser iniciada automaticamente pelo sistema de inicialização (como um evento ou cron inicialização sessão).

Você também pode alterar wbar inicialização opções, editando o arquivo de configuração:

 sudo gedit /usr/share/wbar/dot.wbar

Veja este exemplo ficheiro de configuração. No entanto, nem todas as opções estão a ser capazes de definir o arquivo de configuração e deve ser executado a partir da linha de comando. Para mais informações consulte este guia wbar.

wbarconf

Uma simples wbar Configuration Utility pode ser baixado como um arquivo. Deb e instalado:

 wget  http://koti.kapsi.fi/~ighea/wbarconf/wbarconf_0.7.2-1_i386.deb 
 sudo dpkg-i wbarconf_0.7.2-1_i386.deb

Virtualization

Virtualization allows a second operating system (OS), such as Windows or OS X, to be run from within Ubuntu. This requires extra RAM (because both Ubuntu and the virtualized second OS require separate amounts of RAM) and a license for the second OS. If you wish to run a virtualized instance of Windows XP, for instance, you must have a license for Windows XP.

VirtualBox

VirtualBox is a fast and complete virtualization solution owned and maintained by Sun Microsystems. There is a free and fully open-source edition available under the GNU GPL license.

  • Install the open-source edition:
sudo apt-get install virtualbox-ose virtualbox-ose-source
  • Start VirtualBox:
VirtualBox OSE PC virtualization solution

For usage instructions, see the End-user documentation.

Xen

Xen is an efficient open-source virtualization ("hypervisor") platform which includes a recent merge with QEMU. It is free open source under a GPL license. Installation for the desktop must be from source (see the website for details). A commercial version is offered by Citrix.

A Xen virtual machine host can also be installed automatically with certain 64-bit CPUs, using the 64-bit Ubuntu Server LiveCD. (An Ubuntu desktop can then later be added -- see Ubuntu server).

VMWare

VMWare is a commercial virtualization platform that currently offers a free license (renewable yearly) for use with its server software. Installation instructions are on the website.

Keyboard errors in VMware guest

After installing VMWare 6.5, and installing a guest OS, the Function, arrow and Del/End/etc keys do not function. This is a bug with VMWare´s code. Add this line to ~/.vmware/config (create file if necessary) to fix this issue:

xkeymap.nokeycodeMap = true

Crossover for Linux

Codeweavers' Crossover Office for Linux is a subscription-based commercial package that allows many Windows programs to be run on Ubuntu without the need for a Microsoft OS license or a complete virtualization system. See the website for more info. Codeweavers releases older versions of this product into the free package Wine.

Wine

Wine is a free open-source package that is similar to (and implements many elements of) CrossOver for Linux. Like CrossOver for Linux, no Microsoft license or virtualization platform is required to run Windows programs.

sudo apt-get install wine

Also consider installing Microsoft's TrueType fonts:

sudo apt-get install msttcorefonts

Internet Explorer 6

Internet Explorer 6 can function under Wine, albeit imperfectly. For most purposes, Firefox can be used (with the User Agent Switcher plugin) to mimic Internet Explorer, but for those instances when it can't, IE6 may be useful. A beta implementation of Internet Explorer 7 is also available from this package. For more info, see IEs 4 Linux.

  • Make sure you have wine and cabextract packages:
sudo apt-get install wine cabextract
  • Download IEs 4 Linux and install:
wget http://www.tatanka.com.br/ies4linux/downloads/ies4linux-latest.tar.gz
tar zxvf ies4linux-latest.tar.gz
cd ies4linux-*
./ies4linux --no-gui

Transgaming Cedega

Cedega é uma aplicação comercial (semelhante ao CrossOver Office e do Vinho), para instalar e executar algumas aplicações Windows, especialmente jogos, sem a necessidade de virtualização Microsoft ou uma licença. Ele fornece suporte 3D, o software aceleração apoio, e um elevado nível de suporte DirectX. As instruções de instalação encontram-se no site.

Mono

Mono é uma fonte aberta livre projecto patrocinado pela Novell para permitir programas .NET a funcionarem em Linux (Ubuntu) e Mac OS X. A versão mais recente está disponível aqui.

 sudo apt-get install mono-2.0-devel

Moonlight

Moonlight é parte da Novell Mono que é um projeto open source execução do Silverlight (apresentação multimédia da Microsoft plataforma). É baseado em FFMpeg. É feita para funcionar melhor com o navegador Firefox 3, como um plugin. Está disponível aqui.

NetFlix sob Moonlight

NetFlix streaming requer Silverlight 2.0. A versão atual do Moonlight é 1,0 (correspondente a Silverlight 1.0). [2,0 http://www.mono-project.com/MoonlightRoadmap Moonlight é antecipada] para meados do ano 2009. (A antevisão do Moonlight 2.0 encontra-se disponível, no entanto.) Até que este projecto está concluído, ou até concorda com a NetFlix stream vídeo usando FlashPlayer , não existem actualmente métodos de streaming NetFlix em Linux.

Edutainment Aplicações

Há muitos, existem muitas aplicações que podem ser instaladas com um único clique.

Aplicações -> Adicionar / Remover Software -> Edutainment.

Abaixo estão alguns exemplos que podem ser instalados a partir deste menu:

  • Stellarium - um espantoso Planetário para o ambiente de trabalho
  • K3DSurf - um programa de modelagem 3,4,5 e 6 modelos unidimensionais.
  • Bibletime - um estudo bíblico ferramenta para o KDE.
  • Zekr - uma ferramenta Islâmica Quran estudo (disponível em vez de Edutainment Utilitários)
  • Orégano - um programa de Engenharia Eléctrica Schematics
  • RlPlot - um gerador gráfico de alta qualidade
  • mnemosyne - um flash-card ferramenta
  • Vovô - mapa sua árvore de família e co-operar com genealogia projectos.

Google Earth

Google Earth dá-lhe um olho da Águia anotada vista do nosso planeta. Este é um pacote gratuito proprietário (você tem que aceitar uma licença para usar este pacote).

  sudo apt-get install-pacote GoogleEarth
  Tornar-GoogleEarth-pacote - force
Clique duas vezes sobre o resultado. Deb.

Ou ::::-- --

Para instalar a última binário Linux, e Baixe o pacote de pomada GoogleEarthLinux.bin Google Earth Download. Em seguida, instalar:

  chmod + x GoogleEarthLinux.bin
  . / GoogleEarthLinux.bin

Executar:

Aplicações -> Internet -> Google Earth 3D Planeta telespectador

Você deve Desligar o Google Earth -> Ver -> Atmosfera configuração, ou você pode ver Nuvens em toda a parte e do solo não será exibido.

Solucionando

Se o Google Earth abre, mostra uma tela e, em seguida, falhar, provavelmente você está enfrentando um problema comum. Executando ~ / google-earth/googleearth em um terminal irá mostrar esta mensagem de erro: . / GoogleEarth-bin: deslocalização de erro: / usr/lib/i686/cmov/libssl.so.0.9.8: Símbolo BIO_test_flags, versão OPENSSL_0.9.8 não definidos no arquivo com link libcrypto.so.0.9.8 tempo de referência

Para corrigir esse problema, obter uma massa em que você instalou o Google Earth. Por padrão este será google-earth em sua pasta. Localize o ficheiro libcrypto.so.0.9.8 e renomeá-lo para outra coisa, como libcrypto.so.0.9.8.bak. Google Earth agora deve iniciar correctamente.

  cd ~ / google-earth
  sudo mv libcrypto.so.0.9.8 libcrypto.so.0.9.8.bak
  sudo ln-s / usr/lib/libcrypto.so.0.9.8 ~ / google-earth/libcrypto.so.0.9.8
(Nota: Você também pode especificar /home/usuário'/google-earth em vez de ~ / google-earth).

Para outras questões, consulte o Ubuntu páginas de ajuda sobre o Google Earth.

Desinstalar o Google Earth

Para desinstalar um desinstalação'shell executar script localizado em /home/usuário'/google-earth massas (ou pasta que você instalou sem google-earth).

Especialidades Aplicações

Proprietário software ajuda você a maximizar seus experiência do Internet, mas não é open source. O software disponível inclui codecs multimédia, o Java Runtime Environment, e plug-ins para o Firefox.

Restricted Extras

O Ubuntu Restricted Extras vai instalar o Adobe Flash Player, Java Runtime Environment (JRE) (sun-java-jre) Firefox com plug-ins (icedtea), um conjunto de Microsoft Fontes (msttcorefonts), multimídia codecs (w32codecs ou w64codecs), mp3 compatível com a codificação (lame), FFMpeg, extra GStreamer codecs, o pacote de DVD descodificação (libdvdread4, mas ver abaixo para obter informações sobre libdvdcss2), o unrar Archiver, ODBC, e cabextract. Ela também instala múltiplos "despojado" codecs e avutils (libavcodec-unstripped-52 e libavutil-unstripped-49). Este é um único comando abordagem.

 sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

Nota: A instalação completamente e só funciona adequadamente quando feito a partir da linha de comando Terminal. Todo o pacote não será normalmente instalar completamente dentro de um Package Manager.

Jogos Aplicações

Existem alguns jogos fenomenal para Ubuntu Linux.

Existem centenas de livre, open-source jogos disponíveis no Ubuntu. A maior parte (incluindo o KDE e o Gnome recolha Jogos Jogos cobrança) podem ser acessados:

Aplicações -> Adicionar / Remover Software -> Jogos

Exemplos são:

==== ==== Vdrift Vdrift é uma fonte aberta livre 3-D jogo, semelhante ao Need for Speed, com física realista, múltiplas faixas deriva, e os jogos multiplayer. Suporte para joysticks, mouses e teclado está incluído. Um pacote binário para Linux está disponível a partir do site.

Acção === === Incrível acção jogos (incluindo os provenientes dos Top 25) estão disponíveis no Ubuntu. Muitos pode ser instalado usando:

Aplicações -> Adicionar / Remover Software -> Jogos

Exemplos são:

  • Alien Arena - um multi-jogador primeira pessoa atirador ação jogo com servidores livres. Os repositórios têm versão 7,0-1. Para o actual versão 7.2 ver o site.
  • OpenArena - um open-source multi-jogador primeira pessoa atirador ação jogo, com servidores livres. Os repositórios tem a versão 7.7. Para o actual 8/1 versão ver o site.
  • tiritante - um halo-como multijogador primeira pessoa atirador ação jogo. Os repositórios têm a versão atual.
  • Sauerbraten - um multiplayer gráficos ricos em primeira pessoa atirador jogo evoluiu de Cube.

Nexuiz ==== ====

  • Nexuiz é um open-source multi-jogador primeira pessoa atirador jogo com servidores livres e torneios.

A actual versão 2.4.2 está no repositórios.

 sudo apt-get install nexuiz nexuiz-music

Você deve ter efeitos desktop desligado (Sistema -> System Settings -> Desktop). Existem alguns outros problemas. Veja o Nexuiz fóruns. Alguns recomendam correr a partir de um reservatório:

 sudo. / nexuiz-linux-glx.sh

ou

 sudo. / nexuiz-linux-sdl.sh

  • A 35 map pack comunidade está disponível aqui. Para instalar, extrair o map pack para / home / usuário'/ .nexuiz / dados (ou ~ / .nexuiz / dados).

UrbanTerror ==== ==== UrbanTerror é uma acção multijogador primeira pessoa atirador jogo. Ele usa o open-source quake 3 motor e as características reais muitas armas e free-to-use para servidores multi-funcionalidade. Veja a As instruções de instalação no website.

  • Alternativa instalação com um script:
* Script UrbanTerror Instalação 1 ou linux-installer.sh UrbanTerror Script Instalação 2
* Após baixar o script abrir terminal em seu diretório em seguida, fazer baixar o script executável com o seguinte comando:
 sudo chmod + x urt40-linux-installer.sh
* Agora duplo clique sobre o script para executar e siga as instruções
* A instalação vai demorar um pouco, como o script executa um download dos arquivos necessários que são cerca de 541MB
  • Após a instalação, você terá uma agradável UrbanTerror ícone na sua área de trabalho (a menos que você tenha instalado como root)

Primavera ==== ==== O Projeto Primavera é uma plataforma para o desenvolvimento motor de scripts e jogar jogos multijogador livre, tais como Star Wars Imperial Inverno e [http : / / # spring.clan-sy.com/wiki/Complete_Annihilation Introdução aniquilação Concluir]. Veja # Graphical_Interface estas instruções de instalação para adicionar o repositório, depois de instalar como um pacote.

PlaneShift ==== ==== PlaneShift é uma promissora livre-imersão completa linha fantasia jogo (MMPORG). Cliente downloads e patches estão disponíveis aqui.

  • Faça a instalação arquivo executável baixado binária:
 cd/ directory_where_downloaded
 chmod + x PlaneShift-v.0.42-x64.bin
  • Executar o binário executável como root (isto deve ser feito a partir da linha de comando Terminal):
 sudo ./PlaneShift-v.0.42-x64.bin
  • Siga as instruções de instalação. Quando perguntado se deseja configurar manualmente permissões, responder "não".
  • Durante a instalação, a maioria dos usuários têm recomendado instalar este jogo para o seu / home diretório instalação como um único usuário, em vez de a / opt para todos os utilizadores. Isso evita problemas permissões. Eu era capaz de instalar em / opt, mas isso leva algum esforço.
  • Certifique-se que o usuário pertence ao grupo dos jogos:
Sistema -> User Manager ->usuário-> Grupos -> verificar jogos
  • Faça o download do patch updater psupdaterlinux64.zip e descompactá-lo para o seu download diretório.
  • Execute o updater como root:
 chmod + x psupdater
 chmod + x psupdater.bin
 sudo. / psupdater
  • Registre-se para uma conta gratuita em PlaneShift Registo.
  • Se você instalou o jogo para o menu, que será no
Aplicações -> Lost & Found -> Client e Configuração

Para executá-lo a partir do menu, eu tinha de editar entradas do menu de controlo da caixa: "Executar no terminal." Alternativamente, pode iniciá-lo a partir do terminal de linha de comando:

 sudo / opt / PlaneShift / pssetup
 sudo / opt / PlaneShift / psclient

Notas: Este jogo correu muito lentamente para mim em uma instalação de 32 bits com uma ligação ADSL e eu desisti. A instalação de 64 bits funcionou melhor, mas ainda havia muitas congela. Este é um jogo muito em desenvolvimento, e ainda está em fase alpha.

PrBoom - o clássico jogo Doom2

PrBoom é uma fonte aberta livre porto do original primeira pessoa atirador ação jogo, Doom.

 sudo apt-get install prboom freedoom timidez timidez-interfaces-extra

Existem milhares de mapas extra (Wads) disponível para este jogo. É mais fácil manter um diretório para as wads no seu diretório home:

 mkdir / home / usuário'/ wads

Coloque seu doom2.wad, tnt.wad, ou plutonia.wad (a partir do seu jogo original) para essa pasta. Se você não tiver uma, você pode copiar a versão do Liberdade doom2.wad a partir de / usr / share / games / freedoom para esta pasta. Coloque qualquer novo. Wad's você tenha baixado a partir da Internet para essa pasta também. Em seguida, execute o jogo usando tanto o original iwad mapa, bem como o seu novo. Wad mapa (você só vai ver o novo mapa).

 prboom-iwad / home / usuário'/ wads/doom2.wad-file / home / usuário'/ wads / new_wad'. wad

Nota: Apenas doom2.wad, tnt.wad, ou plutonia.wad pode ser usado como um iwad. Você deve ter um destes para além de qualquer novo wad que deseja usar. Quando em dúvida, use doom2.wad.

Nota: este jogo também pode ser instalado utilizando Aplicações -> Adicionar / Remover Software -> Jogos como Freedoom, mas você também deve instalar timidez ea timidez-interfaces-extra.

Wing Commander PRIVATEER ==== ==== A versão Linux do presente versão gratuita do Wing Commander pode ser baixado como um binário . bz2.bin & use_mirror = soberba-leste aqui.

== == Aplicativos Gráficos e Vídeo Aplicativos Gráficos e vídeo permitem-lhe editar as suas fotografias preferidas, criar desenhos 3D deslumbrante, profissionalmente ou editar seus vídeos e filmes.

Kino (não-lineares Vídeo Editando Suite)

Kino é amplamente utilizada uma GUI baseada em não-linear edição video suite para Linux.

 sudo apt-get install kino mjpegtools

Cinelerra (não-lineares Vídeo Editando Suite)

[Cinelerra http://cinelerra.org/ Comunidade Version] é um completo high-end vídeo suíte de código aberto que é um derivado de um sistema comercial semelhante. Siga as # ubuntu as instruções de instalação para Ubuntu Intrepid.

KdenLive (não-lineares Vídeo Editando Suite para o KDE)

Kdenlive é uma interface gráfica baseada em não-linear edição video suite para o KDE baseado no FFmpeg e do MLT vídeo quadro. Trata-se optimizado para o KDE 4.

 sudo apt-get install kdenlive mjpegtools

Dia (editor gráfico)

Dia é uma fonte aberta livre GTK-based diagrama criação programa para o Gnome. É semelhante ao Visio.

 sudo apt-get install dia

Kivio (editor gráfico)

Kivio é uma fonte aberta "flow-chart e esquema criação programa que faz parte do KOffice Suite para o KDE. Suporta Dia stencil.

 sudo apt-get install kivio

GIMP (Image manipulador)

[Gimp http://www.gimp.org/] é um poderoso, full-featured, livre de código-fonte aberto editor de gráficos e de imagem, semelhante ao Adobe Photoshop.

 sudo apt-get install gimp

Existe um conjunto extra de pincéis, paletas e gradientes para o Gimp.

 sudo apt-get install gimp-data-extras

Inkscape Vector Illustrator

Inkscape Vector Illustrator é um programa open source semelhante ao desenho Illustrator e CorelDraw.

 sudo apt-get install Inkscape

recordMyDesktop (Desktop Session Recording)

recordMyDesktop é uma utilidade desktop gravação, que tem tanto pyGTK e um GUI pyQT4 frontends disponíveis. As gravações são guardadas em vídeo Theora / Vorbis arquivos de áudio. Para instalar:

 sudo apt-get install recordmydesktop

Istambul (Desktop Session Recording)

Istambul é um gravador para o desktop Gnome desktop. Grava a sua sessão em um vídeo Ogg Theora arquivo.

 sudo apt-get install istanbul

Wink (Apresentação Editor)

Wink é uma fonte aberta e apresentação tutorial editor. Ela permite que você capture imagens e utilizá-los para apresentações.

 sudo apt-get install wink

DigiKam (Foto Organizador)

digiKam é uma abrangente fonte aberta fotografia digital organizador e editor. Instale-o:

 sudo apt-get install digiKam Kipi-plugins digiKam-doc

Google Picasa (Foto Organizador)

Google Picasa é um editor e organizador fotografia semelhante a digiKam. Permite Imagens do Google para um servidor web para troca on-line. Para mais informações, consulte o Picasa para Linux FAQ. A auto-instalação. Deb está disponível em # picasa27 Picasa 2/7 downloads.

Camorama (Web Cam)

Camorama é um simples baseado em GTK (ou seja, o Gnome-based) usando a interface de webcams v4l (vídeo para linux) motoristas.

 sudo apt-get install camorama

== == Internet Applications Aplicações Internet permitem-lhe fazer pleno uso da sua conexão à Internet. Web browsers, clientes, Instant Messengers, e mais estão incluídos nesta categoria.

Navegadores Web === === Mozilla Firefox ==== ==== Mozilla Firefox é o omnipresente navegador. Com base em componentes de código aberto, é registrado e não podem ser alterados ou re-distribuído com qualquer mudança que envolva o nome ou marca. Instale a versão atual:

 sudo apt-get install firefox
Firefox plug-ins
Adblock plug-in (bloquear anúncios em uma página da web )

Adblock Plus bloqueia os anúncios que aparecem em páginas da web. Você pode se inscrever em um filtro de serviço gratuito, e pode adicionar anúncios para bloquear com um único clique.

 sudo apt-get install mozilla-firefox-adblock
  • Você também pode adicionar esta extensão do Firefox -> Ferramentas -> Add-ons -> Get Add-ons -> Procurar Todos os add-ons. (Este método irá também garantir que as atualizações automáticas são instaladas pelo Firefox.)
Noscript plug-in (controles scripts )

O noscript plugin é considerado uma das mais importantes medidas de segurança para navegar na Internet. A maioria dos vírus e trojans ganhar acesso a computadores a partir da Internet através de scripts. Este plugin permite que você escolha a fim de permitir que scripts e bloqueia o resto.

 sudo apt-get install mozilla-noscript
  • Você também pode adicionar esta extensão do Firefox -> Ferramentas -> Add-ons -> Get Add-ons -> Procurar Todos os add-ons. (Este método irá também garantir que as atualizações automáticas são instaladas pelo Firefox.)
User Agent Switcher plug-in para o Firefox

O User Agent Switcher plugin permite disfarçar-se como um navegador para outro navegador, que permite (a maior parte do tempo) do browser, um conteúdo específico a ser exibido.

  • Você pode adicionar esta extensão do Firefox -> Ferramentas -> Add-ons -> Get Add-ons -> Procurar Todos os add-ons. (Este método irá também garantir que as atualizações automáticas são instaladas pelo Firefox.)
Vídeo Download Helper plug-in para o Firefox

O [https: / / addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/3006 Vídeo Download Helper] plugin permite o download de vídeos (incluindo Flash vídeos) a partir de sites como o YouTube.

  • Você pode adicionar esta extensão do Firefox -> Ferramentas -> Add-ons -> Get Add-ons -> Procurar Todos os add-ons. (Este método irá também garantir que as atualizações automáticas são instaladas pelo Firefox.)
Desligue Download Gestão

O [https: / / addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/2254 Desligue] add-on permite-lhe gravar vídeo e áudio que está embutido em uma página web.

  • Você pode adicionar esta extensão do Firefox -> Ferramentas -> Add-ons -> Get Add-ons -> Procurar Todos os add-ons. (Este método irá também garantir que as atualizações automáticas são instaladas pelo Firefox.)
Adobe Acrobat Reader plug-in para o Firefox
 sudo apt-get install mozilla-Acroread Acroread Acroread-plugins
Adobe Flash Player para Firefox Plug-in

Para instalar o Adobe Flash plugin oficial (Flash 10) para o Firefox:

 sudo apt-get install flashplugin-adobe
Ranger Plug-in (Open source Flash Player substituição )

ranger está disponível em uma versão 64 bits, bem como uma versão 32 bits. É a substituição de fonte aberta para o Adobe FlashPlayer.

 sudo apt-get install ranger

Depois de instalar, mude o seu navegador da Preferências -> Aplicações para que arquivos SWF e SPL utilização ranger.

Java Runtime Environment (JRE) plug-in para o Firefox

Este pacote também instala o Java Runtime Environment. (JRE também é instalado quando o OpenOffice ou ubuntu-restricted-extras está instalado.)

 sudo apt-get install sun-java6-jre sun-java6-plugin

Nota: Você deve aceitar a licença de utilização deste produto.

Kaffeine Plug-in para o Firefox

Este pacote também instala o Kaffeine jogador.

 sudo apt-get install kaffeine-mozilla
Mplayer plug-in para o Firefox

Este pacote também instala MPlayer.

 sudo apt-get install mozilla-mplayer
VLC plug-in para o Firefox

Este pacote também instala o VLC player.

 sudo apt-get install mozilla-plugin-vlc
Helix player plug-in para o Firefox

Este pacote também instala o [https: / / helixcommunity.org / Helix jogador], que é a fonte aberta jogador que joga conteúdo Real Player no Linux.

 sudo apt-get install mozilla-helix-player
FireFTP para Firefox

FireFTP é uma extensão para Firefox FTP transferências.

Firefox Widgets
Desligue navegador barra lista drop-down no Firefox

Este é o problema mais freqüentes em relação Firefox. Para desligar a localização navegador barra lista drop-down (e, portanto, não mostrar o seu browser história):

Firefox -> about: config (na barra de localização navegador) -> browser.urlbar.maxRichResults -> botão direito do mouse'-> Modificar -> valor definido para 0

IceCat ==== ==== IceCat é o Mozilla Firefox distribuído sem restrições marca. É aprovado pelo projeto Debian (em que Ubuntu é baseado). É conhecida anteriormente como IceWeasel e também é conhecido como IceApe Browser. Instale a versão atual:

 sudo apt-get install iceape-browser

SeaMonkey ==== ==== SeaMonkey é um open-source suite integrada internet aplicação (incluindo navegador web, mensagens instantâneas (IRC) client, cliente e-mail, RSS / Notícias leitor, desenvolvimento web e ferramentas). Baseia-se nos mesmos componentes como a produtos Mozilla e as ações da marca e branding restrições. Existem muitos [https: / / addons.mozilla.org / en-US / SeaMonkey / plugins], semelhantes aos de Thunderbird e Firefox. Instale:

 sudo apt-get install SeaMonkey

==== ==== IceApe IceApe é um open-source suite integrada internet aplicação (incluindo navegador web, mensagens instantâneas (IRC) client, cliente e-mail, RSS / Notícias leitor, desenvolvimento web e ferramentas). Baseia-se nos mesmos componentes, como o Mozilla SeaMonkey produto, mas não tem nenhuma marca de licenciamento restritivos, e é apoiada pelo projeto Debian (em que Ubuntu é baseado). Instale a versão atual:

 sudo apt-get install iceape

Opera ==== ==== Opera é uma propriedade navegador e internet suite (actualmente livre em PCs), também utilizado em alguns dispositivos móveis consolas e jogos. Inclui e-mail, um livro de endereços, IRC chat, integrado BitTorrent, e webfeeds. Um número limitado de plugins também estão disponíveis.

 sudo apt-get install opera

Midori ==== ==== Midori é um rápido, leve navegador ainda em fase alpha desenvolvimento (e não é recomendado para uso geral). Veja o website para mais detalhes.

 sudo apt-get install Midori

Download Managers === === ==== ==== Downloader for X Downloader for X é uma base de livre-GTK pé o gerente do download do utilitário. Ainda incluídas no actual repositórios, o projecto parece morto. É open-source, mas não tem uma licença GPL.

 sudo apt-get install d4x

Email Clientes === === Evolução ==== ==== Evolution é o padrão do Gnome e-mail baseado no Ubuntu cliente. Se não estiver instalado:

 sudo apt-get install evolução

Evolução e PGP ===== ===== Enviar mensagens pode ser codificado em PGP e enviados por e-mail usando Evolution. Veja este tutorial para um exemplo sobre como configurá-lo.

KMail ==== ==== KMail (Kontact Mail) é o cliente de e-mail padrão incluídos com o Kontact no KDE (Kubuntu). Kontact inclui e-mail, um livro de endereços, uma agenda, lembretes, pop-up de notas, um link para o Akregator Notícias / leitor RSS, o tempo de rastreamento, e mais. Instale:

 sudo apt-get install Kontact

Thunderbird ==== ==== Mozilla Thunderbird é uma marca comercial licenciada e livre de código-fonte aberto e-mail cliente, que é compatível com o Firefox. Instale:

 sudo apt-get install mozilla-thunderbird

Enigmail ===== ===== [https: / / addons.mozilla.org/en-US/thunderbird/addon/71 Enigmail] é um add-on para o Thunderbird que permite que você facilmente encriptar seu e-mail usando / Pretty_Good_Privacy OpenPGP, que está incluído no kernel por padrão. Ele também permite criar e gerenciar chaves de encriptação. Vá ao site e clique em "Download Now". Instale:

Thunderbird -> Ferramentas -> Add-ons -> Instale -> selecione o arquivo baixado
New Mail Icon para Thunderbird

[https: / / addons.mozilla.org / en-US / thunderbird / search? q = new mail + + ícone & cat = all "New Mail Icon"] é uma bandeja experimental add-on que notifes-lo de novo e-mail. Download do site. Instale:

Thunderbird -> Ferramentas -> Add-ons -> Instale -> selecione o arquivo baixado

Notícia

Akregator ==== ==== Akregator é o padrão notícias / leitor RSS incluído no Kubuntu (KDE). Uso de instruções são encontradas no Manual. Instale:

 sudo apt-get install akregator

RSSOwl ==== ==== RSSOwl é uma base de Java RSS | RDF | Atom Newsfeed Reader. Estas instruções de instalação, só trabalhamos com RSSOwl versão 1_2_3.

Para utilizar o browser interno, instale primeiro os pacotes 'xulrunner e 'firefox, ou por via Gerenciador Synaptic ou digitando este comando no terminal:

 sudo apt-get install firefox xulrunner

Mude a sua "opção" diretório:

 cd / opt

Faça o download do arquivo tar.gz-diretório em sua opção:

 sudo wget  http://belnet.dl.sourceforge.net/sourceforge/rssowl/rssowl_1_2_3_linux_bin.tar.gz </ nowiki>

Extraia o arquivo e remover o arquivo extraído:
  sudo tar zxvf ./rssowl_1_2_3_linux_bin.tar.gz & & sudo rm ./rssowl_1_2_3_linux_bin.tar.gz

Faça uma startscript:
  sudo nano / usr / bin / runRSSOwl.sh

e adicione as seguintes linhas ao script de arranque seu arquivo / usr / bin / runRSSOwl.sh

      exportação MOZILLA_FIVE_HOME = / usr / lib / xulrunner
      export LD_LIBRARY_PATH = $ LD_LIBRARY_PATH: $ (MOZILLA_FIVE_HOME): $ (LD_LIBRARY_PATH)
      cd / opt/rssowl_1_2_3_linux_bin
      . / run.sh

Faça o startscript executável:
  sudo chmod u + x / usr / bin / runRSSOwl.sh

Agora, você sempre pode começar RSSOwl:
  runRSSOwl.sh

Depois de ter iniciado a aplicação "RSSOwl":

Ir para -> View e permitir "Ver Newstext no navegador".

Depois vá para -> Ferramentas -> Preferências ... -> Geral e permitir-misc na seção "Abrir qualquer notícia automaticamente no navegador".

Ir para -> Ferramentas -> Preferências ... -> Navegador e digite o caminho para o executável (o meu caminho era / usr / lib / firefox / firefox).
Finalmente permitir "usar um navegador externo" na parte inferior.
> alterar

===Instant Messengers===
====Pidgin====
[http://www.pidgin.im/ Pidgin] is an open source IM application. It is the default in the Ubuntu (Gnome) desktop. You can access multiple services with it.
 sudo apt-get install pidgin

====Kopete====
[http://kopete.kde.org/ Kopete] is the default Instant Messenger application for Kubuntu. You can access multiple services with it. Install:
 sudo apt-get install kopete

=====Kopete Styles=====
Additional [http://www.kde-look.org/index.php?xcontentmode=24x26 styles for Kopete] are available from KDE-look. Install from:
::Kopete -> Settings -> Configure -> Chat Window -> Style -> Get New...  

=====GoogleTalk on Kopete=====
[[#Kopete|Kopete]] can be configured to work with [http://www.google.com/talk/about.html GoogleTalk] Instant Messaging (but not VOIP) using the Jabber protocol.
See these [http://www.google.com/support/talk/bin/answer.py?answer=57557 GoogleTalk instructions].

====Konversation (IRC client)====
[http://konversation.kde.org/ Konversation] is the default Kubuntu Internet Relay Chat (IRC) client. It functions similar to the venerable mIRC. "A little less action and a little more Konversation." -- Elves Install:
 sudo apt-get install konversation

====aMSN====
aMSN is an MSN Messenger utility that functions like the original client. It is not necessary if you use [[#Pidgin|Pidgin]]. Install it:
 sudo apt-get install amsn

To enable Drag-and-Drop capabilities to aMSN for easy file transfer see [http://www.ubuntugeek.com/how-to-enable-drag-and-drop-capabilities-to-amsn.html Ubuntu Geek].

====Emesene====
[http://www.emesene.org/ Emesene] is an MSN messenger client that uses a simplified interface similar to the original client. It is not necessary if you use [[#Pidgin|Pidgin]]. Install it:
 sudo apt-get install emesene

===Videoconferencing and VOIP===
Videoconferencing and voice over Internet (VOIP) applications are merging into integrated applications. Most of these applications now allow placing calls to non-Internet based telephones for a small fee.

====Ekiga====
Formerly known as Gnomemeeting, [http://www.gnomemeeting.org/ Ekiga] is a SIP compliant fully functional open source integrated VOIP and videoconferencing program.
 sudo apt-get install ekiga

====Skype====
[http://www.skype.com/ Skype] is a proprietary integrated VOIP and video conferencing program similar to Ekiga.
 sudo apt-get install skype

=====How to install Skype on a 64-bit system=====
The current version of Skype is for 32-bit systems. To use on a 64-bit system:
*Install needed packages:
 sudo apt-get install ia32-libs lib32asound2 libqt4-core libqt4-gui

*Download the current Skype .deb package from the Skype website:
 wget -O skype-install.deb <nowiki>http://www.skype.com/go/getskype-linux-ubuntu
  • Install the Skype .deb package:
sudo dpkg -i --force-architecture skype-install.deb
  • Start Skype:
Applications menu -> Internet -> Skype

Wengophone

Wengophone is an integrated VOIP and videoconferencing client available on many platforms. Wengophone was initially an open-source GPL-licensed package ('Wengophone Classic'). Both the Classic version (available as a .deb file) and the current proprietary binary version are available from the website. Wengophone Classic has been rebranded as QuteCom (but a new Linux version is not yet available there).

  • Install the Wengophone Classic version:
sudo apt-get install wengophone

Gizmo5

Gizmo5 is an Internet soft-phone application that uses the SIP protocol. It is similar to Skype and can be used for making cheap phone calls.

sudo apt-get install gizmo5

Asterisk VOIP PBX system

Asterisk is an enterprise-grade, free open source PBX and telephony system for VOIP.

sudo apt-get install asterisk

Kiax

Kiax is an open source ("limited" GPL) IAX (Inter-Asterisk eXchange) application. It is used for making VoIP calls from an Asterisk PBX.

sudo apt-get install kiax

Run from terminal with:

kiax

FTP Clients

You might wish to use a dedicated FTP client instead of the one in your browser.

Filezilla

Filezilla is the ubiquitous free open-source FTP client and server for all platforms.

sudo apt-get install filezilla

Filesharing / P2P

Do not share copyrighted material or content that is otherwise illegal to share.

Transmission (BitTorrent Client)

Transmission is the GTK-based default BitTorrent client in Ubuntu (Gnome).

sudo apt-get install transmission

KTorrent

KTorrent is the default BitTorrent client in Kubuntu. Install:

sudo apt-get install ktorrent

Be sure to have your firewall ports open (by default 6881 and 4444).

Azureus

Azureus is a Java-based BitTorrent client.

sudo apt-get install azureus

QTorrent

QTorrent is a PyQT-based BitTorrent Client that is supposed to be very fast.

QTorrent

Apollon (P2P Filesharing)

Apollon is an older BitTorrent client oriented towards KDE. It uses plugins for compatibility with multiple networks.

sudo apt-get install apollon gift

MLDonkey (P2P eMule/eDonkey2000)

MLDonkey is a P2P file sharing program (and network) that is able to use different network protocols. To install the MLDonkey core server, follow these instructions.

MLDonkey GUI frontends
  • Install the Gnome GUI frontend for MLDonkey:
sudo apt-get install mldonkey-gui
sudo apt-get install kmldonkey

Privacy

PGP (Message Encryption)

PGP (OpenPGP and GnuPGP) is a tool to encrypt your messages (such as email) to be unlocked only by someone who has a key to unlock it.

Seahorse

Seahorse is the GUI for Gnome to manage the key pairs and other options of GnuPGP. It can also manage your SSH keys. For more info see this tutorial. Run:

Applications -> Accessories --> Passwords and Encryption Keys

Tor (Rede de Privacidade )

Tor é um projeto para permitir a privacidade durante a utilização da Internet e de limite de utilização de rastreamento. Instalar utilizando as instruções de download [https: / / wiki.torproject.org / noreply / TheOnionRouter / TorOnDebian aqui], em seguida, veja o instalação guia . Note que as instruções exigir porta 11371 no firewall a ser aberta para utilizar o gpg chaves (e importar a chave para o pacote debian).

Também terá de instalar Privoxy:

 sudo apt-get install Privoxy
Tor GUIS

Existem dois principais GUIS para Tor.

  • Vidalia é uma cruz-plataforma do Qt-based GUI para Tor. Veja estas instruções para instalá-lo.
  • TorK é a interface KDE, utilizado em Kubuntu, mas que pode correr no Ubuntu (Gnome), como bem.
 sudo apt-get install tork

Além disso, um Torbutton está disponível para o Firefox, que alterna Tor uso. Instalar o Firefox como um add-on ou:

 sudo apt-get install torbutton-extensão

== == Aplicações Multimédia Multimídia aplicações incluem música e reprodução de vídeo, CD e DVD e gravação, TV e internet, bem como os "terrestres" (ou seja, transmissão, via satélite e por cabo) ver televisão no seu computador. Aqui é uma boa revisão de algumas das aplicações que permite a conversão e manipulação desses tipos de arquivos.

CDs e DVDs === === DVD Playback Capability ==== ==== Para reproduzir DVDs encriptados, o pacote libdvdcss2 é essencial. libdvdcss2 é uma biblioteca simples para aceder DVDs concebido como um bloco dispositivo sem ter de incomodar sobre a descodificação. Mais informações sobre este pacote pode ser encontrada em VideoLAN.

  • Você pode instalar libdvdcss2 como um 64-bit. Deb sem instalar os Repositórios Medibuntu:
   wget -c http://packages.medibuntu.org/pool/free/libd/libdvdcss/libdvdcss2_1.2.10-0.2medibuntu1_amd64.deb
   sudo dpkg -i libdvdcss2_1.2.10-0.2medibuntu1_amd64.deb
Um ou de 32 bits. deb:
   wget -c http://packages.medibuntu.org/pool/free/libd/libdvdcss/libdvdcss2_1.2.10-0.2medibuntu1_i386.deb
   sudo dpkg -i libdvdcss2_1.2.10-0.2medibuntu1_i386.deb
  • Você também pode usar como orientações fornecidas em [https: / / help.ubuntu.com / comunidade / Medibuntu Medibuntu]. Isto irá instalar os Repositórios Medibuntu no seu sistema e, em seguida, instalar o pacote libdvdcss2:
   sudo wget http://www.medibuntu.org/sources.list.d/jaunty.list - output-document = / etc / apt / sources.list.d / medibuntu.list
   sudo apt-get update
   sudo apt-get install medibuntu-keyring
   sudo apt-get update
   sudo apt-get install libdvdcss2
Você também pode instalar o 32 bits ou 64 bits do Windows Multimédia codecs (se você ainda não o tiverem feito utilizando ubuntu-restricted-extras):
   sudo apt-get install w32codecs
Ou
   sudo apt-get install w64codecs
  • Em vez de fazer download diretamente do Medibuntu, podes também usar o script incluídos com o pacote libdvdread4 para fazer o download e instalar libdvdcss2:
   sudo apt-get install libdvdread4
   sudo / usr/share/doc/libdvdread4/install-css.sh

==== ==== K9copy DVD-Ripper K9copy é uma fonte aberta livre DVD, uma cópia, compressão e authoring utilitário que exige libdvdcss. Para outras informações, consulte presente ou 26 / presente Guia. Você pode facilmente criar MPEG-2. MPEG-4, DVD ou vídeos com este utilitário.

   sudo apt-get install k9copy

Dvd:: rip

dvd:: rip é um DVD / cópia do programa, escrito em GTK com base em perl, que UCE o transcodifique vídeo / áudio e ferramentas transformação. Veja o website oficial para a instalação e documentação. Para outras informações, consulte este dvd:: rip tutorial. Instale:

   sudo apt-get install dvdrip

==== ==== DVD Fab DVD Ripper DVD Fab é uma ferramenta de backup favorecidas hoje DVD DVD métodos de encriptação. Deve ser executado sem Vinho (uma vez que é um aplicativo do Windows). Ela vem como um caracterizado inteiramente 30-day trial, mas veja estas instruções para multa -tuning o período experimental.

==== ==== Mão mão é licenciado sob GPL, uma ferramenta open source para converter DVD ao MPEG-4 (formato do iPod), que é uma alternativa para k9copy. A auto-instalação. Deb está disponível a partir do site para download.

FFMPEG vídeo / áudio conversão

FFMPEG é o canivete suíço-de conversão de formatos de áudio e vídeo. Ela consegue, quando nenhum outro programa pode. É gratuito e de código aberto. Se ela ainda não está instalado em seu sistema, como parte de um outro pacote (que é utilizado por muitas vídeo / áudio editores) e, em seguida, instalá-lo:

   sudo apt-get install ffmpeg

Exemplo: Para converter um vídeo guardado Flash (. Flv) para um formato MPEG-2 jogável em um DVD, o conversor:

   ffmpeg-i samplevideo.flv'- alvo NTSC-DVD samplevideo.mpg'

Então use K3b (ou Gnomebaker) para gravar o ficheiro mpg para um Novo DVD Data Project.

* Para usar PAL-target pal-dvd. Para Panorâmico, utilizam-alvo filme-DVD. Para outras dicas conversão, consulte este fórum. (Nota: A maioria tem Flash Video muito baixa resolução, com um ecrã de 360x270, por exemplo. Você pode ver uma ligeira diminuição na resolução se você quiser converter para 720x480 (que é o tamanho padrão NTSC) ou outra tela tamanho. Pode manter o tamanho original ecrã e resolução ao omitir o parâmetro-alvo.) Se o seu arquivo original é widescreen 16:9 e 4:3 letterbox lhe desejo uma saída para jogar em um overscanned TV, você pode precisar pad o ficheiro de forma que o widescreen não é comprimido (ver este fórum):
   ffmpeg-i samplevideo.flv'- alvo NTSC-dvd-s 648x364-padleft 36-padright 36-padtop 58-padbottom 58'samplevideo. mpg
  • Você também pode usar o WinFF GUI e adicionar o comando (como acima) como uma "Preset", para posterior utilização. Por exemplo:
Video Converter (WinFF) -> Editar -> Presets ->
Preset Nome: Letterbox -> Preset Label: Widescreen 16:9 para 4:3 Letterbox
Preset comando: NTSC-alvo-dvd-s 648x364-padleft 36-padright 36-padtop 58-padbottom 58
Saída extensão: mpg -> Categoria: DVD
-> Adicionar / actualizar -> Guardar
  • Para converter para MPEG-4 (mp4) Ficheiros, Utilizamos
   ffmpeg-i samplevideo.flv''' outputvideo.mp4
  • FFMpeg exige que vários restrito extra codecs deve ser instalado. Isto pode ser feito em um único passo simples a partir do terminal de linha de comando:
   sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras
FFMPEG GUI

WinFF é um livre, licenciado sob GPL, open source GUI frontend para FFMPEG. Instale:

   sudo apt-get install winff
Executar:
Aplicações -> Multimédia -> Video Converter (WinFF)
Join vídeo segmentos

Segmentos individuais vídeo (MPEG-2, por exemplo) pode ser facilmente aderiram:

   gato samplevideo1.mpg' samplevideo2.mpg' samplevideo3.mpg> samplevideo123.mpg'
Você pode então escrever o ficheiro resultante MPEG-2 para um DVD e reproduzi-lo na maioria dos leitores de DVD.

Guardar qualquer vídeo Flash ==== ==== A maneira mais fácil e instalar o Vídeo Download Helper plug-in para o Firefox.

Caso contrário, a maioria dos vídeos flash Baixar um Directoria / tmp enquanto vê o vídeo, criando uma aleatoriamente o nome de ficheiro vídeo lá (como Flashuh4G6s). Quando você fechar uma página, esse arquivo na Directoria / tmp serão apagados. Após ter Baixado o vídeo inteiro, mas antes de fechar uma página, copie o ficheiro (como Flashuh4G6s) para seu Diretório casa (onde não será apagado). Claro que, para isso funcionar, você deve mudar o seu Flash (ou ranger) para permitir uma plena tampão. Enquanto vê o seu Flash Video, clique em'direita para abrir o Flash -> Configurações janela. Configure o buffer de "ilimitada".

Depois de ter o ficheiro COPI, renomeá-lo adequadamente com a extensão. Flv acrescentado ao nome do ficheiro. Em seguida, você pode vê-lo usando VLC ou Mplayer.

Aqui é um outro método que envolve fazer um link simbólico.

Flash Video Converter hum Audio MP3

Depois de ter descarregado conteúdo Flash Video (. Flv) a partir da Internet (usando o Vídeo Download Helper plug-in para o Firefox, por exemplo), o componente de áudio podem ser convertidas para um mp3 utilizando este comando (a partir da linha de comando Terminal). (Isto irá funcionar para qualquer tipo de arquivo de vídeo, não só o Flash.)

   ffmpeg-i nameofvideoclip.flv'160K-ab-ac 2-ar 44100-vn nameoffile.mp3'

onde-i indica uma entrada, ab-indica uma taxa de bits (neste exemplo 160kb/sec)-VN significa nenhum vídeo saída, AC-2, 2 canais, ar-44100 indica uma freqüência de amostragem. Veja # SEC11 FFMPEG docs para mais informação.

DVD Autor ==== ==== [DVD http://dvdauthor.sourceforge.net/ autor] permite um você criar menus e seu formato MPEG-2 vídeos em um disco DVD para que você possa reproduzi-lo em um DVD comercial. DVD Author é uma ferramenta da linha de comando, mas existem várias GUI's. Instale:

   sudo apt-get install dvdauthor
QDVDAuthor

QDVDAuthor é uma interface gráfica baseada em Qt para DVD Autor. Instale:

   sudo apt-get install qdvdauthor

Executar:

Aplicações -> Multimédia -> QDVDAuthor

Siga conforme instruções do Quick-Start Guide:

QDVDAuthor -> Ajuda -> Quick-Start Guide

Para um tutorial sobre a autoria de DVDs, consulte este guia.

Gnomebaker (CD / DVD )

Gnomebaker é o padrão do CD / DVD burning aplicação para o desktop Gnome, instalado por padrão não Ubuntu.

K3b (CD / DVD )

K3b (KDE Burn Baby Burn) é o padrão do KDE CD e DVD queima utilitário incluído nenhum Kubuntu, mas pode funcionar bem sem o Gnome. (Devido a exigências de licenciamento, mp3 capacidades devem ser instalados separadamente, como o pacote libk3b3-mp3). Instale:

   sudo apt-get install k3b libk3b3-extracodecs

X CD Ripper Ripper / Encoder

Ripper X é um GTK-based (ou seja, do Gnome) open source utilitário para rasgar trilhas audio CD uma OGG, MP3, FLAC ou formatos. Suporta CDDB lookups.

   sudo apt-get install ripperx

Atormentados CD Ripper / Encoder

atormentados é uma fonte aberta baseada Gtk-CD Ripper / codificador que poupa um WAV, MP3, OGG, FLAC, WavPack ou. A auto-instalar. Pacotes Deb estão disponíveis aqui.

Audex CD Ripper / Encoder

Audex é uma porta para KDE4 fazer KAudioCreator usado nenhum pacote KDE 3. Pode criar saída para LAME (MP3-compliant), OGG Vorbis (oggenc), FLAC e RIFF WAVE. Deve ser instalado a partir do código fonte, atualmente (veja o site).

EasyTag (ID3 Tag Editor )

EasyTag é um open-source baseado em GTK ID3 Tag Editor para mp3 e outros formatos de arquivo. Instale:

   sudo apt-get install easytag

Executar:

Aplicações -> Som e Vídeo -> EasyTAG

=== Música === Players Rhythmbox ==== ==== Rhythmbox é o padrão Música no Ubuntu (Gnome), baseando-se no GStreamer quadro.

==== ==== Amarok Amarok é o padrão Música no Kubuntu. Instale:

   sudo apt-get install amarok
Amarok temas

Amarok temas pode ser descarregado a partir do KDE Look e instalado.

  • Faça o download do tema (que termina em. Tar.bz2) para seu Diretório casa (ou Diretório escolhido).
  • Amarok -> Configurações -> Aspecto -> Instalar Novo Estilo
  • Selecione o Arquivo Baixado.

==== ==== Audaciosa audacioso é um compacto, rápido música que é um fork do XMMS. Assemelha-se WinAmp e pode usar o XMMS WinAmp e peles. Ele suporta muitos plugins e é ideal para streaming conteúdo. Instale:

   sudo apt-get install audaciosa

Você pode alternar entre o interruptor "PulseAudio Output Plugin" e "Saída ALSA Plugin" sob

Audaciosa -> Preferências -> Audio -> Saída de corrente plugin.

==== ==== Banshee Music Player Banshee é um GStreamer, Mono e Gtk-based music player para Linux e Mac OS X. mp3 suporta múltiplos jogadores (incluindo o iPod). Existe são plugins para podcasts, internet, rádio, e muito mais.

   sudo apt-get install banshee

Exaile Music Manager e Player

Exaile é uma base de GTK música que suporta muitos formatos, incorpora uma Shoutcast Diretório, um plugin para o iPod, Last.FM apoio, tabulada playlists, e outras funcionalidades. Instale:

   sudo apt-get install exaile

Ave canora Music Player ==== ==== ave canora é uma fonte aberta música do Mozilla com uma aparência assemelham-se a iTunes. É no desenvolvimento atual e ainda não tem total apoio para mp3 players (como o iPod). Incorpora uma interface de rádio Shoutcast internet. Uma versão beta real pode ser Baixado do site.

Vídeo e Música === jogadores === A maioria dos atuais jogadores jogando vídeo Multimédia muitos formatos de vídeo, incluindo o vídeo Flash. Formato FLV.

Multimedia Player Mplayer ==== ==== Mplayer é um vídeo com uma ampla gama de formatos suportados (incluindo RealMedia e codecs de Windows) e uma grande variedade de produtos.

   sudo apt-get install mplayer

SMPlayer ===== ===== SMPlayer é um reforço frontend para o mplayer.

   sudo apt-get install smplayer
Dump um vídeo no disco

Você pode despejar um vídeo de disco usando Mplayer:

   mplayer-dumpstream'streamurl

Se você não sabe o URL exato do córrego que você deseja salvar, você pode descobrir que a partir da página Web que está incorporado não usando o Firefox add-on Desligue. Não salvar Córregos que são ilegais para fazer o download.

Multimedia Player VLC ==== ==== VLC é um jogador multi-plataforma multimédia que suporta muitos formatos, sem necessidade de codecs adicionais. Não pode apenas receber fluxos vídeo (ver também aqui para converter para mp4), mas pode atuar como um servidor de vídeo Córregos, como bem. É um dos únicos jogadores que podem ver e backup quase qualquer formato DVD, não importando qual proteção contra cópia é usada. Veja estas sugestões para usar VLC para backup / rasgar DVDs encriptados.

   sudo apt-get install vlc
Jogando em VCD VLC

Como jogar VCD: Abrir arquivo, No Disc diálogo Abrir, clique na guia Disco chosing e VCD ao tipo de disco dá-me isto:

   vcdx: / / / dev / hdd: audio-track = 0

nas opções Avançadas / dev / hdd é o meu drive de CD-ROM, obviamente. Removedor x e mudar isso para:

   vcd: / / / dev / hdd: audio-track = 0

Xine-UI Multimedia Player

Xine UI é um leitor multimédia baseia-se, naturalmente, sobre o xine plataforma. Também pode jogar streamed vídeo da Internet e suporta a maioria dos formatos, incluindo alguns incomum queridos.

    sudo apt-get install xine-ui

==== ==== Kaffeine Video Player Kaffeine é o padrão video player no Kubuntu. Instale:

   sudo apt-get install kaffeine

Multimedia Player RealPlayer 11 ==== ==== O Linux é realmente Realplayer Baseado no open-source [https: / / player.helixcommunity.org / Helix jogador]. Helix em si pode ser facilmente instalado como um pacote (leia-se Helix plug-in) e usado em vez do RealPlayer. Estas instruções são para instalar uma versão do RealPlayer única proprietária.

Download Real Player oficial linux jogador

Abra um terminal e cd para o Diretório que você baixou realplayer's. Bin. Em seguida, emitir os seguintes comandos

   chmod + x RealPlayer11GOLD.bin
   sudo ./RealPlayer11GOLD.bin

Quando se pede uma instalação entra caminho / usr / local / RealPlayer

Para todas as outras questões basta escolher padrão pressionando entra.

Se você Tiver instalado pacote mozilla-mplayer, você necessita apagar um mplayer real player firefox plugin para vídeos. Outro sábio todos arquivos Real Player será aberto com mplayer. Para que queira fazer isso

   cd / usr / lib / firefox / plugins
   sudo rm mplayerplug-in-rm .*

Lembre-se de reinicie o Firefox e sempre que você clicar em um verdadeiro jogador vídeo escolha uma opção Abrir com e uso / usr / bin / realplay

Internet TV

Miro Player ==== ==== Miro Player (ex-TV Democracy Player) é um open-source Internet TV e leitor de vídeo que permite que você assista à Internet TV e vídeos. Ao contrário de outros jogadores vídeo, que contém um guia estruturado que inclui mais de 2500 canais, construiu-in BitTorrent, e tem características que podem salvar automaticamente vídeos, como o do YouTube.

   sudo apt-get install Miro

Mito TV ==== ==== Veja MythTV

Internet TV Sopcast ==== ==== Sopcast é uma interface para tocar ao vivo P2P vídeo Córregos através da VLC Media Player. Instalar VLC primeiro. Este é um programa chinês e mais conteúdo está hospedada na China e não pode ser legal em sua área. Por favor, consulte os regulamentos locais.

Download:

   wget  http://sopcast-player.googlecode.com/files/sopcast-player_0.2.1-1_i386.deb </ nowiki>

(substitua o i386 com amd64, se você tem um sistema de 64 bits).

Instale:
    sudo dpkg-i sopcast-player_0.2.1-1_i386.deb

Executar:
: Aplicações-> Internet-> SopCast Player

Zattoo ==== ====
[http://www.zattoo.com/ Zattoo] é um jogador livre Internet TV que lhe permite assistir televisão terrestre a partir de vários países na Europa. Veja a [http://zattoo.com/en/download/linux Zattoo Download] página para obter mais instruções sobre instalação. Para screenshots e um suplente instalação manual, consulte [http://www.ubuntugeek.com/watching-live-tv-on-your-ubuntu-desktop-with-zattoo.html este guia UbuntuGeek].

* Instale primeiro Dependências:
    sudo apt-get install flashplugin-libgtkglext1 adobe

* Faça o download da mais recente. Deb a partir de [http://zattoo.com/en/download/linux Zattoo Download] página.
     wget <nowiki> http://zattoo.com/release/download.php </ nowiki>

* Instale o ficheiro Baixado. Deb:
    sudo dpkg-i *. deb

* Executar Zattoo:
:: K -> Aplicações -> Multimédia -> Zattoo Player

:: Nota: você tem que registrar para uma conta gratuita, quando o jogador começa.

=== Media Centers e PVR (Personal Video Recorder) ===
Há um número de open-source para Linux Media Centers, alguns dos quais incluem pessoais vídeo gravador funções. Para uma lista completa de open-source media centers, ver [http://www.telematicsfreedom.org/en/project/14/floss-media-center-state-art este guia].
 
MythTV ==== ====
[http://www.mythtv.org/ MythTV] é um media center com PVR (personal video recorder) para a Recolha, gravação, reprodução e difusão e Internet TV e outros conteúdos multimédia. Tem muitas opções e plugins para expansão. Para ser útil, você precisará de um [http://www.mythtv.org/wiki/index.php/Tuner_Card televisor compatível sintonizador cartão]. Para configurar dicas, consulte [http://parker1.co.uk/mythtv_ubuntu.php este guia]. Instale:
    sudo apt-get install mythtv

==== ==== Mythbuntu
[http://www.mythbuntu.org Mythbuntu] é um Sistema Integrado Ubuntu (Xubuntu) desktop Optimizado para MythTV uso. Na pode ser utilizado em vez de adicionar a um MythTV Ubuntu desktop.

XBMC ==== ====
[http://xbmc.org/ XBMC] é um livre, maduro, open-source cross-platform media center. Ela não tem capacidade nem um PVR tantas funções como MythTV, mas tem uma interface muito agradável.
* Adicione estas [[# Adicionar Ubuntu Repositórios Extra | terceiro Repositórios]]:
    deb <nowiki> http://ppa.launchpad.net/team-xbmc-intrepid/ubuntu </ nowiki> intrépidos principal
    deb-src <nowiki> http://ppa.launchpad.net/team-xbmc-intrepid/ubuntu </ nowiki> intrépidos principal
* Instalação:
    sudo apt-get update
    sudo apt-get install xbmc

Boxee ==== ====
[http://www.boxee.tv/ Boxee] XBMC, como é um pacote de código aberto para permitir streaming de vídeo através da Internet, incluindo os do YouTube e outros sites. É um fork do XBMC, e ainda está em fase alpha de teste e desenvolvimento. Ele está atualmente disponível para sistemas 32-bit somente, e recomendado para Hardy. A versão atual é esperada em breve. (Nota: Boxee NetFlix não correr em Linux, apesar dos seus anúncios). Veja esses [http://app.boxee.tv/download Instruções para download].

Elisa ==== ====
[http://elisa.fluendo.com/ Elisa] é um cross-platform media center que o EUA Multimédia GStreamer quadro. Comercial plugins estão disponíveis a partir Fluendo. Suporta PVR e Music Jukebox. Instale:
    sudo apt-get install elisa

LinuxMCE ==== ====
Veja [[# Linux MCE (Media Center Edition) | LinuxMCE]].

Servidores Multimédia === ===
MPD Multimídia reproduzir Servidor ==== ====
[http://mpd.wikia.com/wiki/What_MPD_Is_and_Is_Not MPD] é um servidor de música significava para LAN uso. Pode ser controlada a partir de clientes remotos. Também pode stream internet Córregos.

==== Timidez + + som MIDI Server ====
[http://timidity.sourceforge.net/ timidez] é um software sintetizador MIDI exigidas por vários jogos e outras aplicações MIDI-dependente.
    sudo apt-get install timidez

==== UShare UPnP A / V Media Server ====
[http://ushare.geexbox.org/ uShare] é um servidor de mídia UPnP compatíveis com o Xbox360 e PS3.
    sudo apt-get install ushare

Veja também: [http://ubuntuguide.org/index.php?title=How-to:_Getting_uShare_to_run_at_Startup How-to: Executar não arranque uShare].

=== Multimédia Codificadores ===

==== SOX (Codifica / decodifica áudio )====
[http://sox.sourceforge.net/ SOX] é um pouco confusa utilitário de linha de comando para converter formatos de áudio. Veja [http://sox.sourceforge.net/sox.html este guia de utilização]. Instale:
    sudo apt-get install sox

Executar:
    sox

=== Internet Radio ===
==== ==== Last FM
[http://www.last.fm/ LastFM] é um serviço de partilha de música e recomendações individuais rádio Córregos. É incluída como uma opção não Amarok, ou pode ser instalado separadamente:
    sudo apt-get install lastfm

Internet Radio Shoutcast ==== ====
[http://classic.shoutcast.org Shoutcast] é a primeira e última mp3 livre fluxo de serviço. Centenas de rádio Córregos podem ser reproduzidos através Amarok, audaciosa, ou outro leitor multimédia. Basta [[# Associate padrão Pedidos | associar]] o. Pls Córregos com seu jogador favorito ([[# audacioso | audacioso]] ou XMMS2 recomendado).

Stream Directory Browser StreamTuner ==== ====
[http://www.nongnu.org/streamtuner/ StreamTuner] listas riachos disponíveis na Internet através de uma interface baseada em GTK. Ele enumera Shoutcast Live365 e Córregos, entre outros. Instale:
    sudo apt-get install streamtuner

BBC programa gravação ==== ====
* [Http: / / linuxcentre.net / getiplayer / get_iplayer] permite BBC Córregos (através dos seus iplayer serviço) para usuários britânicos, bem como Hulu UE Córregos para usuários, para ser gravado para o mp4, wav e arquivos MP3 (dependendo do content). Veja o website para a sua utilização.
* IPlayer pode ser executado em Vinho utilizando [http://bbciplayerlinux.sourceforge.net/index.php/Main_Page estas instruções].
> Alterar

== Home Automation / Home Theater / Home Security ==
Completa === Sistemas ===
==== Linux MCE (Media Center Edition) ====
[http://en.wikipedia.org/wiki/LinuxMCE LinuxMCE] é um home theater integrado / home segurança / domótica / telefone PBX / sistema de interfone para sua casa. Incorpora [http://en.wikipedia.org/wiki/MythTV MythTV], [http://plutohome.com/ Plutão] domótica, [http://www.lavrsen.dk/twiki/bin/view/ Motion / Moção WebHome] vigilância de segurança, [http://www.asterisk.org/ Asterisk] PBX, [http://www.cadsoft.de/vdr/ VDR] discoteca vídeo gravador, e outros domótica / security / Pacotes de teatro uma plataforma integrada. Está disponível em 32 e 64 bits versões. LinuxMCE pode executar como um autônomo Home Theater PC ou pode coordenar uma casa totalmente ligados em rede, utilizando como capacidades de rede que são parte intrínseca do Kubuntu Linux OS. Para mais informações consulte o [http://www.linuxmce.org LinuxMCE site].

A mais recente versão estável é executado sem Kubuntu 7 / 10 (Gutsy). Uma versão alfa para Kubuntu 8.10 (Intrepid), foi liberada, ea versão completa é esperada em breve. LinuxMCE pode ser instalado ao mesmo tempo que o Kubuntu SO (sobre um novo PC com uma placa gráfica nVidia), com um único DVD instalação. Alternativamente, pode ser instalado Kubuntu LinuxMCE primeiro e, em seguida, instalou a partir de uma instalação 2 CD.

Home Security === ===
==== ==== Zoneminder sistema de vigilância
Zoneminder gere câmeras de vigilância e guarda as imagens no disco rígido. As imagens podem ser visualizadas através de um [[# LAMP_server_installation | (LAMP) servidor]] remotamente. X10 dispositivos podem ser acionados através built-in scripts. Para mais informações consulte o [http://www.zoneminder.com/ Zoneminder site].

Instale:
   sudo apt-get install zoneminder ffmpeg

Mito Zoneminder ===== =====

[http://mythtv.org/wiki/index.php/MythZoneMinder MythZoneminder] permite-lhe ver a sua segurança através de câmeras Myth TV, essencialmente. É um plugin que as duas interfaces Pacotes Zoneminder (que deve estar funcionando em seu sistema) e Myth TV (que também tem de estar trabalhando.) Veja o [http://mythtv.org/wiki/index.php/MythZoneMinder # Install_MythZoneMinder instruções de instalação].

Pode ser encontrada nenhuma Synaptic como o mythzoneminder pacote.
   sudo apt-get install mythzoneminder

Produtividade == Aplicações ==
Office Suites === ===
Open Office ==== ====
[http://www.openoffice.org Open Office] é instalado por padrão não Ubuntu, com Escritor (Word equivalente), Apresentação (PowerPoint equivalente), Calc planilha (Excel equivalente), e Base de dados relacional (Access equivalente).

===== Abra o Word 2007 documentos em Open Office =====
A última edição do OpenOffice abre. Docx (ou seja, o Word 2007) documentos por omissão.

KOffice ==== ====
O [http://www.koffice.org/ KOffice] suite é parte do projeto KDE e é tão mau para fornecer capacidades da suíte OpenOffice como sem restrições de licenciamento do OpenOffice. Pode ser usado em qualquer versão do Ubuntu. Instale:
   sudo apt-get install KOffice

AbiWord ==== ====
[http://www.abisource.com/ AbiWord] é uma maneira rápida, uma colaboração com capacidade de processador de textos. Para ver uma versão mais atual [http://abisource.com/wiki/Install_on_Ubuntu o AbiWord web site]. Para instalar a partir de Repositórios:
   sudo apt-get install AbiWord

Personal Information Managers === ===
Personal Information Manager Kontact ==== ====
[http://kontact.kde.org/ Kontact] é o padrão PIM não incluído Kubuntu. Kontact inclui e-mail, um Livro de Endereços, uma agenda, lembretes, pop-up de notas, um link para o Akregator Notícias / leitor RSS, o tempo de rastreamento, e mais. Suas muitas funções assemelham-MS Outlook. Através de interfaces com Conectores que muitos [http://kontact.kde.org/groupwareservers.php groupware servidores] (como o Kolab eo eGroupware). Instale:
   sudo apt-get install Kontact

==== Mozilla Sunbird (Calendário )====
[http://www.mozilla.org/projects/calendar/sunbird/ Sunbird] é um grupo calendarização projeto que interagir com o Firefox eo Thunderbird.
   sudo apt-get install Sunbird

* Um pacote relacionado com SeaMonkey Calendário conhecido como também pode ser instalado.
   sudo apt-get install mozilla-calendário

Cesto Note Pads ==== ====
[Nota http://basket.kde.org/ Cesto Pads] é uma nota pessoal, tendo pedido que residem no seu computador e pode ser utilizado para criar "um fazer" listas. É ótimo para centralizar seus Pensamentos em um lugar. Instale-o:
   sudo apt-get install pacote

==== Planner (Projecto de planeamento e gestão )====
[http://www.simpleprojectmanagement.com/planner/ Planner] é um [http://en.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Project MS-Project]-como instrumento de planeamento e gestão.
   sudo apt-get install planner

Time Tracker ==== ====
Você pode controlar quanto tempo você E.U.A. um aplicativo com TimeTracker. Manter registros de facturamento ou simplesmente limitar a sua utilização Internet.

=== Financeiro Software ===
==== GnuCash (Personal Finance Gestão )====
[http://www.gnucash.org/ GnuCash] é uma fonte livre, aberta licenciado sob GPL, que E.U.A. o gestor de finanças pessoais dobradas contabilidade como profissionais contabilistas. É baseado em GTK (Gnome 2). A versão atual pode ser instalado a partir de arquivos fonte (veja o site para obter instruções de instalação), ou versão do pacote pode ser instalado:
: Aplicações -> Adicionar / Remover Programas -> Office -> GnuCash Finance Management

ou a partir dos terminais de linha de comando:
   sudo apt-get install GnuCash

==== KMyMoney (Personal Finance Gestão )====
[http://kmymoney2.sourceforge.net/index-home.html KMyMoney] é um gestor de finanças pessoais que E.U.A. dobradas contábeis, o método profissionais contabilistas utilização. É semelhante ao MS-MyMoney e Intuit QuickBooks. Ele é projetado para o desktop KDE. Instale:
: Aplicações -> Adicionar / Remover Programas -> Office -> KMyMoney

ou a partir dos terminais de linha de comando:
   sudo apt-get install kmymoney2

==== Moneydance (Personal Finance Gestão )====
[http://moneydance.com/ Moneydance] é um comercial da cruz-plataforma Java baseados em finanças pessoais semelhante ao gestor KMyMoney E.U. que vende por 40 dólares por licença.

==== SQL-Ledger (Empresa de Gestão Financeira )====
[http://www.sql-ledger.org/ SQL-Ledger ERP] é uma livre e de código aberto, plataforma independente dupla contabilidade, método e sistema Enterprise Resource planejador (inventário, trabalho e ordens de compra, impostos, etc) E.U.A. que o banco de dados MySQL. Ele E.U.A. um navegador da web para uma interface e ser acessada remotamente. É muito abrangente e está disponível em muitas línguas. Instale:
   sudo apt-get install sql-ledger

==== WebERP (Empresa de Gestão Financeira )====
[http://www.weberp.org/ WebERP] é um livre, open-source Enterprise Resource planejador e contabilidade suíte semelhante ao SQL-Ledger E.U.A. que um navegador da Web como uma interface. Funciona sobre o [[# Lampada servidor instalação | Lampada servidor]]. É um pouco difícil de implementar e usar, mas obedece a um rigoroso enquadramento contabilístico. Configure seu servidor LAMP primeiro e, em seguida, instalar usando o site instruções.

==== Phreebooks (Empresa de Gestão Financeira )====
[http://www.phreebooks.com/ Phreebooks] é um livre de código-fonte aberto Enterprise Resource planejador e contabilidade suíte semelhante ao WebERP. Também funciona em um [[# Lampada servidor instalação | Lampada servidor]]. É no desenvolvimento ativo em 2008. Um demo está disponível no site.

==== Quasar (Empresa de Gestão Financeira )====
[http://www.linuxcanada.com/ Quasar] é uma propriedade de base Linux contabilidade suíte semelhante ao Quickbooks. Para utilizadores sem um único ponto-de-venda ou necessidades de rede, é gratuito. Para outros usuários, custa CA $ 500 por assento. O Instalador de sistemas baseados em KDE e [http://outkastsolutions.co.za/outkast/index.php?option=com_docman&task=doc_details&gid=14&Itemid=31 aqui].

=== === Groupware
Groupware soluções incluem Calendários partilhados, grupo de servidores de e-mail, endereço listas grupos, o grupo dos projectos, e mensagens internas. Exigem (um ou mais) servidores com [[# LAMP_server_installation | LAMP]] ou similares [[# servidores | servidor]] Chaminés.

Groupware servidores ==== ====
Groupware servidores estão destinados a funcionar em um servidor plataforma. Você deve instalar o servidor versão do Ubuntu / Ubuntu primeiro. Ler [[# servidores | servidores]].

Kolab ===== =====
[http://www.kolab.org/ Kolab] é a mais completa solução open-source groupware disponíveis e é distribuído como uma solução multi-plataforma. (Integra-se facilmente com os dois Ubuntu (incluindo Evolution) e KDE / Kubuntu (incluindo Kontact).) É livre e de código aberto com uma licença GPL (contrariamente a outras soluções groupware), ainda o apoio das empresas também está disponível. É escalável para grandes organizações e é o Outlook (MS-Exchange) e Mozilla compatíveis. Este é um pacote alemão, no entanto, e documentação em Inglês é limitado, o que podemos fazer instalação desafiador. O Kolab site fornece instruções para a sua própria [http://wiki.kolab.org/index.php/Kolab2_Installation_-_Source instalação da fonte] (actualmente v. 2.2). Em breve:

* Instalar o compilador e outras coisas necessárias:
   sudo apt-get install build-essential
* Faça um diretório para o Kolab instalação e torná-la universalmente acessível:
   sudo cd /
   sudo mkdir / Kolab
   sudo chmod 777 / Kolab

*''Opcional:''Se você deseja montar Kolab em sua própria partição, em seguida, criar uma nova partição (utilizando Gparted, por exemplo). Descobrir o nome do dispositivo de sua partição extra:
   fdisk-l
: Deve ser algo como / dev/sda3.
: Montagem / dev/sda3 (ou qualquer que seja a sua partição é) como / Kolab, editando / etc / fstab:
   sudo nano / etc / fstab
: e adicionando a linha:
   / dev/sda3 / Kolab ext3 defaults, rw 0 0
: então reiniciar e certifique-se que não existem erros.

* Crie um directório em que o download de Kolab:
   mkdir / kolabtmp
* Baixe todas as correntes Kolab arquivos:
   cd / kolabtmp
   wget-r-l1-nd - no-mãe <nowiki> http://ftp.gwdg.de/pub/linux/kolab/server/beta/kolab-server-2.2.1-beta-1/ix86-debian4 ,0 </ nowiki>
<!--->* Copie os arquivos baixados para o seu / Kolab diretório.
   cp / kolabtmp / * / Kolab
* Não estou certo de que o próximo passo é necessário, mas que garante a sua instalação vai para / Kolab:
   sudo mkdir / usr / local / Kolab
   sudo ln-s / usr / local / Kolab / Kolab <--->
* Instale Kolab (como root usando sudo-s):
   sudo-s
   sh instalar-kolab.sh 2> & 1 | tee Kolab-install.log
* Reinicialize o sistema.
* Pare Kolab serviços e executar o utilitário configuração:
   sudo / Kolab / bin / rc openpkg todos parar
   sudo / Kolab / sbin / kolab_bootstrap-b
: Obviamente, você deve conhecer todos os seus detalhes, tais como o seu nome de host totalmente qualificado, domínio detalhes, etc, antes de fazer este passo. Se você não estiver familiarizado com o [http://www.openldap.org/ OpenLDAP] e [http://en.wikipedia.org/wiki/LDAP LDAP] básico, você deve saber sobre ele, como utiliza o Kolab slapd OpenLDAP demónio servidor.
* Reiniciar Kolab todos os serviços:
   sudo / Kolab / bin / rc openpkg todos começam
* Acesso ao administrador interface web utilizando o "gestor" ea senha que você definiu na bootstrap configuração:
   <nowiki> https: / / yourhost.yourdomain.name / admin </ nowiki>

====== Kolab pacote Debian ======
* Existe um Ubuntu / Kubuntu / pacote Debian para Kolab (v. 2.1), mas não há suporte para ele existir. De facto, é devido a ser retirados da pacotes Debian, devido a esta falta de apoio. As instruções de instalação estão incluídas abaixo como referência, e se tiver sucesso o pacote de instalação, adicione as medidas que tomou para que ele funcione.
   sudo apt-get install kolabd Kolab-webadmin

Para reconfigurar configuração após a instalação original, parar todos os serviços da web:
   sudo / etc/init.d/apache2 stop
   sudo / etc / init.d / kolabd parar
   sudo / etc / init.d / Kolab-cyrus parar
   sudo / etc / init.d / postfix stop
   sudo / etc / init.d / saslauthd stop
   sudo / etc / init.d / slapd stop

e, em seguida, iniciar o Kolab bootstrap configuração:
   sudo kolab_bootstrap-b

e prossiga com a configuração de seu servidor / domínio.

Em seguida, reinicie todos os serviços (por exemplo: sudo / etc / init.d apache2 iniciar).

Notas: Kolab usa seu próprio servidor de componentes, e é melhor para executar Kolab em um servidor dedicado. No entanto, é possível executar outros servidores na mesma máquina, desde que você escolher se o servidor suplente portos módulos conflito.

Citadel ===== =====
[http://www.citadel.org/ Cidadela] é um turn-key totalmente open source groupware solução (que também é compatível Kolab), com uma estrutura alicerçada no boletim de bordo sistemas e, portanto, é fácil de usar. As instruções de instalação encontram-se no site.

eGroupware ===== =====
[http://www.egroupware.org/ eGroupware] é um sólido e estável fonte aberta livre groupware solução (com licença GPL), com base nas LÂMPADA pilha (o padrão servidor pilha incluída com Ubuntu Server) e do servidor de e-mail Postfix (ambos das quais deverão ser instalados em primeiro lugar). Há uma nova versão recentemente disponíveis, com um novo patrocinador na Alemanha e de uma empresa comercial versão. Compatibilidade com muitos clientes tem sido melhorado. EGroupware prevê a instalação fácil e rápida configuração do tempo de todas as soluções groupware. Grande parte da documentação para a versão atual, infelizmente, não está em Inglês.
   sudo apt-get install eGroupware

Open-Xchange ===== =====
[http://www.open-xchange.com/wiki/index.php?title=Quick_install_guide_for_the_Server_Edition_Ubuntu8.04 Open-Xchange] é uma solução proprietária groupware (concebida como uma substituição MS-Exchange), que lançou uma "comunidade edição" baseado em versões comerciais. O mais tardar. Deb é para Hardy Heron 8.04. É compatível com muitos tipos diferentes de clientes, incluindo Kontact, Outlook e PDAs Palm. As instruções de instalação estão no site e que não são triviais.

===== ===== OpenGroupware
[http://www.opengroupware.org/ OpenGroupware] é uma solução de groupware baseado na base de dados PostgreSQL. Existe uma versão empresarial e uma versão limitada de fonte aberta, e de desenvolvimento parece ter estagnado em 2008. A instalação deve ser proveniente de fonte, como os pacotes são muito desactualizado. Veja o site para mais detalhes.

===== Zarafa =====
[http://zarafa.com/?q=en/content/community-0 Zarafa] é o líder europeu MS-Exchange substituição / groupware solução. Ele é proprietário, mas um licenciado sob GPL, (excepto no caso de marcas) livre de código-fonte aberto comunidade edição foi lançada em 2008. Descarregar instruções estão disponíveis no site.

===== ===== Zimbra
[http://www.zimbra.com/community/downloads.html Zimbra] é uma propriedade groupware que oferece uma solução de código aberto "Edição da comunidade". Embora atualmente livre, a comunidade edição é limitada em recursos e não tem uma licença GPL. Todas as alterações apresentadas e as contribuições passam a ser propriedade da Yahoo.

A última versão é para Hardy Heron LTS 8,04 e pode ser baixado como um arquivo. Tar.gz arquivo a partir do site.

===== SugarCRM Server =====
[http://www.sugarcrm.com/crm/ SugarCRM] é um comercial de gestão de relacionamento com clientes (CRM) e plataforma groupware servidor (vendas, marketing, suporte, gerenciamento de projetos, agenda) com um sistema de edição da comunidade. Ele suporta MySQL e MS SQL bancos de dados. Para mais informações consulte [http://www.ubuntugeek.com/install-sugarcrm-community-edition-in-ubuntu-810-server.html SugarCRM Server Setup].

Groupware Clientes ==== ====
Muitas soluções groupware têm conectores para interface com os clientes, tais como Kontact / KMail eo Mozilla Thunderbird (ou SeaMonkey).

===== Kontact Personal Information Manager =====
O [[# Kontact_Personal_Information_Manager | Kontact Personal Information Manager]], incluídas no Ubuntu, por padrão, [http://kontact.kde.org/groupwareservers.php interfaces com muitos servidores de groupware].

===== KDE Groupware Assistente =====
Kubuntu fornece um assistente (script) para ajudar os clientes (como o Kontact / Kmail) conectar a um servidor de groupware. Actualmente os suportados são servidores de groupware Kolab, eGroupware, SUSE Linux Openexchange, e Novell Groupwise.

===== Yahoo! Zimbra desktop no Ubuntu 8/04 =====
Zimbra Desktop é uma área de trabalho, que colabora com Zimbra servidores. Para mais informações consulte [http://www.ubuntugeek.com/how-to-setup-yahoozimbra-desktop-in-ubuntu-804-hardy.html Yahoo! Zimbra desktop Guia de Instalação].

===== Oracle Calendar Desktop Cliente =====
O [http://www.oracle.com/technology/products/cs/user_info/ocalendar/desktop_index.html Oracle Calendar Desktop Cliente] é proprietária calendarização de software para uso com Oracle groupware / sistemas de bancos de dados.

Download Oracle Calendário Desktop Cliente:
   wget <nowiki> http://www.k-state.edu/infotech/calendar/oracle-10-clients/DesktopClients/Linux/cal_linux_1011.tar.gz </ nowiki>

Extrato:
   tar-xvf cal_linux_1011.tar.gz

Mude para o diretório arquivos extraídos:
   OracleCalendar_inst cd /

Preparar os arquivos:
   mv cal_linux cal_linux.bak; gato cal_linux.bak | sed "s / exportação LD_ASSUME_KERNEL / # xportar LD_ASSUME_KERNEL /"> cal_linux; rm cal_linux.bak

Alterar permissões:
   chmod + x gui_install.sh cal_linux

Inicie a GUI instalador:
   sudo sh gui_install.sh

=== Software Wiki ===
Software wiki permite que uma organização tenha um manual que pode ser editado por um número de colaboradores. A Wikipedia é o exemplo mais conhecido.

MediaWiki ==== ====
[http://www.mediawiki.org MediaWiki] é o livre, open source software de servidor que utiliza Wikipedia. É muito escalável para grandes utilizações. Funciona sobre o [[# LÂMPADA servidor instalação | LÂMPADA servidor pilha]] (que utiliza o banco de dados MySQL e está disponível como uma opção de instalação com o (K) ubuntu [[# Servidores | servidor]]), ou ele pode ser usado com uma base de dados PostgreSQL. As instruções de instalação estão [http://www.mediawiki.org/wiki/Manual:Installation_guide aqui].

TWiki ==== ====
[http://twiki.org TWiki] é uma fonte aberta wiki motor utilizado por muitas pequenas a médias empresas internamente. Tem uma equipe com vários ativos desenvolvimento plugins. Veja o website para obter instruções de instalação.

TiddlyWiki ==== ====
[http://www.tiddlywiki.com/ TiddlyWiki] é uma fonte aberta pessoais wiki. É ideal para criar uma lista de coisas para fazer, tomando nota, ou como uma ferramenta de colaboração uma pequena equipa. É um único arquivo HTML que pode residir no computador ou pode até mesmo ser enviados para um servidor web e ser utilizado como um simples website. É desenvolvido usando um navegador Firefox como uma interface. As instruções de instalação estão no site.

=== Desenvolvimento ===
Desenvolvimento Web Editor Kompozer ==== ====
[http://kompozer.net/ Kompozer] é um Gecko-based web autoria sistema que combina a edição com o web site de gerenciamento de arquivo de uma em modo WYSIWYG. Eu suporta XML, CSS, Javascript e em uma arquitetura XUL.
   sudo apt-get install kompozer

==== Quanta Plus (Web IDE )====
[http://quanta.kdewebdev.org/ Quanta Plus] é um ambiente integrado do desenvolvimento integrado com o KDE desktop. Permite desenvolvimento web, bases de dados, design, design e scripts e XML, por exemplo, usando várias ferramentas desenvolvimento. A última versão estável é 3.5, porém, e se integra com o ambiente KDE 3.5 (Ubuntu Hardy Heron). Você deve, portanto, usar Ubuntu Hardy Heron com este produto. (Existe também uma versão comercial (Quanta Ouro), também orientada para o KDE 3).
   sudo apt-get install quanta Kompare kxsldbg Cervisia

NetBeans IDE ==== ====
[http://www.netbeans.org/features/ NetBeans] é um livre de código-fonte aberto ambiente integrado do desenvolvimento usado para criar aplicações usando Ajax, Ruby, PHP, Groovy, Java, Javascript, C + +, scripts e outros utilitários.
   sudo apt-get install NetBeans

Desenvolvimento Web Editor Bluefish ==== ====
[http://bluefish.openoffice.nl/ Bluefish] é baseada em um GTK (Gnome-oriented) editor para escrever websites, scripts e programação código. Suporta Perl, Python, PHP, CSS, XML, Java, Javascript, C, SQL, e outros formatos.
   sudo apt-get install anchova

==Web Publishing==

===Drupal (Web content publishing)===
[http://drupal.org/ Drupal] is the leading open-source website creation and content collaboration tools. A modular approach to website building, from simple out-of-the-box websites to complex sites is possible with a short learning curve. Get more info on how to [http://drupal.org/getting-started get started]. Drupal requires a prior installation of a [[#LAMP_server_installation|LAMP]] server stack.

Drupal is available as a package from Synaptic, or from the command-line terminal:
 sudo apt-get install drupal5

===Joomla (Web content publishing)===
[http://www.joomla.org/ Joomla] is a powerful open source website creation and content management tool that allows website creation for use in every arena from the simple to complex corporate environments. [http://docs.joomla.org/Beginners Info for beginners] is a good place to start.

===Scribus (Desktop publishing)===
[http://www.scribus.net/ Scribus] is an open-source package that provides professional-appearing desktop publishing.
 sudo apt-get install scribus

===Plone (Content Management System)===
[http://plone.org/ Plone] is a free, open source (GPL-licensed) multi-platform content management system used by many large organizations around the world. It is available with an integrated installer [http://plone.org/products/plone here].

== Science, Technology, and Engineering Applications==
What .. you thought Ubuntu was just for play?
<!--- ===LabVIEW===
[http://www.ni.com/linux/labview.htm LabVIEW] is a leading platform for designing test, measurement, and control systems.  You can build applications that range from simple temperature monitoring to sophisticated simulation and control systems. --->
===Health applications===
====WorldVistA (Enterprise Electronic Health Record)====
[http://worldvista.org WorldVistA] is the largest and most robust CCHIT-approved electronic health record platform in the public domain. It is GPL licensed, is based on the US Veterans Administration health record system, and can be installed as an integrated database, server, and client system on Linux systems. (A Windows interface is available for networked Windows users.) Download and installation instructions are [http://worldvista.org/Software_Download/worldvista-ehr-auto-installers here].

*A beta .deb package called Astronaut WorldVistA EHR (for clinics) is now [http://sourceforge.net/project/platformdownload.php?group_id=255113 available here]. See [http://groups.google.com/group/Hardhats/browse_thread/thread/288b85582d62184f?hl=en this post] for installation instructions.
 wget <nowiki>http://superb-west.dl.sourceforge.net/sourceforge/worldvistaautoi/astronaut-wv-server-beta-0.6.3.deb
dpkg -i astronaut-wv-server-beta-0.6.3.deb

Matemática soluções

Scilab, Octave, e Freemat são três soluções open source para resolver equações matemáticas complexas. Octave ==== ==== Gnu Octave é uma fonte livre, aberta (licença GPL) plataforma para a resolução não-linear e as equações lineares, similares aos (e compatível com a maioria) Matlab . É assim com interfaces Gnuplot. Para dicas de solução de problemas, consulte desta discussão. Instale:

 sudo apt-get install octave3.0

Também recomendado:

 sudo apt-get install libatlas3gf-base gnuplot qtoctave

Nota: [https: / / forja.rediris.es / FRS /? Group_id = 60 & release_id = 299 QTOctave] é um GUI para Gnuplot ou Easyplot 1.1, e sua biblioteca é uma álgebra ATLAS-software de otimização conjunto de utilitários.

EasyPlot 1.1 é uma alternativa ao Gnuplot, com um [https: / / forja.rediris.es / FRS /? group_id = 60 & release_id = 299 versão] que pode ser utilizado com QTOctave. Deve ser instalado a partir do código fonte.

Uma GUI mais velhos para Octave / Gnuplot é qgfe (disponível como o pacote qgfe).

==== ==== Freemat Freemat é uma fonte livre, aberta (licença GPL) plataforma para a resolução não-linear e as equações lineares, similares aos (e compatível com a maioria) Matlab. Instalar a partir de Adicionar / Remover Programas (Edutainment) ou

 sudo apt-get install freemat

Amateur Radio aplicações

Fldigi é um livre, open-source (GPL) para a aplicação em modo digital amador comunicações rádio usando uma placa de som. Ativar "Comunidade Manuten Software (Universo)" Fontes de Software; depois de instalar o Adicionar / Remover Programas em (Amateur Radio) ou digitando

 sudo apt-get install fldigi

Utilitários == == Utilitários facilitar as tarefas diárias, como a manutenção do relógio até à data, arquivo utilidades, e muito mais.

Arquivamento Utilitários

==== ==== BChunk BChunk é um utilitário de linha de comando que lhe permite converter. Cue e. Bin arquivos em um. Iso (de modo que eles possam ser abertos e manipulados no Ubuntu). 'Aviso: Se o bin / cue imagem possui faixas de áudio, eles serão perdidos.'

Receba BChunk

 sudo apt-get install bchunk

Para converter. Cue e. Bin arquivos, navegar até a pasta e executar este comando (em substituição ficheiros com o seu próprio):

 bchunk inputfilename.bin inputfilename.cue outputfilename.iso

Após o ficheiro é convertido em norma ISO, pode montá-la usando:

 sudo mount-o loop outputfilename.iso / media / saída

Navegue até / media / saída e você verá todo o conteúdo lá. Você pode copiá-lo em qualquer lugar.

Para desmontar:

 sudo umount / media / saída

HJSplit Arquivos Joiner / Splitter

HJSplit para Linux (versão Java).

  • Certifique-se de que você tenha instalado Java Runtime Environment:
 sudo apt-get install sun-java6-jre
  • Faça o download do arquivo JAR HJSplit:
 wget http://www.freebyte.com/download/hjsplit/hjsplit_g.jar
  • Crie o diretório para HJSplit:
 sudo mkdir / opt / hjsplit
  • Mova o arquivo para um diretório apropriado:
 hjsplit_g.jar sudo mv / opt / hjsplit /
  • Executar:
 cd / opt / hjsplit / & & java-jar hjsplit_g.jar

Nota: Você também pode fazer um terminal de atalho (menu) em K Menu Editor.

Rar ==== ==== Rar arquivos arquivos para o proprietário. Formato zip.

 sudo apt-get install rar

Esta aplicação é um 40-day trial.

Unrar ==== ==== Unrar extrai arquivos arquivados com o proprietário. Formato zip. Esta aplicação é gratuito para uso não comercial. Ele é instalado com o ubuntu-restricted-extras pacote. Se não estiver, instale:

 sudo apt-get install unrar

7-Zip ==== ==== O open-source 7-zip archive formato foi originalmente concebido para o Windows (e DOS), mas também está disponível para Ubuntu. O GNU / Linux versão do 7-Zip não vem com uma interface gráfica, mas pode ligar Arca em 7-Zip para manipular arquivos 7z. Instale:

 sudo apt-get install p7zip-full

Hard Drive Utilitários

KDiskFree (Disco rígido propriedades acompanhar )

KDiskFree é um utilitário do KDE para o acompanhamento de espaço livre em disco, etc

 sudo apt-get install kdf

Relógio Utilties

Screensavers === ===

Partição Gerentes

==== ==== GParted Partition Manager Gparted Gnome é um gerenciador de base partição que pode ser utilizado com o KDE.

  • Este utilitário funciona melhor como um LiveCD. Baixe o Gparted. Imagem ISO aqui. Siga [https: / / help.ubuntu.com / comunidade / BurningIsoHowto estas instruções] para gravar o arquivo. Imagem ISO para o CD. Use o GParted LiveCD como sua partição gerente.
  • Você também pode instalar o pacote:
 sudo apt-get install gparted

==== ==== QTParted Partition Manager QTParted é uma partição baseada QT-gerente ainda em desenvolvimento. É semelhante ao Partition Manager.

 sudo apt-get install qtparted ntfsprogs

Rede Monitores

Existem dois tipos de rede monitores: aqueles que controlam o seu próprio sistema e as configurações da rede que monitora o tráfego de rede. Este último inclui ferramentas de segurança que também podem ser utilizados como ferramentas hackers. Apesar de não cair na última, vale a pena conhecer essas ferramentas para que você estejam cientes dos riscos de segurança à sua rede. Uma lista de ferramentas está disponível em Topo Ubuntu Security Tools.

==== ==== KSniffer KSniffer é um analisador de tráfego para o KDE. Instale:

 sudo apt-get install ksniffer

KNemo (interfaces de rede para monitorar systray )

KNemo é a interface de rede para monitorar o KDE 3. Não é compatível com KDE4.

 sudo apt-get install knemo

Netstat ==== ==== Netstat Linux é a ferramenta de linha de comando para controlar rede estatuto e as funções. Existem muitos usos parâmetros. Consulte o manual para ajudar.

 netstat
Knetstats

Knetstats é a versão para o KDE 3.5 está systray. Uma versão para o KDE 4 ainda não existe.

 sudo apt-get install knetstats
Cactos Acompanhamento Server

[cactus http://www.cacti.net/] é um completo, livre de código aberto rede Graphing solução concebida para aproveitar o poder do rrdtool 's de armazenamento de dados e gráficos funcionalidade. Cactos proporciona um rápido Poller, avançado gráfico templating, vários métodos de aquisição de dados, funcionalidades de gestão e do usuário fora da caixa. Ele usa MySQL e PHP (parte do servidor LAMP stack). Tudo isso é envolto em um intuitivo e fácil de usar a interface que faz sentido para LAN e médias instalações até complexas redes com centenas de dispositivos. Para mais informações consulte cactos Server Setup.

Ubuntu = Sistema de Administração = Automatizando Tarefas == == Tarefas (cron eventos) pode ser automatizado / programado utilizando uma interface gráfica.

Sistema -> Administração -> Agendador de tarefas

Ubuntu = Sistema de Administração = Automatizando Tarefas == == Tarefas (cron eventos) pode ser automatizado / programado utilizando uma interface gráfica.

Sistema -> Administração -> Agendador de tarefas

== == Boot Menu

Login menu

Você pode alterar o login do menu da interface gráfica:

Sistema -> Administração -> Avançadas -> Gerenciador de Login

Você pode escolher um tema integrado ou selecione os componentes individuais da tela de login / processo.

GRUB boot manager definições

  • Se você tiver vários sistemas operativos (SO) em seu computador, você está provavelmente usando um gerenciador de inicialização GRUB para selecionar quais um para iniciar na inicialização. Você pode editar as opções para o GRUB a partir de uma interface gráfica:
Sistema -> Administração -> Avançadas -> Editor GRUB
  • Para editar as definições manualmente, a partir da linha de comando Terminal:
 sudo nano / boot / grub / menu.lst

== == Aplicações Padrão Você pode escolher qual o programa para usar como seu programa padrão para uma tarefa específica.

Sistema -> Administração -> Aplicações Padrão

Matar um processo == == Às vezes, um programa (ou "processo") simplesmente congela. Para "matar" (ou final) do programa / processo:

Sistema -> Administração -> Monitor de Sistema -> errant destacar o processo -> Mata processo

Ativando NUM LOCK no arranque

Sistema -> Administração -> Teclado e Rato -> Teclado -> "ligar NumLock na inicialização"

Sistema de Backup e Recuperação

Rsync === === rsync é o diretório backup e transferência ferramenta para Linux. É instalado por padrão no Ubuntu. Ele pode fornecer qualquer tipo de cópia de segurança, e as opções são vastas. Vários GUI frontends para rsync estão listados aqui.

==== ==== GRsync GRsync é um GTK-based GUI front-end para rsync. Instale:

 sudo apt-get install grsync

Manter (Backup and Recovery)

Mantenha é uma utilidade backup que foi utilizado em versões anteriores do Ubuntu. Não foi recentemente actualizado e já não está incluído no Ubuntu por omissão. Instale:

 sudo apt-get install manter

Executar:

  • Sistema -> Manter (Backup System)
* Backup:
Clique em "Adicionar um diretório de backup"
Selecione diretórios que você deseja fazer backup
Selecione um local para colocar o backup
Defina quantas vezes você desejar as cópias de segurança a ter lugar, e quanto tempo para mantê-los
Clique em "Backup Now"
Selecione o diretório grupos que você deseja fazer backup.
* Recuperar:
Clique em "Restaurar um backup"
Selecione o diretório grupos que você deseja restaurar.

Partimage (Partição backup)

Partimage é uma utilidade livre de código-fonte aberto para fazer backup de uma partição inteira em uma imagem. iso. Pode ser usado em uma rede, também. Instale:

 sudo apt-get install partimage


Usuário == Administração ==

  1. Sistema -> Administração -> User Management -> Modo Administrador

Adicionar novos usuários

  1. Botão "Novo"
  2. Mude o "Login Name" para o usuário desejado
  3. Clique no botão "Senhas e Segurança" na guia
  4. Digite a senha desejada

Modificar Utilizadores === ===

  1. Selecione o usuário que deseja modificar
  2. Clique no botão "Modificar" botão

Removendo Usuários

  1. Selecione o usuário que deseja remover
  2. Clique no botão "excluir"

Mudar o usuário grupos

É muitas vezes necessário ter privilégios extra para fazer determinadas tarefas. Estes privilégios são atribuídos ao usuário por sua pertença a determinados grupos. As tarefas que estão autorizados a ser executado por qualquer utilizador pertencente ao grupo associado a essa tarefa.

Exemplo:um "sudoer" é um usuário que pode executar certas tarefas administrativa, tais como a actualização do sistema. Para se tornar um "sudoer" um usuário deve pertencer ao "sudo" grupo.
Menu Aplicações -> Sistema -> User Manager ->usuário-> Grupos -> verificar sudo

Para se tornar um administrador, você deve pertencer ao adm, admin, e sudo grupos. Para ser um VirtualBox usuário, você deve pertencer ao grupo VirtualBox. Para alterar as configurações da impressora que você deve pertencer a lpadmin. Para usar o CD, você deve pertencer a cdrom. Para utilizar dispositivos acopláveis-quente, você deve pertencer a plugdev. Para compartilhar pastas Samba (em uma rede com Windows), você deve pertencer a sambashare. Para acessar arquivos NTFS usando o virtual filesystem fusível, você deve pertencer ao grupo fusível. Para utilizar muitos jogos, você deve pertencer ao grupo dos jogos. A lista é longa, e nem sempre evidente.

Infelizmente, enquanto esta é a característica que dá Linux tal alto nível de segurança, ela também pode ter diligência se lembrar de adicionar seu usuário a determinados grupos. Não é incomum para os programas e funções do seu sistema para trabalhar não apenas porque você não tem privilégios para o fazer, porque você se esqueceu de adicionar o seu usuário ao grupo apropriado (s).

Da maior importância, você já deve ser um administrador, a fim de mudar filiação em grupos. Portanto, se você criar um novo usuário e pretendem dar ao usuário os privilégios administrativos (por atribuir ao usuário a grupos administrativos), você deve fazê-lo de seu original conta administrador (o que você configurar em uma instalação), ou de outro usuário administrativo conta.

Timekpr (Controlo parental)

Timekpr é um programa para monitorar e controlar o computador de utilização de contas de utilizador.

  • Se actualizar, remover quaisquer versões anteriores:
   sudo dpkg - purge timekpr
   deb  http://ppa.launchpad.net/nedberg/ubuntu  desenvolto principal
   deb-src  http://ppa.launchpad.net/nedberg/ubuntu  desenvolto principal
  • Instalação:
   sudo apt-get install timekpr
Quando perguntado qual padrão Exibir Gerente de usar, seleccione "gdm"
  • Início:
Sistema -> Administração -> Painel de Controle Timekpr

Filtragem de conteúdo da Web

DansGuardian fornece capacidades de Filtragem web, semelhante ao NetNanny. É útil para limitng conteúdo acessível ao público em estações de trabalho, ou para filtrar conteúdo para usuários mais jovens. Integra-se com ClamAV, e utiliza vários critérios para filtrar sites (que é difícil modificar). É utilizado com [https: / / www.banu.com/tinyproxy/ Tinyproxy] (melhor para os utilizadores individuais) ou do Squid proxy (melhor para um servidor de rede ). Instale:

   sudo apt-get install dansguardian tinyproxy
Ou
   sudo apt-get install dansguardian Lula

Veja [https: / / help.ubuntu.com / comunidade / servidores / DansGuardian estas instruções de instalação] para configuração detalhes. Em breve,

  • Dansguardian Edite o ficheiro de configuração:
   sudo nano / etc / dansguardian / dansguardian.conf
Comente como desconfigurado linha:
   # Desconfigurado
Se estiver usando tinyproxy em vez de Lula, mudar o proxyport para 8888:
   proxyport 8888
  • Reinstale dansguardian:
   sudo apt-get install - reinstall dansguardian
  • Definir o navegador para usar o localhost: 8080 proxy. Por exemplo, no Firefox:
* Firefox -> Editar -> Preferências -> Avançado -> Rede -> Configurações
* Configuração manual de proxy -> proxy HTTP: localhost -> Port: 8080
  • A módulo Webmin está disponível para Administrar configurações. Além disso, um GUI para alterar as configurações chamado Dansguardian Webstrict está em desenvolvimento.
  • A GUI para uso com o IPCop (Baseado no módulo webmin) também está disponível.

Trabalhando com Menus

Crie uma pasta criptografada

Com o Ubuntu, você pode criar uma pasta cujo conteúdo está criptografado. Veja [https: / / help.ubuntu.com / comunidade / EncryptedPrivateDirectory estas instruções].

Impressoras

A nova interface CUPS reconhece muitas impressoras. Específicos impressoras não reconhecido pode ser instalado utilizando instruções freqüentemente encontrado em do Linux Foundation OpenPrinting de dados.

Adicionar uma impressora

Sistema -> Administração -> Impressão -> Nova Impressora -> Nova Impressora

A maior parte do tempo, uma impressora (se estiver ligado e conectado) será detectado automaticamente.

Minha impressora de rede com o seu próprio endereço IP não foi instalado corretamente nenhuma 192.168.0.124

Socket: / / 192.168.0.124:9100.

Você também pode escolher impressoras em um sistema Windows através do Samba e outros tipos de impressoras em rede, além de impressoras conectadas diretamente.

Usar interface web CUPS

A partir de qualquer navegador da Web, vá para o URL:

Http: / / localhost: 631

Criar um link simbólico a partir de um ficheiro para outro local

   ln-s / caminho / para / source / caminho / para / destino

Se / caminho / para / destino superuser exigir direitos de utilização:

   sudo ln-s / caminho / para / source / caminho / para / destino

Isto é semelhante, mas mais poderoso do que, uma criação de atalhos, com ex-usuários do Windows que pode ser familiar.

Atribuir uma senha root

Para ser capaz de efetuar o login como root diretamente, você deve atribuir uma senha root. Isto pode ser feito com:

   sudo passwd root

Depois, você pode usar

   su

para obter um prompt raiz. Você teria, então, usar uma senha de root.

Obter um prompt == raiz sem utilizar uma senha root == Se você ainda não tenha definido uma senha raiz (ou não sei), você pode obter privilégios usuário root, de qualquer forma. Do Terminal de linha de comando:

   sudo-s
Ou
   sudo su
Ou
   sudo bash

Você usará o seu próprio usuário, em vez de uma senha root senha.

Você também pode receber uma solicitação para se tornar qualquer outro usuário no computador, Escrevendo:

   sudo su <username>

Usar o gerenciador de arquivos como root

   gksudo nautilus

Manualmente montar e desmontar um dispositivo

Para montar manualmente um dispositivo:

   mount / dev / hda

substituir / dev / hda com a localização do dispositivo.

Para desmontar manualmente um dispositivo:

   umount / dev / hda

substituir / dev / hda com a localização do dispositivo.

Compatibilidade Windows

Montando partições NTFS (com leitura / gravação privilégios)

Descubra o nome da sua partição NTFS:

   sudo fdisk-l

Método 1: Neste exemplo, uma unidade NTFS é listado como por fdisk / dev/sda2, mas vocês podem ser diferentes.

Faça um ponto de montagem para uma unidade:

   sudo mkdir / media / WindowsNTFS

Editar fstab:

   sudo nano / etc / fstab

Comente como linhas adicionados automaticamente pelo Ubuntu instalação:

   # / Dev/sda2 auto nouser, ATIME, noauto, rw, nodev, noexec, nosuid 0 0
   # / Dev/sda2 / mnt auto utilizador, ATIME, noauto, rw, nodev, noexec, nosuid 0 0

e em vez adicionar uma linha:

   / Dev/sda2 / mnt / WindowsNTFS ntfs-3g calma, defaults, rw 0 0

Nota: Há muitas maneiras de montar a unidade, dependendo de suas necessidades. O fstab Arquivo controla este processo. Veja Como editar e compreender fstab e Introdução ao uso fstab.

Neste exemplo, indicaram que o sistema de arquivo foi um filesystem ntfs-3g, para não usar uma opção automática (que detecta automaticamente o sistema de arquivos). Eu costumava rw precisar ler / escrever privilégios para todos os utilizadores, mas umask = 0 e umask = 000 São Azeites por alguns kernels.


Método 2: Editar fstab:

   sudo nano / etc / fstab

Quando Ubuntu instalação terminar, ele Monta automaticamente todas as partições NTFS com ntfsprogs, acrescentando uma linha semelhante à seguinte para fstab:

   UUID = 8466268666267956 / media/sda1 ntfs defaults, gid = 46 0 1

Altere esta linha para:

   UUID = 8466268666267956 / media/sda1 ntfs-3g defaults, NLS = utf8, locale = zh_CN.UTF-8, rw, gid = 46 0 1

Neste exemplo, eu tenho uma língua chinesa-instalação do Windows na minha primeira partição, por isso, definir o parâmetro localidade (locale = zh_CN.UTF-8), para que meus documentos chinês pode Exibir corretamente. Configurando rw (o mesmo que umask = 0 ou umask = 000) permite-me ler / escrever uma partição sem sudo. gid = 46 especifica que a unidade irá pertencer ao grupo de dispositivos acopláveis-quente (plugdev) e não é necessário a menos que a sua unidade NTFS é um hot-acopláveis um (como uma unidade USB externa). NLS = utf8 é o padrão e é opcional para a maioria dos usuários ntfs, mas existem outras opções para o chinês (e outras especializadas character-set utilizadores).

Montando partições FAT32

Siga conforme instruções acima, mas em vez de usar vfat ntfs-3g.

Em outras palavras, se você Tiver feito um ponto de montagem Diretório / mnt/WindowsFAT32 e sua unidade FAT32 é / dev/sda3 e, em seguida, editar o ficheiro / etc / fstab para incluir uma linha:

   /dev/sda3 /mnt/WindowsFAT32 vfat quiet,defaults,rw 0 0

Sincronizar relógio de tempo de rede servidor

O Network Time Protocol (NTP) permite uma Sincronização de tempo o seu computador para os servidores em tempo Internet.To ativa-lo:

  • Menu Aplicações -> System Settings -> Data & Hora
  • Verifique como "Definir dados e hora automaticamente" opção
  • Escolha um ntp tempo servidor próximo de você.

Aplicações Padrão

Você pode escolher qual o programa para usar como seu programa padrão para uma tarefa específica.

Sistema -> Administração -> Aplicações Padrão

Matar um processo

Às vezes, um programa (ou "processo") simplesmente congela. Para "Matar" (ou final) do programa / processo:

Sistema -> Administração -> Monitor de Sistema -> errant destacar o processo -> Mata processo

Ativando NUM LOCK não arranque

Sistema -> Administração -> Teclado e Rato -> Teclado -> "ligar NumLock na inicialização"

Sistema de Backup e Recuperação

Rsync

rsync é o Diretório backup e transferência ferramenta para Linux. É instalado por padrão não Ubuntu. Ele pode fornecer qualquer tipo de cópia de segurança, e as opções são vastas. Vários GUI frontends para rsync estão listados aqui.

GRsync

GRsync é um GTK-based GUI front-end para rsync. Instale:

   sudo apt-get install grsync

Manter (Backup and Recovery)

Mantenha é uma utilidade backup que foi utilizado em versões anteriores do Ubuntu. Não foi recentemente Actualizado e já não está incluído nenhum Ubuntu por omissão. Instale:

   sudo apt-get install manter

Executar:

  • Sistema -> Manter (Backup System)
* Backup:
Clique em "Adicionar um Diretório de backup"
Selecione diretórios que você deseja fazer backup
Selecione um local para colocar o backup
Defina Quantas vezes você DESEJAR como cópias de segurança a ter lugar, e quanto tempo para Mante-los
Clique em "Backup Now"
Selecione o Diretório grupos que você deseja fazer backup.
* Recuperar:
Clique em "restaurar um backup"
Selecione o Diretório grupos que pretende restaurar.

Partimage (Partição backup)

Partimage é uma utilidade livre de código-fonte aberto para fazer backup de uma partição inteira em uma imagem. iso. Pode ser usado em uma rede, também. Instale:

   sudo apt-get install partimage


Usuário == Administração ==

  1. Sistema -> Administração -> User Management -> Modo Administrador

Adicionar novos utilizadores

  1. Botão "Novo"
  2. Mude o "Login Name" para o usuário desejado
  3. Clique no botão "Senhas e Segurança" na guia
  4. Digite uma senha desejada

Modificar Utilizadores

  1. Selecione o usuário que deseja modificar
  2. Clique no botão "Modificar" botão

Removendo Usuários

  1. Selecione o usuário que deseja remover
  2. Clique no botão "Excluir"

Mudar o usuário grupos

É muitas vezes necessário ter privilégios extra para fazer determinadas tarefas. Estes privilégios são atribuídos ao usuário por sua pertença uma determinados grupos. Como tarefas que estão autorizados a ser executado por qualquer utilizador pertencente ao grupo associado a essa tarefa.

Exemplo:um "sudoer" é um usuário que pode executar certas tarefas administrativa, tais como uma actualização do sistema. Para se tornar um "sudoer" um usuário deve pertencer ao "sudo" grupo.
Menu Aplicações -> Sistema -> User Manager ->usuário-> Grupos -> verificar sudo

Para se tornar um administrador, você deve pertencer ao adm, admin, e sudo grupos. Para ser um usuário VirtualBox, você deve pertencer ao grupo VirtualBox. Para alterar as configurações da impressora que você deve pertencer um lpadmin. Para usar o CD, você deve pertencer um cdrom. Para utilizar dispositivos acopláveis-quente, você deve pertencer um plugdev. Para compartilhar pastas Samba (em uma rede com Windows), você deve pertencer um sambashare. Para acessar arquivos NTFS usando o virtual filesystem fusível, você deve pertencer ao grupo fusível. Para utilizar muitos jogos, você deve pertencer ao grupo dos jogos. A lista é longa, e nem sempre evidente.

Infelizmente, enquanto esta é uma característica que dá Linux tal alto nível de segurança, ela também pode ter diligência se lembrar de seu usuário adicionar um determinados grupos. Não é incomum para os programas e funções do seu sistema para trabalhar não apenas porque você não tem privilégios para o fazer, porque você Esqueceu-se de adicionar o seu usuário ao grupo apropriado (s).

Da maior importância, você já deve ser um administrador, a fim de mudar filiação em grupos. Portanto, se você criar um novo utilizador e pretendem dar ao usuário os privilégios administrativos (por atribuir ao usuário a grupos administrativos), você deve fazê-lo de seu original conta administrador (o que você configurar em uma instalação), ou de outro usuário Administrativo conta.

Timekpr (Controlo parental)

Timekpr é um programa para monitorar e controlar o computador de utilização de contas de utilizador.

  • Se actualizar, remover quaisquer versões anteriores:
   sudo dpkg - purge timekpr
   deb  http://ppa.launchpad.net/nedberg/ubuntu  desenvolto principal
   deb-src  http://ppa.launchpad.net/nedberg/ubuntu  desenvolto principal
  • Instalação:
   sudo apt-get install timekpr
Quando perguntado qual padrão Exibir Gerente de usar, seleccione "gdm"
  • Início:
Sistema -> Administração -> Painel de Controle Timekpr

Filtragem de conteúdo da Web

DansGuardian fornece capacidades de Filtragem web, semelhante ao NetNanny. É útil para limitng conteúdo acessível ao público em estações de trabalho, ou para filtrar conteúdo para usuários mais jovens. Integra-se com ClamAV, e utiliza vários critérios para filtrar sites (que é difícil modificar). É utilizado com [https: / / www.banu.com/tinyproxy/ Tinyproxy] (melhor para os utilizadores individuais) ou do Squid proxy (melhor para um servidor de rede ). Instale:

   sudo apt-get install dansguardian tinyproxy
Ou
   sudo apt-get install dansguardian Lula

Veja [https: / / help.ubuntu.com / comunidade / servidores / DansGuardian estas instruções de instalação] para configuração detalhes. Em breve,

  • Dansguardian Edite o ficheiro de configuração:
   sudo nano / etc / dansguardian / dansguardian.conf
Comente como desconfigurado linha:
   # Desconfigurado
Se estiver usando tinyproxy em vez de Lula, mudar o proxyport para 8888:
   proxyport 8888
  • Reinstale dansguardian:
   sudo apt-get install - reinstall dansguardian
  • Definir o navegador para usar o localhost: 8080 proxy. Por exemplo, no Firefox:
* Firefox -> Editar -> Preferências -> Avançado -> Rede -> Configurações
* Configuração manual de proxy -> proxy HTTP: localhost -> Port: 8080
  • A módulo Webmin está disponível para Administrar configurações. Além disso, um GUI para alterar as configurações chamado Dansguardian Webstrict está em desenvolvimento.
  • A GUI para uso com o IPCop (Baseado no módulo webmin) também está disponível.

Trabalhando com Menus

Crie uma pasta criptografada

Com o Ubuntu, você pode criar uma pasta cujo conteúdo está criptografado. Veja [https: / / help.ubuntu.com / comunidade / EncryptedPrivateDirectory estas instruções].

Impressoras

A nova interface CUPS reconhece muitas impressoras. Específicos impressoras não reconhecido pode ser instalado utilizando instruções freqüentemente encontrado em do Linux Foundation OpenPrinting de dados.

Adicionar uma impressora

Sistema -> Administração -> Impressão -> Nova Impressora -> Nova Impressora

A maior parte do tempo, uma impressora (se estiver ligado e conectado) será detectado automaticamente.

Minha impressora de rede com o seu próprio endereço IP não foi instalado corretamente nenhuma 192.168.0.124

Socket: / / 192.168.0.124:9100.

Você também pode escolher impressoras em um sistema Windows através do Samba e outros tipos de impressoras em rede, além de impressoras conectadas diretamente.

Usar interface web CUPS

A partir de qualquer navegador da Web, vá para o URL:

Http: / / localhost: 631

Criar um link simbólico a partir de um ficheiro para outro local

   ln-s / caminho / para / source / caminho / para / destino

Se / caminho / para / destino superuser exigir direitos de utilização:

   sudo ln-s / caminho / para / source / caminho / para / destino

Isto é semelhante, mas mais poderoso do que, uma criação de atalhos, com ex-usuários do Windows que pode ser familiar.

Atribuir uma senha root

Para ser capaz de efetuar o login como root diretamente, você deve atribuir uma senha root. Isto pode ser feito com:

   sudo passwd root

Depois, você pode usar

   su

para obter um prompt raiz. Você teria, então, usar uma senha de root.

Obter um prompt == raiz sem utilizar uma senha root == Se você ainda não tenha definido uma senha raiz (ou não sei), você pode obter privilégios usuário root, de qualquer forma. Do Terminal de linha de comando:

   sudo-s
Ou
   sudo su
Ou
   sudo bash

Você usará o seu próprio usuário, em vez de uma senha root senha.

Você também pode receber uma solicitação para se tornar qualquer outro usuário no computador, Escrevendo:

   sudo su <username>

Usar o gerenciador de arquivos como root

   gksudo nautilus

Manualmente montar e desmontar um dispositivo

Para montar manualmente um dispositivo:

   mount / dev / hda

substituir / dev / hda com a localização do dispositivo.

Para desmontar manualmente um dispositivo:

   umount / dev / hda

substituir / dev / hda com a localização do dispositivo.

Compatibilidade Windows

Montando partições NTFS (com leitura / gravação privilégios)

Descubra o nome da sua partição NTFS:

   sudo fdisk-l

Método 1: Neste exemplo, uma unidade NTFS é listado como por fdisk / dev/sda2, mas vocês podem ser diferentes.

Faça um ponto de montagem para uma unidade:

   sudo mkdir / media / WindowsNTFS

Editar fstab:

   sudo nano / etc / fstab

Comente como linhas adicionados automaticamente pelo Ubuntu instalação:

   # / Dev/sda2 auto nouser, ATIME, noauto, rw, nodev, noexec, nosuid 0 0
   # / Dev/sda2 / mnt auto utilizador, ATIME, noauto, rw, nodev, noexec, nosuid 0 0

e em vez adicionar uma linha:

   / Dev/sda2 / mnt / WindowsNTFS ntfs-3g calma, defaults, rw 0 0

Nota: Há muitas maneiras de montar a unidade, dependendo de suas necessidades. O fstab Arquivo controla este processo. Veja Como editar e compreender fstab e Introdução ao uso fstab.

Neste exemplo, indicaram que o sistema de arquivo foi um filesystem ntfs-3g, para não usar uma opção automática (que detecta automaticamente o sistema de arquivos). Eu costumava rw precisar ler / escrever privilégios para todos os utilizadores, mas umask = 0 e umask = 000 São Azeites por alguns kernels.


Método 2: Editar fstab:

   sudo nano / etc / fstab

Quando Ubuntu instalação terminar, ele Monta automaticamente todas as partições NTFS com ntfsprogs, acrescentando uma linha semelhante à seguinte para fstab:

   UUID = 8466268666267956 / media/sda1 ntfs defaults, gid = 46 0 1

Altere esta linha para:

   UUID = 8466268666267956 / media/sda1 ntfs-3g defaults, NLS = utf8, locale = zh_CN.UTF-8, rw, gid = 46 0 1

Neste exemplo, eu tenho uma língua chinesa-instalação do Windows na minha primeira partição, por isso, definir o parâmetro localidade (locale = zh_CN.UTF-8), para que meus documentos chinês pode Exibir corretamente. Configurando rw (o mesmo que umask = 0 ou umask = 000) permite-me ler / escrever uma partição sem sudo. gid = 46 especifica que a unidade irá pertencer ao grupo de dispositivos acopláveis-quente (plugdev) e não é necessário a menos que a sua unidade NTFS é um hot-acopláveis um (como uma unidade USB externa). NLS = utf8 é o padrão e é opcional para a maioria dos usuários ntfs, mas existem outras opções para o chinês (e outras especializadas character-set utilizadores).

Montando partições FAT32

Siga conforme instruções acima, mas em vez de usar vfat ntfs-3g.

Em outras palavras, se você Tiver feito um ponto de montagem Diretório / mnt/WindowsFAT32 e sua unidade FAT32 é / dev/sda3 e, em seguida, editar o ficheiro / etc / fstab para incluir uma linha:

   / Dev/sda3 / mnt/WindowsFAT32 vfat calmo, defaults, rw 0 0

Sincronizar relógio de tempo de rede servidor

O Network Time Protocol (NTP) permite uma Sincronização de tempo o seu computador para os servidores em tempo Internet.To ativa-lo:

  • Menu Aplicações -> System Settings -> Data & Hora
  • Verifique como "Definir dados e hora automaticamente" opção
  • Escolha um ntp tempo servidor próximo de você.

Hardware

CPU

Placas Gráficas

Instale Últimas Nvidia / drivers ATI

Após a instalação inicial e após a primeira reinicialização, você será perguntado se pretende utilizar o real proprietário drivers nVidia. Se quiser utiliza-los, como executar instruções na tela.

Fix Intel 915 resolução problema

  sudo apt-get install 915resolution
Tela mantém cintilando

Se Tiver uma Intel Corporation Mobile 915GM/GMS/910GML cartão, sua tela pode piscar a cada 5-10 segundos. Para evitar esta situação:

  • Sistema -> Administração -> Avançadas -> Service Manager
  • Desmarque "detectar RANDR (monitor) mudanças"

Reconfigure xserver-xorg

  sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

Xorg.conf

Antes de instalar qualquer driver da ATI ou nvidia, faça backup xorg.conf antes de seguir este método.

  sudo cp / etc/X11/xorg.conf / home / utilizador

Se você Tiver editado o ficheiro, mas gostaria que fosse atualizado automaticamente novamente, executar o seguinte comando:

  sudo dpkg-reconfigure-phigh xserver-xorg

Se quiser experimentar este xorg.conf depois de instalar o driver, você deve fazer o backup do seu xorg.conf como seguinte. E então, editar / etc/X11/xorg.conf qualquer editor de texto. 'Adicionar ou modificar' este xorg.conf amostra.

Xorg.conf para nvidia
   Section "Screen"
   Identifier "Default Screen"
   Device "Configured Video Device"
   Monitor "Configured Monitor"
   Subsection "Display"
   Profundidade 16
   Modes "1280x1024" "1024x768"
   Option "AddARGBGLXVisuals" "True"
   EndSubSection

   Option "AddARGBGLXVisuals" "True"
   DefaultDepth 24
   EndSection
   Section "Module"
   Load "glx"
   Load "GLcore"
   Load "v4l"
   EndSection
   Section "Device"
   Identifier "Configured Video Device"
   Boardname "vesa"
   BusID "PCI: 1:0:0"
   Driver "nvidia"
   Screen 0
   EndSection
 
   Section "Device"
   Identifier "Device0"
   BoardName "Generic Geforce 5500"
   Driver "nvidia"
   Vendorname "NVIDIA Corporation"
   Opção "DualHead" "1"
   Opção "ShadowFB" "1"
   Opção "FPScale" "1"
   Opção "TwinView" "True"
   Opção "TwinViewOrientation" "RightOf"
   Opção "UseEdidFreqs" "True"
   Opção "Metamodes" "1024x768, 1024x768"
   Opção "UseDisplayDevice" "DFP"
   EndSection
 
   Section "Device"
   Identifier "Videocard0"
   Driver "nv"
   VendorName "NVIDIA Corporation"
   BoardName "GeForce 7600 GT"
   EndSection
 
   Section "InputDevice"
   Identifier "Generic Keyboard"
   Driver "kbd"
   Option "XkbRules" "xorg"
   Option "XkbModel" "pc105"
   Option "XkbLayout" "us"
   EndSection

   Section "InputDevice"
   Identifier "Configured Mouse"
   Driver "mouse"
   EndSection
   Section "ServerLayout"
   Identifier "Default Layout"
   tela 0 "Default Screen" 0 0
   EndSection
 
   Section "Extensions"
   Option "Composite" "Enable"
   EndSection

Instalação dos drivers ATI e nVidia Graphics

Driver nVidia

Se você Tiver problemas com drivers nVidia depois de actualizar, Verifique . html este guia de soluções para problemas comuns com a Nvidia.

  • Por favor, faça um backup do xorg.conf antes de seguir este método.

Instale o pacote nvidia-definições:

   sudo apt-get install nvidia-definições

Descarregar o Driver Nvidia in http://www.nvidia.com/Download/index.aspx?lang=en-us e colocar Diretório-lo em seu lar. Após o download, feche todas as janelas abertas e pressione <CTRL> <Alt> F1. Faça o login e digitar uma senha e, em seguida, basta conectar à internet. Imprensa <Alt> F2, Matar gdm ou pelo kdm época entrar sudo killall <Your desktop manager>, exemplo:

   sudo killall gdm

Instale o driver nvidia. Assegure-se que está no driver nvidia Diretório. Se o download do mesmo e coloca-lo no ambiente de trabalho, certifique-se para mudar de Diretório primeiro.

  cd Desktop

Para instalá-lo, digite / NVIDIA-Linux-x **-***.**- pkg1.run. Por exemplo, se você baixou Nvidia 173,80 version:

  sudo sh NVIDIA-Linux-x86-173 ,80-pkg1. run

escolher "sim" a qualquer verbosos resposta. Depois de concluída a instalação do driver, reinicie o seu computador.

  sudo reboot

Driver ATI

Se você Tiver problemas com drivers ATI depois de actualizar, Verifique este link de soluções para problemas comuns com ATI.

Monitores / Displays

Desligue poder salvar

Mesmo quando, em alimentação CA, o poder salvador do Ubuntu recurso às vezes muda o brilho do ecrã para definir uma bateria em computadores portáteis. Esse é um problema com o módulo de gerenciamento de energia ACPI.

Para acessar o módulo Orientação Power Manager, clique sobre o ícone desktop não poder tarefas.
Alterar uma configuração de brilho "bateria" para, no máximo.

Você também pode desactivar as configurações de gerenciamento de energia (invocado quando o computador está inativo):

Sistema -> Administração -> Vídeo -> Power Control -> desmarque "activar exibição de gestão de energia"

Configurar Dual Monitores com nVidia

  • Certifique-se que uma nVidia driver foi instalado e está funcionando corretamente no seu primeiro ecrã. Além disso, certifique-se de ambos os monitores são conectados.
  • Abra o Konsole terminal de linha de comando e digite:
  sudo nvidia-definições
  • Selecione "X Server Display Configuration".
* Você Deverá ver 3 caixas (2 se o seu cartão não Tiver uma saída S-Video). A partir daí você pode configurar todas as saídas da sua placa.
* Verifique a "(pessoas)" caixa.
* Selecione "configurar ...".
* A escolha é mais comum TwinView. Selecioná-lo.
  • Instalação do desejado resoluções de tela e as posições de seus ativos dois visores.
* O novo display irá provavelmente ter resolução configurada para "Auto" para corresponder ao seu primeiro. Se você alterar esta DESEJAR.
* Deixe a primeira posição da tela como "absoluto" e Defina uma segunda exibição da sua posição em relação a isso.
* "Clone", a mesma saída de ambos.
  • Assim que estiver satisfeito com as configurações, clique em aplicar para testa-los.
* Nota: se o seu exibe São side-by-side, o jogador pode prorrogar em ambos os ecrãs, bem como quaisquer aplicações maximizada. Isto será corrigido quando o servidor X é reiniciado.
* Se tudo estiver correto, clique em "Save to X Configuration File". Agora pressione Ctrl + Alt + Backspace para reiniciar X. Agora você tem 2 telas!
  • (A NVIDIA X Server Settings aplicação também pode ser encontrado nenhum K -> Configurações do sistema para alterar as configurações mais tarde, mas isso nem sempre funciona porque ajustes precisam ser alterados como o usuário root.)
  • Solução de problemas: se o servidor X para recarregar você não pode recuperar a sua antiga configuração X. Em um terminal:
  sudo cp / etc/X11/xorg.conf.backup / etc/X11/xorg.conf

Discos rígidos e USB Storage

Optical Drives

Printers & Scanners

A nova interface CUPS reconhece muitas impressoras. Específicos impressoras não reconhecido pode ser instalado utilizando instruções freqüentemente encontrado em do Linux Foundation OpenPrinting de dados.

Impressoras Brother

A maioria das impressoras Brother são auto-detectados ou pode ser instalado diretamente a partir do CUPS interface. Para obter informações sobre um modelo específico, consulte do Linux OpenPrinting site.

Som

Muitos programas exigem som ALSA. Se você não ouvir som, tente seleccionar ALSA como padrão sistema de som:

Sistema -> Administração -> System Settings -> Sound

Verifique também o seu programa de Preferências secção para certificar-se de ALSA é seleccionado. Isto é necessário para muitos pacotes multimídia, por exemplo.

Pulse Audio

Desenvolto tem Pulse Audio versão 0.9.14 e Pulse Audio Volume Controlo 0,97 não Repositórios. Em meu sistema eu tinha para instalá-los:

  sudo apt-get install pulseaudio pavucontrol padevchooser

Então eu tinha que permitir que o meu usuário'pertencer ao pulseaudio grupos:

Sistema -> User Manager ->usuário-> Grupos ->
Verificar pulso pulso de acesso e de pulso-rt

Configurar Pulse Audio:

Sistema -> Configurações -> Preferências Preferências Áudio Som PulseAudio

Tive também PulseAudio como padrão para definir o meu sistema de som:

Sistema -> System Settings -> Multimédia -> Dispositivo Preferência
Nota: Infelizmente, nem todos os programas como o PulseAudio. Muitos programas requerem plugins para PulseAudio. YMMV. Pulse Audio ainda tem muitos bugs. Instalando PulseAudio desativa ALSA para muitos soundcards. Você pode acabar com nenhum som em todos os se você instalar o PulseAudio. Se isso acontece, você pode ter que desinstalá-lo.

Airport Express

Airport Express com Pulse Audio

O Airport Express (AEX) é um dispositivo de rede com uma saída de áudio que pode ser ligado a um Amplificador ou colunas. Você pode stream de áudio através da rede (com ou sem Fios Fios) para (ou de) este dispositivo.

Estas capacidades requerem uma nova versão 0.9.15 do Pulse Audio e Pulse Audio Volume Control 0,98, bem como pulseaudio-module-raop (para o Airport Express). Em vez de (ou após) o padrão de instalar pacotes a partir de 0.9.14 os Repositórios desenvolto, obtê-los por adicionar os Repositórios de [https: / / launchpad.net / ~ themuso / + arquivo / ppa Launchpad este site]:

  deb  http://ppa.launchpad.net/themuso/ppa/ubuntu  desenvolto principal
  deb-src  http://ppa.launchpad.net/themuso/ppa/ubuntu  desenvolto principal
Então fazer o download da chave gpg aqui
E Salva-lo como themuso.gpg.
, Em seguida, instalar e actualizar o repositorio chave:
  sudo apt-key add themuso.gpg
  sudo apt-get update

em seguida, instalar:

  sudo apt-get install pulseaudio pavucontrol paprefs padevchooser pulseaudio-module-raop

Em seguida, configure Pulse Audio:

Menu -> Configurações -> Preferências PulseAudio Sound Audio Preferências -> Acesso à Rede

e verificar que:

Faça uma boa rede detectável dispositivos disponíveis localmente
Faça detectável Apple Airtunes dispositivos disponíveis localmente

Nota: Certifique-se que o firewall não é Bloquear portas 5353, 5000 e 6000.

Minha AEX é descoberto, mas não tenho som através dele até eu ter escolhido como o padrão pia (saída) a partir do PulseAudio Device Chooser.

Menu K -> Multimédia -> PulseAudio Device Chooser -> gerenciador -> Produtos -> Pias
Eu, em seguida, referir o nome da minha Airport Express dispositivo para ser raop.Base-Station-e60157.local, por isso que entrou como uma pia:
PulseAudio Device Chooser -> Predefinição pia -> Outros -> raop.Base-Station-e60157.local

Agora, todos os dispositivos (ou Multimédia jogadores) configuração para jogar através PulseAudio irá desempenhar através do Estéreo anexada à Airport Express.

GSTransmit

GSTransmit é uma ferramenta para permitir que o GStreamer-based Utilitários para fluxo de saída para um Apple AirTunes dispositivos (tais como o Airport Express), sem utilizar o Pulse Audio. Está disponível como uma auto-instalação. Deb do site.

Raop-cliente

Outro método de fluxo de áudio para o Airport Express sem Pulso Áudio E.U.A. raop-cliente, uma ferramenta escrita em Ruby. Ver as informações aqui.

Perfil aerodinâmico

Você pode transmitir mídia a partir de um PC com Windows ou Mac OS X que está ligado a uma rede Airport Express para o seu Ubuntu Linux desktop, utilizando perfil aerodinâmico. (Infelizmente, você não pode enviar mídia saída do Ubuntuparao Airport Express rede, só recebem a partir dele.) Isso pode ser útil em um sistema multimídia distribuído, por exemplo, em que o Ubuntu PC está ligado a um media center. Você deve estar executando Mono. Você pode baixar o. Deb em Rogue Amoeba. As instruções de instalação estão em Rogue Amoeba Linux apoio.

Ratos

Activate side-mouse-botões no FireFox

Acrescentando duas linhas ao xorg.conf irá activar-botões laterais do rato no Firefox.

  • Isto deve funcionar com a maioria das marcas do 5-botão do mouse. Aqui está uma lista de ratos que trabalharam com esta instrução.
Logitech MX310
Logitech MX510
Logitech MX518
Logitech MX700
Logitech MX Revolution
IntelliMouse Explorer (primeira edição)
Razer Copperhead
  • Backup ficheiro de configuração X.org
 sudo cp / etc/X11/xorg.conf / etc/X11/xorg.conf.bak
  • Modifique o ficheiro de configuração X.org
 kdesu kate / etc/X11/xorg.conf
  • Encontrar o dispositivo de entrada secção para o mouse e adicione duas linhas como mostrado abaixo.
* Você pode também aumentar o número de botões se o seu mouse tiver mais de 7 - basta fixar o resto da secção baseia-se o número de botões.
Nota: "voltar / avançar", "roda clique em" & "inclinação à esquerda / direita" todos contam como botões
  • Variação:
 Section "InputDevice"
  Identifier "Configured Mouse"
  Driver "mouse"
  Option "CorePointer"
  Option "Device" "/ dev / input / mice"
  Option "Protocol" "ExplorerPS / 2"
  Option "ZAxisMapping" "4 5"
  Option "Emulate3Buttons" "true"
 EndSection
a:
 Section "InputDevice"
  Identifier "Configured Mouse"
  Driver "mouse"
  Option "CorePointer"
  Option "Device" "/ dev / input / mice"
  Option "Protocol" "ExplorerPS / 2"
  Option "ZAxisMapping" "4 5"
  Option "Emulate3Buttons" "true"
  Option "Buttons" "7"
  Opção "ButtonMapping" "1 2 3 6 7"
 EndSection

Touchpad

Para Synaptics Touchpads:

 sudo apt-get install gsynaptics

Para mais informações, consulte [https: / / help.ubuntu.com / comunidade / SynapticsTouchpad ajudar o Ubuntu wiki].

Remote Controls

Lirc (controles remotos infravermelhos)

Lirc (Linux Infrared Control) permite que você use mais infra-vermelho controles remotos. Isto pode ser instalado a partir de Aplicações -> Adicionar / Remover Pacotes -> Configurações -> Infrared Remote Control

ou
 sudo apt-get install Lirc

Bluetooth

BlueZ é o pacote que permite conectividade Bluetooth no Ubuntu Linux. Este pacote está incluído no kernel atual do Ubuntu. Para adicionar utilitários para verificar se o seu adaptador Bluetooth do firmware está actualizado, instale:

 sudo apt-get install bluez-utils bluez-firmware

em seguida, execute

 sudo dfutool

Wiimote

O Wiimote (Wii Remote Control) utiliza tanto Bluetooth e Infra-vermelho tecnologia. Comunica-se com Ubuntu Linux usando o Bluetooth incorporado BlueZ condutores e / ou Lirc motoristas. (Pode funcionar com Bluetooth sozinho, porém.) Você precisará de um receptor Bluetooth no PC (como um stick USB ou Bluetooth built-in Bluetooth receptor, por exemplo). (Nota: nem todos os receptores Bluetooth vai trabalhar com os controladores Bluez. Check esta lista ou o seu primeiro teste.)

  • Instale o [https: / / help.ubuntu.com / comunidade / CWiiD cwiid] Wiimote controlador pacote eo Wiimote lswm descoberta pacote:
 sudo apt-get install wminput lswm
  • Instale os drivers (ou apenas reiniciar):
 modprobe uinput

Nota: Você também pode adicionar uinput aos módulos arquivos para que ele seja carregado automaticamente na inicialização:

 sudo echo "uinput">> / etc / modules

Run (enquanto pressiona botão 1 / 2 sobre o Wiimote):

 sudo wminput

Para mais informações e para saber como ativar o infra-vermelho funções, consulte este guia.

USB

Wireless Cards

Cartões Atheros

Atheros Wireless cartão deve funcionar automaticamente com o novo kernel, instalando o driver proprietário. Na instalação, após a primeira reinicialização, você será perguntado se a utilizar os drivers proprietários.

Ele deve deixar de ser necessário instalar os seguintes pacotes:

 sudo apt-get install madwifi-tools

Estas instruções para a Atheros 802.11 b / g integrada cartão está aqui apenas para referência (ou se você deseja instalá-los manualmente vez):

 madwifi-hal-0.10.5.6-current.tar.gz
  • Extraia os arquivos
  • Certifique-se que o linux headers e build-essential pacotes estão instalados:
 sudo apt-get install build-essential
 sudo apt-get install linux-headers-$ (uname-r)
  • Unload qualquer motoristas já em execução.
 sudo ifconfig ATH0 baixo
 sudo ifconfig wifi0 baixo
  • Mude para o diretório onde você extraiu o condutor.
 cd <directory_where_driver_unzipped>
  • A partir desse diretório, execute a instalação scripts:
 cd scripts
 sudo. / madwifi-descarregar
 sudo. / find-madwifi-modules.sh $ (uname-r)
 cd ..
  • Concluir a instalação compilando o código fonte e instalá-lo.
 sudo fazer
 sudo make install
  • Adicione os drivers instalados no seu sistema.
 sudo modprobe ath_pci

Após isto, Network Manager foi capaz de ver a placa de rede sem fios e fui capaz de configurar tudo (WEP / WPA-chave, etc) a partir daí.

Conclua as instruções estão disponíveis em MadWifi UserDocs.

Atheros AR242x

Suplente instruções para instalar a placa Atheros AR242x são aqui.

3G

3G protocolos permitir ampla área comunicações celulares que incluem não só cellphone transmissão de voz integrado, mas também das ligações à Internet de banda larga. Isto pode ser integrada em um único dispositivo, ou comunicações podem ser recebidos através de um adaptador EVDO. Exemplos de interfaces de rádio 3G incluem Mobile WiMax, CDMA-2000, TD-CDMA, EDGE e DECT. Para obter informações usando 3G com o Ubuntu Network Manager, consulte [https: / / wiki.ubuntu.com/NetworkManager/Hardware/3G esta página]. Para obter mais informações sobre a utilização do Ubuntu com 3G, consulte [https: / / wiki.ubuntu.org/NetworkManager/Hardware/3G/Probing esse guia].

he220r1

he220r1 é um (K) ubuntu driver pacote para o Huawei e220 modem USB. Verificou-se igualmente a trabalhar com outros dispositivos 3G, tais como Nokia, Sony Ericsson e Motorola. Consulte o site para download e instruções de instalação.

T-Mobile Opção 225 (Web'N'Walk) Stick

Este website oferece um driver optimizado para o T-Mobile Web'n'Walk Stick / Opção 225.

EVDO Cartões

EVDO cartões incluem modems USB e placas para receber vasta área de celulares de ligações à Internet de banda larga.

Sprint

Sprint EVDO cartões podem ser usados mais facilmente através KPPP. Para instruções, leia o Sprint Mobile Broadband Guia de configuração. Veja também o EVDO Fóruns.

Verizon

Veja este Crystal Networking guia.

Amarrar o seu PC para o telefone celular Verizon

Este é um plano por minuto em que você pode usar os serviços de banda larga Verizon por meio do seu telefone celular (como o Motorola RAZR), ligado ao seu PC através de um cabo USB. Veja este guia.

Câmeras Digitais

WebCams

Veja a [https: / / help.ubuntu.com / comunidade / Webcam Ubuntu webcam guia] para mais informação. Muitas webcams que trabalhou em Hardy Heron pode não funcionar em Intrepid Ibex. Isto pode ser devido a uma migração de v4l (vídeo para Linux) para v4l2. Veja essa discussão.

EasyCam

[https: / / help.ubuntu.com / comunidade / EasyCam EasyCam2] é um utilitário para encontrar e instalar drivers para sua webcam. Veja [https: / / help.ubuntu.com / comunidade / EasyCam estas instruções de instalação].

iSight

Linux drivers para a câmera digital iSight (ligado por FireWire), utilizando-se de som ALSA, são aqui. O vídeo componente já é apoiado por actuais kernels (veja aqui para mais informações).

Luvcview (USB webcam visualizador)

Luvcview pode ser usado para visualizar a sua webcam USB para testá-lo. Instale:

 sudo apt-get install luvcview

Ver a sua webcam:

 luvcview-f yuv

Netbooks

Ubuntu pode ser instalado em netbooks. Nesta altura, o Ubuntu Netbook Remix (ou equivalente) é preferível à norma de base desktop Gnome, especialmente para novos usuários. [https: / / wiki.ubuntu.com / UNR Ubuntu Netbook Remix] é fornecido para vários netbook fabricantes (como a Asus e Acer), a ser optimizado para esse dispositivo. (Você pode entrar em contato com o seu específico netbook fabricante para obter detalhes específicos sobre este produto.) Se você já tem Ubuntu Netbook Remix (ou eeebuntu Netbook Remix) instalado, você pode optar por adicionar o pleno Ubuntu (Gnome) desktop, se quiser:

 sudo apt-get install ubuntu-desktop
  • Asus eeepc 1000H
* Reduzir o tamanho da fonte uma ou duas dimensões, e definir o ecrã para 120 DPI.
* eeebuntu Netbook Remix está disponível para este dispositivo.
  • Dell Mini 9
* Ubuntu Netbook Remix é executado nesse dispositivo bem. Veja este guia.
  • HP 1000 Mini-Mi
* A edição personalizada do Ubuntu está instalado nesta versão do este dispositivo. Não é necessário configuração adicional.


Outro método consiste em instalar o Ubuntu para o seu netbook de raiz utilizando um USB flashdrive LiveCD.


Acer Aspire One

Existem várias Ubuntu-based OS especialmente adaptado para o Acer Aspire One. Alguns deles são:

  • [Http://wiki.debian.org/DebianAcerOne DebianAcerOne]
  • [Http://www.kuki.me/ Kuki Linux]
  • [Http://www.linux4one.it/ Linux4One]
  • [Http://ubuntuaceraspireone.nireblog.com/post/2009/04/21/lord-linux-stable-rev2-acer-aspire-one Lord-Linux]
  • [Http://www.eeebuntu.org/index.php?page=nbr eeebuntu Netbook Remix] está disponível para este dispositivo também. Veja este artigo para os ajustes necessários.

Ver também [https: / / help.ubuntu.com / comunidade / AspireOne o Ubuntu site] detalhadas para ajustes e correções. Mais informações úteis podem ser encontrados em Ubuntu Linux sub-fórum em aspireoneuser.com

Palm

Other

Mobile Devices

Ubuntu Linux oferece um sistema operacional para dispositivos móveis (como o Samsung Q1 Ultra ou Elektrobit MIMD), com uma interface única e simplificada. Para mais informações, veja o Ubuntu MID Edition site.

GPS

[Tux http://tuxmobil.org/linux_gps_navigation_applications.html Mobil] tem uma lista de aplicações Linux para uso com dispositivos GPS, e hardware compatível. Dois GPS pacotes estão disponíveis a partir do Ubuntu / Kubuntu respositories:

  • Viking é uma fonte aberta livre pacote para ler dados GPS de mapas, bem como a parcela de co-ordenadas. Esta tem sido revista como o melhor Linux GPS mapeamento programa.
  sudo apt-get install viking
  • GPS Drive é um software livre navegação que exibe a sua posição em um mapa usando zoomable dispositivo GPS. É baseado em GTK, mas podem ser utilizadas no Kubuntu. Usa o gpsd daemon que interage com uma variedade de hardware GPS. A Deb da versão atual também está disponível a partir do site. Instale:
   sudo apt-get install gpsdrive
  • tangoGPS é um belo e leve GPS mapeamento programa que utiliza os dados do mapa Openstreetmap projecto. É licenciado sob GPL, é um projeto open source. A. Deb podem ser encontrados aqui.

Networking

Gerenciador de Redes

Network Manager é o principal gerenciador de redes padrão não Ubuntu. El tem uma applet da área de notificaçoes que lhe permite trocar entre as conexões de Internet (como os AP com conexão sem fio ou cabo).

Wicd Network Manager

Wicd é um gestor de rede Gtk-dependentes escrito em Python que podem ser utilizados em todas as variantes do Ubuntu. Alguns usuários relatam que ele seja mais rápido e mais estável que o Network Manager. Para evitar conflitos de rede, requer a remoção de Wicd Network Manager antes da instalação.

  sudo apt-get install wicd

Filesharing

NFS

NFS é o protocolo de rede padrão para a rede de partilha de ficheiros em sistemas * nix (incluindo Ubuntu Linux).

Samba File Sharing

O Samba é um protocolo de rede que permite a compatibilidade com o Windows com base em redes.

  • Instalar o Samba:
  sudo apt-get install samba samba-tools system-config-samba

Nota: samba-ferramentas e system-config-samba são opcionais.

  • Samba Modificar definições.
* Método 1:
Sistema -> Administração -> Avançadas -> Samba
(Nota: isto só está disponível se você instalou o system-config-samba.)

É recomendado que o usuário seja um membro da sambashare grupo, também.

* Método 2:
Active File Sharing Server Com Login de Usuário (método bastante confiável)
Faça o seguinte na máquina que tem os arquivos a serem compartilhados:
* Adicionar usuário atual de Samba:
  sudo smbpasswd-a username
(em substituição de usuário com o login de usuário)
* Abra o samba config file:
  sudo nano / etc / samba / smb.conf
* Adicione os diretórios a ser adicionado (à direita no final) no seguinte formato:
  [Fotos]
  path = / home / usuário / <folder_to_be_shared>
(Substituir usuário com seu nome de usuário e <folder_to_be_shared> com a pasta que você deseja compartilhar)
Pressione CTRL + X e Y, em seguida, para guardar.
* Reinicie Samba
  sudo / etc / init.d / samba restart
  • No Windows acesso a pasta no seguinte formato no Windows Explorer:
  \ \ 192.168.x.x
(192.168.xx substitua com o próprio endereço IP do servidor que está servindo a pasta)
  • No Linux digite o seguinte no Konqueror ou Nautilus:
  smb: / / 192.168.x.x
(192.168.xx substitua com o próprio endereço IP do servidor servindo a pasta)

Nota: Se você usar o Compartilhamento no KDE painel Configurações do Sistema, estar ciente de que existe um pequeno bug, relatou [https: / / bugs.launchpad.net / ubuntu / + source / kdenetwork / + bug/95452 aqui]. Em breve, você precisa comentar out / apagar quaisquer casos destas duas linhas no arquivo / etc / smb.conf:

  case sensitive
  msdfs proxy

Reconhecendo Win98 máquinas

Microsoft rede é extremamente peculiar. Para ativar o reconhecimento de PCs com Windows 98, editar o seu ficheiro de configuração Samba:

  sudo nano / etc / samba / smb.conf

Em seguida, adicione as seguintes linhas ao arquivo:

  [global]
  # O LanMan CORREÇÃO
  cliente LanMan auth = yes
  client NTLMv2 auth = não

Integração em Mac OS X Rede

Veja este guia para obter informações sobre Ubuntu integrando existentes em um Mac OS X Appletalk rede.

Local Area Network

Modems / Dial-up

GPPP é o padrão modem discando aplicação.

Aplicações -> Internet -> GPPP Internet dial-up

Wireless

Network Manager

Network Manager foi redesenhado para Intrepid Ibex e agora funciona muito bem. Você não deveria exigir que outros gestores de redes, e, na verdade, mais do que um gestor de rede pode causar conflitos.

Ele pode ser acessado a partir do ícone da bandeja.

Manual de configuração de linha de comando

3 etapas para WEP:

  sudo iwconfig eth [N] essid [SSID]
  sudo iwconfig eth [N] chave restrito s: [PASSWORD]
  sudo dhclient

WPA é mais complicada:

  su
  mkdir / etc / wpa_supplicant
  cd / etc / wpa_supplicant
  echo rede = (> wpa_supplicant.conf
  echo SSID = "SSID">> wpa_supplicant.conf
  echo key_mgmt = WPA-PSK>> wpa_supplicant.conf
  echo PSK = "PRESHAREDKEY">> wpa_supplicant.conf
  echo)>> wpa_supplicant.conf
  cd / etc / network
  vim interfaces

Agora, depois de adicionar "auto eth [N] ..." & "IFACE eth [N] .." (pressione "i"):

  wpa-driver wext #, ou seja o condutor tem sua placa de rede
  wpa-conf / etc / wpa_supplicant / wpa_supplicant.conf

Salve o arquivo ( 'Esc', ': x', 'Enter') e reiniciar o sistema.

Acesso Remoto

Existem vários métodos de acesso remoto. VNC compartilhamento permite que você visualize e um controle remoto do computador desktop. (Usuários do Windows usam um protocolo semelhante proprietário chamado Remote Desktop Protocol (RDP)). XDMCP remoto permite uma completa X-Windows baseado login. As ligações remotas são perigosos adequado de segurança a menos que sejam tomadas precauções para impedir a logins e para garantir a encriptação de dados transmitidos.

SSH

Secure Shell ou SSH é um protocolo de rede que permite que os dados que devem ser trocados por um canal seguro (ou "túnel") entre dois computadores. Criptografia fornece confidencialidade e integridade dos dados. Cliente SSH é instalado por padrão no Ubuntu por isso você pode se conectar a outro computador que esteja executando um servidor SSH.

Ligar a um servidor remoto SSH
A partir da linha de comando terminal

Instalar o [https: / / help.ubuntu.com/8.10/serverguide/C/openssh-server.html OpenSSH] cliente (caso não esteja já instalado):

  sudo apt-get install openssh-client

Do Terminal de linha de comando digite:

  ssh-C @ <username> <computer nome ou IP Address>

Nota: A opção-C indica compressão, o que acelera a transmissão através do túnel.

Por exemplo:

  ssh-C joe@remote.computer.xyz
ou:
  ssh-C mike@192.168.1.1
ou
  192.168.1.1 ssh-C-l mike

Nota:-l especifica o login id.


Se o servidor SSH está escutando em uma porta que não seja a porta 22 (o padrão), você pode especificar que, em sua conexão (com a opção-p). Por exemplo, se o servidor SSH está escutando na porta 11022, ligue:

  ssh-C joe.friday @ remote.computer.xyz: 11022
ou
  ssh-C remote.computer.xyz-p 11022-l joe.friday

Se você tiver feito uma chave pública / privada usando o ssh-keygen, a chave privada deve ser armazenada em / home / usuário'/. Ssh. A chave deve ser acessível apenas ao usuário'

  sudo chmod 600 / home / usuário'/ .ssh / identidade
ou
  sudo chmod 600 / home / usuário'/ .ssh / id_rsa

Para login com a chave:

  ssh-C remote.computer.xyz-p 11022-l joe.friday

Nota: Você pode executar o comando como um item de menu, mas o comando deve ser "executado no terminal."

Porta encaminhamento através de SSH

Veja # Using_SSH_to_Port_Forward Utilizando SSH para Port Reencaminhar para detalhes completos.

Em breve, a utilização

  ssh-C <remote ip>-p <SSH túnel port>-L <local port>: <remote computer>: <remote port>-l <user>

Isto especifica que todas as comunicações a partir do seu computador (localhost) saindo através <local port> segura será transmitida através do túnel do SSH porto. Para usar o VNC através do túnel, você iria usar um aplicativo como Krdc ou Vinagre:

  krdc vnc: / localhost: <local port>

Note que para o VNC, o padrão <local port> é 5900. Em geral, um servidor remoto VNC (como Krfb) também está a ouvir sobre o padrão <remote port> 5900 também. O padrão <SSH túnel port> é 22, como discutido anteriormente. Todos estes podem ser alterados, no entanto, se você deseja uma maior segurança.

Para mim, eu notei que eu tivesse de definir <remote computer> LAN interna para ser o endereço IP do computador remoto (por exemplo, 192.168.1.155) em vez do endereço IP do roteador remoto, que é especificado no <remote IP>. (Se o computador remoto tem um endereço IP estático (ou seja, está ligado directamente à Internet sem um intervalo roteador), então <remote computer> e <remote ip> seria o mesmo.)

'Exemplo: Para segurança extra, o meu servidor SSH usa <SSH túnel port> = 11022. Quero VNC a um computador remoto em uma LAN remota com um roteador cujo endereço IP é <remote ip> = 244.205.123.123. O computador remoto para o qual gostaria de ligar tenha um endereço IP dentro da LAN remota de <remote computer> = 192.168.1.155. Tenho criado um Krfb VNC server sobre este computador que está escutando na <remote port> = 6912 (em vez do padrão 5900). Eu configurei o port forwarding no router de LAN remota de transmitir a presente porta 6912 para este servidor. Quero VNC para este computador remoto a partir do meu computador portátil, através da Internet. O meu laptop VNC cliente (Krdc) irá utilizar o padrão <local port> = 5900. Meu nome é <user> = joe.friday. Esta é a minha história.

  ssh-C 244.205.123.123-p 11022-L 5900:192.168.1.155:6912-l joe.friday
  krdc vnc: / localhost: 5900

Se você tiver criado um público / privado chave par com uma frase-chave, ou se o seu servidor SSH requer um passphrase, naturalmente, ser-lhe-á perguntado sobre a frase-chave após a emissão do comando SSH.

Nota: Port forwarding assume que os portos também são transmitidas através do router (s) e através de qualquer firewalls. Consulte a documentação do seu router (s) e firewall para saber como fazer isso. A vantagem do SSH tunneling é que só o <SSH túnel port> precisa ser aberta e transmitida por um roteador. Todas as comunicações serão criptografados ir através do seu roteador usando essa mesma porta. Isto é o que torna as comunicações seguras.

PuTTY

~ sgtatham / mástique / PuTTY é uma interface gráfica baseada em GTK-interface cliente SSH para conexões e facilita a configuração de porta encaminhamento, SSH público chave de autenticação, login e automatizados .

  sudo apt-get install mástique

Um usuário iria Putty SSH para criar o túnel (em vez do comando ssh) e, em seguida, executar Krdc. Note que as chaves de segurança PuTTY geralmente não são compatíveis com segurança as chaves SSH. Não fui capaz de obter PuTTY para trabalhar com Krdc.

Conectar usando SSH Agente

Com SSH Agent você pode automatizar a utilização de chaves públicas de autenticação e abrir uma sessão VNC xdm ou utilizando um script. Veja # ssh-agente este tutorial.

Configurar um servidor SSH

Instalar o [https: / / help.ubuntu.com/8.10/serverguide/C/openssh-server.html OpenSSH] servidor:

  sudo apt-get install openssh-server

Nota: O servidor OpenSSH também podem ser instaladas ao fazer uma servidor instalação como uma opção a partir do LiveCD.

Nota: Um servidor OpenSSH também pode ser configurado em um servidor Windows utilizando Cygwin. Veja estas instruções.

Limite autorizado SSH usuários

Veja # How_to_limit_the_user_accounts_that_can_connect_through_ssh_remotely Como limitar as contas de usuário que pode se conectar através de SSH.

OpenSSH Public Key Authentication

Veja este OpenSSH Public Key Authentication Tutorial.

Em suma, é necessário gerar uma chave pública / privada par. Na sua máquina cliente, gerar o par:

  ssh-keygen

Uma pergunta rápida para uma passphrase. Se você quiser usar o SSH, sem uma senha segura de um cliente (que não um, mas você tem acesso), deixe a passphrase em branco. Se introduzir uma frase-chave, você será solicitado para este passphrase cada vez que você usar o cliente SSH. Por padrão, um 2048 bits RSA par de chaves é gerado e armazenado em / home / usuário'/. Ssh pasta. A chave privada é nomeado id_rsa e destina-se a ficar nessa pasta. A chave pública é id_rsa.pub e é concebida para ser copiado para o servidor SSH. Sobre o servidor SSH, não existe uma semelhante pasta / home / usuário'/. Ssh (para qualquer usuário'está hospedando o servidor SSH). Na pasta que é um arquivo chamado authorized_keys2. O conteúdo de id_rsa.pub deve ser copiado para que authorized_keys2 arquivo. (Você pode usar um editor de texto ou pode concatenar os arquivos com o comando cat).

Para manter as chaves privadas, devem ser acessíveis apenas ausuário, o proprietário do arquivo. Por exemplo,

  chmod 600 / home / usuário'/ .ssh / id_rsa

Isso torna o arquivo somente acessível ausuário. Você também pode fazer todo o. Ssh pasta acessível somente para usuário':

  chmod 700 / home / usuário'/. ssh

VNC

Virtual Network Computing (VNC) espelhos de uma área de trabalho remota ( "servidor") em seu computador local ( "client") computador (não é um login remoto, como é XDMCP). Um usuário sobre o ambiente de trabalho remoto deve estar conectado e executando em um servidor VNC (como Krfb ou Vino). Teclado e mouse eventos são transmitidos entre os dois computadores. VNC é independente de plataforma - um VNC Viewer em um sistema operacional normalmente pode conectar a um servidor VNC em qualquer outro sistema operacional.

Krfb VNC servidor

Krfb é o padrão servidor VNC no Kubuntu / KDE (uso Vino no Ubuntu / Gnome). Pode ser iniciado a partir de:

Menu Aplicações -> Internet -> Krfb

  • Você pode alterar a porta na Rede seção. Seu roteador deve transmitir esta porta para o seu computador (ou você deve usar um SSH túnel). Um usuário tenta se conectar a porta deve saber tão bem e explicitamente especificá-lo durante o VNC ligação.
  • Você pode aceitar conexões uninvited na seção Segurança. Você pode exigir uma senha para estas ligações.
  • Um usuário pode se conectar usando Krdc ou de qualquer outro cliente VNC.
Como usar Krfb com SSH tunneling segura

É menos seguro para deixar Krfb da porta aberta para a Internet, mesmo com uma senha. (Isso pode expô-lo a senha cracking tentativas).

É mais seguro para usar o SSH para o túnel VNC ligação. Em porta SSH transmissão, Krfb da porta é o <remote port>. Para aumentar a segurança, esta porta pode ser alterada a partir do padrão 5900. Apenas o Kfrb servidor eo cliente SSH necessidade de especificar a <remote port> em uma conexão segura.

X11VNC Server
  • Para instalar um servidor X11VNC seu desktop para compartilhar com outro computador, digite cada um desses comandos na ordem:
     sudo apt-get install x11vnc
     mkdir ~ /. vnc
     x11vnc-storepasswd your_password ~ / .vnc/x11vnc.pass
     echo "/ usr/bin/x11vnc-rfbauth ~ / .vnc/x11vnc.pass-o ~ / .vnc/x11vnc.log-loopbg-display: 0"> ~ / .kde/Autostart/x11vnc.sh
     chmod + x ~ / .kde/Autostart/x11vnc.sh
  • Você pode testar o servidor, executando o script:
  ~ / .kde/Autostart/x11vnc.sh
e depois reiniciar o KDE, o script deve iniciar o servidor VNC automaticamente.
  • Para a personalização de x11vnc servidor, editar os comandos no arquivo x11vnc.sh entra após visualizar "man: / x11vnc" no Konqueror, onde uma descrição dos parâmetros de x11vn é dada.
  • Consulte [https: / / help.ubuntu.com / comunidade / VNC # krfb Ubuntu ajuda na VNC] para obter mais informações sobre outros servidores VNC.
Usando VNC com SSH

Veja # How_to_Run_a_Windows_machine_from_Ubuntu_securely_using_VNC Usando VNC para informações adicionais.

Krdc VNC cliente

Krdc é o padrão VNC cliente no Kubuntu. Utilize Vinagre no Ubuntu / Gnome.

  • K-Menu -> Internet -> Krdc
  • Para se conectar a um servidor VNC, basta digitar
  krdc vnc: / <remote IP>
  • Se o controle remoto (Krfp) está usando um servidor VNC <remote port> diferente do padrão porta 5900, utilize
  krdc vnc: / <remote IP>: <remote port>
  • Krdc pode se conectar a um servidor Windows usando RDP (Remote Desktop Protocol).
  krdc rdp: / <remote IP>: <remote port>
Usando clientes com SSH Krdc VNC

Veja este howto para uma instalação automática utilizando um script (não funcionou para mim, mas talvez para você).

Em breve, você deve iniciar um SSH túnel com porta transmissão usando Putty ou linha de comando:

  ssh-C <remote ip>-p <SSH túnel port>-L <local port>: <remote computer>: <remote port>-l <user>
depois que você iniciar Krdc:
  krdc vnc: / localhost: <local port>

<local port> será geralmente o padrão 5900, caso em que você pode simplesmente usar

  krdc vnc: / localhost
XVNC4Viewer VNC Cliente

Você também pode instalar XVNC4Viewer (se você preferir que durante Krdc) utilizando:

  sudo apt-get install xvnc4viewer

FreeNX

[https: / / help.ubuntu.com / comunidade / FreeNX FreeNX] é um ambiente de trabalho remoto exibição servidor / cliente solução que incorpora nativamente SSH tunneling (ao contrário do VNC). Por isso, é mais seguro que o VNC (salvo se for conjugada com VNC SSH tunneling).

FreeNX Server

O servidor gratuito. Deb pode ser descarregado a partir de nenhuma máquina servidor livre downloads.

  deb  http://ppa.launchpad.net/freenx-team/ubuntu  intrépidos principal
  deb-src  http://ppa.launchpad.net/freenx-team/ubuntu  intrépidos principal
  • Instale o pacote:
  sudo apt-get update
  sudo apt-get upgrade
  sudo apt-get install freenx
FreeNX Cliente

Faça o download da auto-instalação. Deb a partir de nenhuma máquina cliente downloads.

XDMCP

XDMCP permite um login remoto separado por um usuário autorizado. Este login é distinto do usuário local.

  • XDMCP não é segura através da Internet e só deve ser utilizado dentro de uma LAN. Não pode ser tunnelled através de SSH. É desligado por padrão no Ubuntu. Para ativá-lo, editar o ficheiro de configuração do KDE:
  kate / etc/kde3/kdm/kdmrc
  • Localizar e mudar a linha de falsa a verdade, para que se lê:
  [Xdmcp]
  Enable = true

Telnet

VPN

Openvpn

openvpn é uma graça, pseudo-open-source VPN solução. As instruções de instalação para o pacote fonte estão disponíveis no site.

LTSP (Thin client apoio )

LTSP acrescenta thin-client apoio aos servidores Linux. O pacote é livre, licenciado sob GPL, e, o cliente pode ser usado para executar programas no Windows ou Linux ou servidores LTSP. As instruções de instalação estão [https: / / help.ubuntu.com / comunidade / UbuntuLTSP / LTSPQuickInstall aqui].

iTALC (Thin client para a Educação )

iTALC é uma fonte livre, aberta (com licença GPL) thin client solução que suporta tanto (K) Ubuntu Linux e Windows XP. Tem sido amplamente utilizado no ensino definições para controlar, compartilhar e controlar vários postos de trabalho. Consulte o site para download e instruções de instalação.

Web reuniões

Web reunião software permite videoconferência entre muitos clientes, com um servidor como anfitrião.

DimDim

DimDim OpenSource Edition é uma versão livre da Comunidade de um produto comercial de mesmo nome. Programação e gravação de notas não estão disponíveis na comunidade edição, mas as outras características são. Servidores são empacotados em um VMWare Appliance para fácil instalação em qualquer plataforma.

WebHuddle

[https: / / www.webhuddle.com/ WebHuddle] é uma fonte livre, aberta à base de Java browser cliente (e do servidor), para reuniões na web.

Segurança

Ubuntu, por padrão é um sistema bastante seguro. No entanto, se você pretende usar o Ubuntu como um servidor, ou para aplicações críticas em que perda de dados (por acidente ou por intrusão maliciosa) seria desastroso, você deve aprender a fazer Ubuntu mais seguro. Uma boa introdução para # bestpractices Ubuntu Security Best Practices está disponível.

Firewall

Rede de comunicações ir através de "canais" chamados portos. Você pode restringir as portas que estão disponíveis ( "aberto") para comunicações de rede, criando uma barricada de intrusão de rede indesejado. Firewalls fazer esse trabalho para você. Mas eu garanto que se você instalar uma antes de você saber como usá-lo de que um ou mais programas de rede no seu sistema irá parar de funcionar. Leia todos os bits de documentação sobre um firewall antes de instalá-lo - você não vai se arrepender do tempo investido. Todos estes pacotes modificar iptables, que é o conjunto de regras que controla o acesso à rede dentro e fora de seu computador. (Você pode modificar iptables manualmente, a partir da linha de comando, bem como, mas se você é muito mais do que um especialista, você provavelmente não precisará deste guia.)

Firestarter

Firestarter é um firewall gerente intuitiva utilizada para definir o iptables valores que fornecem capacidades de firewall no Linux (incluindo o Ubuntu). Tem um muito fácil de usar GUI.

 sudo apt-get install Firestarter

Guarddog

Guarddog é uma configuração de firewall GUI utilitário que tenha sido utilizado para o KDE. Possui um complexo conjunto de configuração, e é difícil de usar para alguns novatos.

 sudo apt-get install guarddog

Descomplicadas Firewall

[https: / / launchpad.net / ufw descomplicadas Firewall] está instalado no Ubuntu Intrepid Ibex por padrão, mas está desativado por padrão. É configurável através da interface de linha de comando (ou seja, Konsole). Veja este fórum discussão, -of.html ou utilização deste tutorial para obter dicas sobre como configurar e usá-lo. Se não estiver instalado, ele pode ser instalado:

 apt-get install ufw
Gufw

Gufw é uma interface gráfica simples para o Firewall. A auto-instalação. Deb está disponível a partir do site. Para ver screenshots amostra este guia UbuntuGeek.

Anti-vírus

Se você estiver executando um servidor de arquivos, interface com o Windows com freqüência as unidades, ou utilizar virtualização, você vai querer um vírus para o seu verificador arquivos do Windows.

ClamAV

ClamAV é o vírus da ferramenta de código aberto Linux. Para instalar o ClamAV com um frontend KDE:

 sudo apt-get install klamav

Anti-spam

Spam Assassin

SpamAssasin é escrito em perl, e é principalmente para uso com um servidor (como Apache ou um servidor de groupware).

Rootkit damas

Rootkits são maliciosos (computação) trojan-como programas para permitir que um intruso para se tornar um usuário root e têm, portanto, completa controle administrativo sobre o sistema. Não são muitos rootkits em meio selvagem para Linux. Ainda assim, este é um crescente problema de segurança (especialmente em outros sistemas operacionais) e é uma questão de tempo antes que apareçam mais rootkits no Linux. Verificação de rootkits nem sempre é bem sucedida de um sistema que já está infectado. Seu rootkit verificador deve, portanto, ser executado a partir de outro sistema, ou um USB Pendrive com um Ubuntu LiveCD instalação. Ver o rootkit verificador manuais de instruções sobre como fazer isso. Se você estiver infectado com um rootkit, terá de backup todos os seus arquivos e re-instalar o seu sistema. (Graças a Deus isso é fácil com o Ubuntu, ao contrário de outros sistemas operativos).

Chkrootkit

Chkrootkit controlos localmente para sinais de um rootkit. Veja a chkrootkit manual para instruções de utilização.

Instalação:
 sudo apt-get install chkrootkit
Executar:
 sudo chkrootkit

Rootkit Hunter

Rootkit Hunter é compatível com o (K) ubuntu sistemas. Veja a instruções de utilização.

Instalação:
 sudo apt-get install rkhunter
Executar:
 sudo rkhunter

=== Segurança === endurecimento

O Nmap

[O Nmap http://nmap.org/] é uma fonte aberta livre utilidade para exploração de rede (incluindo mostrando portas abertas e serviços em execução) e a auditoria de segurança. Instale:

 sudo apt-get install nmap

Scan seu próprio PC:

 nmap localhost

(Uma vez que você descobriu que portos estão abertos, use um firewall para fechar a aqueles que não querem abrir.)

O Nmap GUI

Instale:

 sudo apt-get install nmapfe

Ou você pode tentar

Instale:

 sudo apt-get install zenmap

Nessus

Nessus é uma propriedade vulnerabilidade varredura suíte abrangente que é gratuito para uso pessoal, uso não-empresarial. Veja o website para mais detalhes.

AppArmor

AppArmor é um conjunto de melhorias de segurança desenvolvido pela Novell para o SUSE Linux. É instalado em (K) Ubuntu por omissão.

Desactivar AppArmor

AppArmor pode impedir que alguns serviços sejam executados conforme o esperado. Para desativá-la:

 / etc / init.d / apparmor parar
 update-rc.d-f apparmor remova
 apt-get remove apparmor apparmor-utils

SELinux

SE Linux (Security Enhanced Linux) é um NSA (National Security E.U. Administration) recomendou conjunto de ferramentas para uma maior segurança em sistemas Linux. Ela reforça rigorosos controles acesso (privilégios) e destina-se para a missão-crítica instalações. Não é adequado para o usuário casual desktop. Ele foi o primeiro disponível no Hardy Heron e está sendo atualizado para Intrepid Ibex. Não é compatível com AppArmor (que deve ser previamente removido).

 sudo apt-get install selinux

Servidores

Você pode ter um GUI desktop com um Ubuntu Server. Se você pretende, como a configuração (ou quer usar pacotes que requerem capacidades servidor, como o Drupal com Apache, etc), então o melhor é instalar o Ubuntu Server Edition primeiro e depois instalar o Ubuntu (Gnome) desktop depois. Para ver as informações completas [https: / / help.ubuntu.com/8.10/serverguide/C/index.html Ubuntu Server Guia].

Note que Intrepid Ibex não é uma versão apoio de longo prazo, e há muitas mudanças desde a Hardy Heron Intrepid Ibex, incluindo alguns novos bugs no Intrepid Ibex desktop. A menos que novas funcionalidades, tais como o Xen (Virtualização) apoio ou o Tomcat (Java) servidor, se desejar, muitos usuários recomendam Hardy Heron da estabilidade sempre que um servidor / desktop associação se destina.

  • Faça o download da imagem ISO últimas Ubuntu Server a partir de [Ubuntu http://www.ubuntu.com/GetUbuntu/download downloads].
  • Consulte [https: / / help.ubuntu.com / comunidade / BurningIsoHowto esse guia] para gravar a imagem ISO para um CD.
  • Utilize o CD de instalação do servidor.

LÂMPADA servidor instalação

Durante servidor instalação, você terá a opção de instalar um LAMP (Linux, Apache, MySQL, PHP) servidor pilha. Muitos (mas não todas) de fonte aberta servidores usar este servidor integrado pilha. Drupal, por exemplo, necessita de ter um servidor LAMP instalado. Se você pretende instalar um servidor de groupware, no entanto, certifique-se que ele é compatível com uma pilha LÂMPADA servidor antes de escolher esta opção. Muitos servidores de groupware irá instalar LAMP (ou a sua própria variação) automaticamente, assim você não precisa instalar o LAMP pilha. Outros poderão instalar e usar PostgreSQL em vez do MySQL, assim você não precisa instalar um servidor LAMP.

Outros servidores

Durante o servidor de instalação, você pode escolher outros servidores para a instalação, também. Estes incluem um Mail server (Postfix com Dovecot), um servidor DNS (bind9), o [[# OpenSSH servidor | servidor OpenSSH] ], uma servidor de impressão, uma Tomcat Java web server, uma [https: / / help.ubuntu.com/8.10/serverguide/C / samba-servidor de arquivos Samba fileserver.html] (para uso com o Windows redes), e um máquina virtual acolhimento (Xen). Novamente, se você estiver usando uma solução de groupware, você deve ter cuidado sobre como instalar estes serviços, como eles podem entrar em conflito com similar (mas concorrentes) que os servidores de groupware solução será instalado por padrão.

Servidor OpenSSH

OpenSSH codificado permite comunicações seguras através de um porto designado. O OpenSSH servidor pode ser instalado como uma opção durante a instalação do Servidor Ubuntu LiveCD. Ver também configurar um servidor SSH.

Postfix (Servidor de e-mail)

Postfix é uma fonte aberta livre servidor de correio. Pode ser instalado como o "Mail server" opção durante a instalação do Ubuntu servidor a partir do LiveCD. É interfaces directamente para Dovecot, a livre de código aberto IMAP e wiki / Post_Office_Protocol POP3 servidor.

Bind9 (servidor DNS)

BIND servidores DNS são os mais comumente usados na Internet. Bind9 é a edição atual e é instalado ao selecionar o "servidor DNS" opção quando instalar o servidor do Ubuntu LiveCD. Veja a uso instrução aqui.

Apache Tomcat (Java Server)

Tomcat é uma plataforma de fonte aberta livre Apache, que prevê um "puro Java" HTTP servidor web ambiente para a execução de código Java (ver wiki / Apache_tomcat aqui para mais informações).

Não faz parte do servidor web Apache2. A instalação pode ser feita através da verificação da "Instalar servidor Tomcat" opção no momento da primeira instalação do servidor Ubuntu LiveCD.

Máquina virtual Xen acolhimento

Xen é uma fonte aberta livre que permite a virtualização plataforma de acolhimento para executar o "hóspede" sistemas operacionais em simultâneo (ver aqui para mais informações). Xen execução no (K) ubuntu servidor é baseado em integração com KVM, o kernel-virtualização baseadas na plataforma Linux. KVM integra com QEMU componentes, que foram fundidos com Xen.

Nota: KVM requer um processador de 64 bits com uma extensão virtualização, ou seja, uma # Intel_Virtualization_Technology_.28Intel_VT.29 Intel VT ou / wiki/X86_virtualization # AMD_virtualization_.28AMD-v.29 AMD-V CPU, portanto, este pacote é actualmente sucesso apenas com o 64-bit servidor Ubuntu instalação e sobre as CPUs.

A instalação pode ser feita através da verificação da "Instalar máquina virtual host" opção no momento da primeira instalação do servidor Ubuntu LiveCD.

Servidor de Impressão

Ubuntu utiliza o servidor de impressão CUPS, que é integrada na área de trabalho. Instalando um servidor de impressão no Ubuntu Server é necessária apenas se você não pretende utilizar um computador (ou seja, pretende uma "headless" servidor). Uma vez que este guia é orientado para usuários que irá instalar um desktop Ubuntu em cima do servidor, por favor consulte [https: / / servidor Ubuntu help.ubuntu.com/8.10/serverguide/C/cups.html documentação] para esta opção.

Apache2 Webserver com PHP e Perl apoio

Para instalar um servidor Apache (mas não toda a pilha LAMP), com ambos os PHP e Perl CGI apoio, ver este guia.

Rede de Monitorização e Gestão

Monitore sua rede ou datacenter com um quadro de utilitários. Assimilável à IBM Tivoli (que pode custar milhares de dólares), estas soluções são geralmente disponíveis como quer comunidade ou empresa edições.

  • Hyperic é uma rede de código-fonte aberto acompanhamento quadro que pode ser utilizado em qualquer um datacenter ou uma nuvem ambiente (que é utilizada para Amazon Cloud). Tanto uma versão livre da comunidade e uma subscrição empresa versão estão disponíveis.
  • bases OpenSource oferece uma comunidade que integra a edição de outros pacotes como o Nagios, o nmap, e outros. Existe uma versão subscrição empresa também. Tem as suas raízes em uma universidade definição.
  • OpenQRM é o GPL-licenciado, livre de código-fonte aberto à comunidade sucessor muito popular rede de monitorização Qlusters solução. É disponível como um Debian / Ubuntu package. Veja o website para mais detalhes.
  • Canonical oferece o Paisagem de gestão da rede de serviços de US $ 150 por nó, com uma versão de avaliação gratuita disponível.
  • Zenoss é uma rede comercial acompanhamento subscrição pacote (cerca de US $ 150/node), com uma limitada livre "core" edição também estão disponíveis.

Nagios

Nagios é uma fonte aberta livre rede de monitorização solução. Está disponível como um pacote instalação no Ubuntu. É administrado a partir de uma interface web ( http://localhost/nagios) e é expansível através de um grande número de plugins disponíveis. Instale:

   sudo apt-get install nagios3

Adicione o Ubuntu desktop para um servidor

Depois de ter concluído a sua instalação do Ubuntu servidor, você pode adicionar um desktop Ubuntu para ele. Isto só pode ser feito como root.

  • Entrar com o administrador login / senha que você criou durante a instalação Ubuntu Server.
  • Crie um usuário root password
 sudo passwd root
E digite a senha que pretende utilizar para o root
  • Entrar com o usuário root privilégios
 sudo-s

(Nota: Para utilizar este comando, o usuário deve fazer parte do grupo sudo. Use a sua senha do usuário, e não a password de root.)

  • Atualizar seu servidor
 apt-get update
 apt-get upgrade
  • Instalar o Ubuntu desktop
 apt-get install ubuntu-desktop

Vai buscar um café. E algumas almoço. Talvez um filme. Volte mais tarde. Quando você voltar ao prompt de linha de comando após a instalação estiver concluída, reinicie. Agora você terá uma "Ubuntu servidor."

Internet Cafe Software

Café Internet (ou Cybercafé) software é especializada LAN-administração software que inclui o tempo de utilização acompanhamento, faturamento e administração. Também pode ser utilizado em escolas, bibliotecas e organizações com múltiplas monitorados trabalho que exijam uso limites.

OutKafe

OutKafe é um livre, open-source, licenciado sob GPL, cybercafé solução baseada em um banco de dados PostgreSQL pilha. É executado em centenas de sites. É baseado em GTK.

OpenKiosk

OpenKiosk é uma fonte aberta livre multi-plataforma servidor / cliente solução para a gestão e acompanhamento de grupos de trabalho, tais como em bibliotecas, laboratórios de ensino, e de internet cafés. A instalação é a partir de arquivos fonte. Veja o website para mais detalhes.

CafePilot

CafePilot é uma livre multi-plataforma Java baseada em servidor / cliente solução para acompanhamento em tempo real e faturamento de Cybercafé trabalho. Uma completa personalizada baseada em Ubuntu LiveCD servidor / solução multi-cliente (incluindo OS e muitos pedidos de trabalho ilimitada) está disponível por US $ 100 aqui.

Enterprise Network Firewall

IPCop

IPCop é uma fonte aberta livre (com licença GPL) para a solução de firewall usado como um aparelho independente (em um PC dedicado) na rede de uma empresa. Permite o gerenciamento remoto e pode proteger vários servidores, incluindo os servidores web e e-mail. IPSec baseada em openvpn é suportado. O CD imagem. Iso e outros arquivos podem ser baixados aqui. As instruções de instalação estão no site.

Lisas

lisas Express é um award-winning, livre, open source (com uma licença GPL) para a solução de firewall usado como um aparelho independente (em um PC dedicado) na rede de uma empresa. Baixe o CD de instalação. Imagem iso aqui (servidor SO incluído), gravar em um CD, e instalar em um novo, dedicado PC. Muitas funções, porém, como servidor VPN, banco de dados acesso autenticações, e filtragem de conteúdo só são executados em uma versão comercial, porém, e não estão disponíveis na comunidade versão.

Endian

Endian é muito robusta, livre, open source ameaça universal gestão aparelho semelhante ao IPCop e lisas. Ele também incorpora openvpn. Como lisas, Dansguardian é usado para filtrar conteúdo (e é incluída na comunidade edição). Comercial e hardware versões com algumas características adicionais, as atualizações automáticas, e de apoio profissional disponíveis. Veja o website para mais detalhes.

Dicas & Truques

Executar Comando

Você pode executar qualquer aplicação em seu caminho usando o comando Executar. Utilize Alt + F2.

Desligue Hot Keys

Esta é a opção mais mal em qualquer sistema operacional, na minha opinião. A mis-acidente vascular cerebral permite qualquer número de eventos aleatórios. Infelizmente, este problema é generalizada em sistemas operacionais e é difícil de desligar.

Sistema -> Administração-> Avançadas -> Entrada de Ações -> Configurações Gerais -> marque "Desativar KHotKeys daemon"
Sistema -> Administração-> Avançadas -> Entrada de Ações -> Gestos Configurações -> marque "Desativar rato gestos globalmente"

Se você deseja ser selectiva sobre ele (muitas vezes isso não funcionar, no entanto), começar por impossibilitação desnecessários desktop hotkeys.

Sistema -> Administração-> Avançadas -> Teclado e Mouse -> Atalhos do Teclado

Além disso, você pode querer desactivar a ligação entre gestos lentos e pegajosos chaves:

Sistema -> Administração -> acessibilidade -> Ativação Gestos -> desmarque "Usar gestos para ativar as teclas pegajosas e lenta chaves"

Nota: Você provavelmente terá que desativar hotkeys em muitas aplicações, como bem.

Hotkeys da Synaptics Touchpad pode ser seletivamente desligada usando [https: / / help.ubuntu.com / comunidade / SynapticsTouchpad # Ubuntu esta informação a partir da documentação Ubuntu].

Run Ubuntu LiveCD de um USB Pendrive

O Ubuntu LiveCD pode ser instalado e executado a partir de um USB Pendrive. Configurações podem ser "persistente" guardado (mas o LiveCD módulos do kernel não pode ser atualizado). Os programas podem ser instalados e executados, no entanto, e os ficheiros guardados para a unidade USB. (Os programas instalados permanecerão instalados). Veja estas instruções Pendrivelinux. Uma Ubuntu Live CD é necessária para fazer a instalação.

O USB "LiveCD" também pode ser utilizado para instalar o Ubuntu em computadores (incluindo netbooks) que não têm CD-ROM/DVD drives.

Pendrives USB para ser utilizado para executar o Ubuntu deveria ter um mínimo de 2 Gb (preferencialmente 4 Gb). Se você deseja instalar um rápido e totalmente funcional sistema Linux em um Pendrive que tem menos memória do que isso, use PuppyLinux.

Criar um CD arranque para permitir o arranque a partir da unidade USB

Muitos computadores não permite arrancar a partir de uma unidade USB (mas eles permitem o arranque a partir do CD-ROM). Você pode criar um CD-ROM usando estas instruções Pendrivelinux e configurar a BIOS para arrancar a partir deste CD -ROM. Quando você iniciar a partir deste CD-ROM, ele irá usar a inicialização arquivos no Ubuntu USB unidade que você criou anteriormente (no passo acima).

USB Creator

Você pode fazer um "LiveCD" sobre um USB Pendrive usando USB Criador e quer um LiveCD ou um. Iso versão do LiveCD armazenados no disco rígido. Veja estas instruções ou usb-installer / PendriveLinux estas instruções. Instale:

 sudo apt-get install usb-criador

Associado aplicações padrão

Sistema -> Administração-> Avançadas -> Associações Arquivo -> x-content -> vídeo-dvd -> Preferência para Aplicações -> Adicionar ...
em seguida, escolha o seu favorito leitor multimédia. Existem opções semelhantes para Blu-Ray (vídeo-bluray) e HD DVD (video-hddvd). Defina cada um individualmente.
  • Para atribuir o player padrão para jogar mpegs (ou outros formatos de vídeo):
Sistema -> Administração-> Avançadas -> Associações Arquivo -> Vídeo -> mpeg -> Preferência para Aplicações -> Adicionar ...
em seguida, escolha o seu favorito leitor multimédia. Você pode fazer isso por uma série de vídeo formatos de arquivo, incluindo. Wmv (x-ms-wmv, ou Microsoft formato WMV),. Flv (x-flv, ou Flash Video), QuickTime, e assim por diante.
  • Para atribuir. Pls áudio para jogar através de audacioso:
Sistema -> Administração-> Avançadas -> Associações Arquivo -> áudio -> x-scpls -> Aplicações Preferência ordem -> Mover audaciosa para o início (ou Add-lo ...).
Certifique-se *. pls aparece na Filename Padrões seção.

Captura um screenshot

Veja este tutorial.

Executar um desktop KDE 4 do Ubuntu

É possível instalar o KDE4-based desktop (o padrão no Kubuntu) no Ubuntu.

 apt-get install kubuntu-desktop

Existe um risco de software timpanismo e algumas incompatibilidades entre os módulos ao fazer isto. No login, você pode escolher (como opção), se para iniciar o KDE (Kubuntu) ou o desktop Gnome (Ubuntu) desktop. No entanto, quando existem dois módulos tentar executar a mesma função (uma de cada desktop), é possível ter conflitos.

Executar um desktop KDE 3 do Ubuntu

Você também pode instalar os mais velhos desktop KDE 3 em desenvolto, ou praticamente qualquer aplicação KDE3.

  • Adicione essas linhas ao seu / etc / apt / sources.list:
 deb http://ppa.launchpad.net/kde3-maintainers/ppa/ubuntu desenvolto principal
 deb-src http://ppa.launchpad.net/kde3-maintainers/ppa/ubuntu desenvolto principal
 deb http://ppa.launchpad.net/kde3-maintainers/ppa/ubuntu intrépidos principal
 deb-src http://ppa.launchpad.net/kde3-maintainers/ppa/ubuntu intrépidos principal
    * Adicione a assinatura GPG-chave:

wget http://apt.pearsoncomputing.net/public.gpg sudo apt-key add public.gpg

    * Instalar KDE 3.5 desktop:

sudo apt-get update sudo apt-get install kubuntu-desktop-KDE3

Kill (fim) um processo

Existem muitos truques para tentar fixar uma congelados PC. Pressione Alt + F2, e usar killall congelados para terminar a aplicação. Exemplo:

 killall amarok
 killall firefox

Outro truque é tentar pressionar AltGr SYSRQ + + K (RightAlt + Printscreen + K). Isto irá registrar-te. Mas, o que acontece se não funcionar? Tente pressionar Ctrl + Alt + F1, faça login, digite a sua senha e execute:

 sudo killall gdm
 sudo startx

Exibir arquivos ocultos

No gerenciador de arquivos Nautilus, prima:

 Ctrl + H

Alien

[Joey http://kitenet.net/ ~ / code / alien / Alien] é um método de conversão (Red Hat). rpm em pacotes (Debian). deb packages. Ela não é confiável e convertido pacotes deve ser testado exaustivamente em funcionalidade, com a linha muda frequentemente exigidas. Muitas vezes, é mais confiável para criar (Debian). Deb pacotes a partir do código fonte, e mesmo o software Alien mantenedores não recomendamos utilizar Alien importante para pacotes. Para manter as espécies exóticas de alterar o número de versão, use o seguinte comando

 alien-k rpm_file_name.rpm

Converta a package.rpm em um package.deb

 alien-d-pacote name.rpm

Converta a package.rpm em um package.deb, e instalar o pacote gerado

 alien-i pacote-name.rpm

Para converter. Rpm para debian

 sudo alien-k *. rpm

Solucionando = Software =

Permissões erro no programa inicialização

Se você receber um erro permissões, tente o seguinte:

 sudo chown-R usuário'/ home / usuário'
Nota: Substituir usuário'com o verdadeiro nome de usuário. Este comando altera o proprietário da pasta / home / usuário'ausuário. -R significa "recursiva", isto é, incluindo todas as subpastas.

Troubleshooting CD-ROM

Se você receber o "cdrecord não tem permissão para abrir o dispositivo" erro durante a queima utilizando um gravador de CD, abra um terminal e digite:

  sudo chmod 777 / dev/scd0
Observação: substituir "/ dev/scd0", com o seu próprio dispositivo.
Nota: chmod 777 universal é a opção para a concessão plena permissão para uma pasta. A máscara 777 indica que ler, escrever e executar autorização é dada a todos os utilizadores.


Licenças

Linux é uma grande parte da comunidade de voluntários e, como tal, representa um dos maiores esforços altruístas na terra. Isto inclui as empresas que contribuem para decidir seu próprio software para o domínio público para uso livre. A continuação do sucesso da partilha depende de licenças de software livre que manter e utilizável para quem quer utilizá-lo. No entanto, deve haver um método para Linux usuários e desenvolvedores de fazer dinheiro, também. Licenciamento ajuda a proteger cada um desses esforços. Veja a Wikipedia Licenciamento de Software Livre article e os sistema operacional GNU licenciamento página para mais informações completas.

Licença GPL

A licença GPLv3 pretende que o software ou pacote módulo é gratuito para uso em qualquer ambiente, e, além disso, qualquer software que depende do que com licença GPLv3 módulo, por sua vez, devem também ser completamente livre. Comercial e de pacotes de software proprietário não pode utilizar ou incorporar-licença GPLv3 módulos.

Licença LGPL

O Menor licença GPL pretende que o software ou pacote módulo é gratuito para uso em qualquer ambiente, incluindo no sector comercial e proprietária de pacotes de software. Isto permite que as empresas proprietárias de desenvolver pacotes que inclui LGPL-licenciada módulos, a partir do qual pode fazer um lucro. A desvantagem é que os seus produtos (que beneficiam da licença LGPL-módulos) não são obrigados a ser do domínio público, por sua vez. (Muitas vezes as empresas mais tarde doar todo o seu pacote para o domínio público, no entanto, depois de terem deixado de fazer um lucro com elas.) == Especialidades == licenças Existe uma vasta gama de licenças proprietárias, todos diferentes. Você nunca sabe o que o teu limitações de software estão a menos que você ler cada palavra. A maioria dos advogados são tentativas de ter uma oportunidade de criar uma ação no futuro. Alguns podem ser chamados de "livre" de licenças, mas têm muitas limitações que você não estar ciente de que até está no meio de uma ação judicial. No license de fora da licença GPLv3 é recomendado. Tenha cuidado ao cometer sua organização para uma missão-crítica software com uma licença proprietária. Veja também este excelente artigo sobre o Enterprise Open Source Trap.

Pedidos

Coloque o seu pedido aqui.

Remover mplayer mozilla-mplayer para o Firefox e em vez de substituir gecko-mediaplayer plugin. gecko-mediaplayer plugin navegador para não causar acidente e tem menos problemas do que mplayer-plugin.

  • Como eu posso contribuir?
Personal tools
Sponsor